Marcas apresentam suas armas para conquistar o consumidor no Natal
As marcas apresentam as suas armas para conquistar o consumidor brasileiro neste Natal. As empresas
querem garantir a preferência na hora da compra em um mês em que as
famílias gastarão R$ 153,7 bilhões, segundo projeções da Fecomércio. Só
o comércio paulista deve faturar R$ 44,7 bilhões, resultado que é cerca
de R$ 6 bilhões superior ao registrado em 2011. O resultado geral deve
ser 6,4% maior que o do Natal passado.
No comércio eletrônico, as projeções também são boas. De acordo com a
e-bit, empresa especializada no setor, o e-commerce nacional deve
faturar R$ 3,25 bilhões neste Natal, valor 25% maior que em 2011, quando
os ganhos no período somaram R$ 2,6 bilhões. O resultado do mês de
dezembro corresponde a 15% da previsão para todo o ano de 2012,
calculada em R$ 22,5 bilhões. A consultoria
alerta que os lojistas devem estar preparados para atender a grande
demanda, reforçando sistemas de processamento de pedidos, logística e
atendimento.
Segundo levantamento do Buscapé, site de comparação de preços, os
produtos mais procurados pelos webshoppers devem ser os smartphones. Nas
colocações seguintes do ranking das buscas registradas, estão os televisores
de LED, os tablets e os consoles de videogame. A categoria Moda &
Acessórios, que se consolidou no decorrer do ano como uma das mais
vendidas, continua em alta e os artigos mais buscados devem ser os
tênis.
Com expectativas tão otimistas, as empresas não poupam esforços para
atrair mais clientes: promoções, ativações no ponto de venda,
aplicativos temáticos, kits e linhas desenvolvidas para o final de ano,
concursos culturais e Marketing digital estão entre as principais ações desenvolvidas pelas marcas. Conheça a seguir algumas destas ações para conquistar o consumidor:
Coca-Cola: A Coca-Cola investe em campanhas de
branding para aproveitar a data mais importante do comércio nacional.
Entre as atividades desenvolvidas pela companhia, está a tradicional
Caravana de Natal. No Rio de Janeiro, caminhões da marca decorados com a
temática natalina percorreram a capital e outras cidades como Duque de
Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Niterói. As embalagens do
refrigerante também foram modificadas para as festas de final de ano. A
marca usará holografia produzindo efeitos especiais nos rótulos de
garrafas de 3 litros, enquanto as demais receberão rótulos
tradicionais, mas seguindo o mesmo conceito visual.
Kopenhagen: A empresa lançou uma linha exclusiva de
doces finos para o Natal que vêm em embalagens produzidas com tinta
ecológica certificada, feita à base de óleo de soja, e com acabamento em
verniz biodegradável à base de água, que substitui película plástica.
Ri Happy: A rede especializada em brinquedos investiu
cerca de R$ 4 milhões nas suas ações de Natal, incluindo decoração
especial de suas lojas e a realização do concurso “Porque o Natal na Ri
Happy é muito mais legal?”. As crianças que visitarem um ponto de venda
da marca podem preencher um cupom respondendo a esta pergunta. Os
autores das respostas mais criativas receberão a visita do Papai Noel e
ganharão prêmios.
Electrolux: A
Electrolux desenvolveu um concurso cultural que distribuiu 200 cartões
de Natal comestíveis. Toda a ação aconteceu na fan page da marca no
Facebook e os visitantes puderam postar mensagens no mural dos seus
amigos no formato de um cookie personalizado. Os autores das 100
mensagens mais criativas ganharam um biscoito em formato de cartão.
Carrefour: A rede de hipermercados sorteará 300 TVs
47” 3D Full HD, da marca LG entre os seus consumidores. A cada R$ 30,00
em compras de produtos Carrefour, os clientes ganham um cupom para
participar do sorteio. A ação é válida até o dia 19.
Ypê: A Ypê desenvolveu o site Natal Inesquecível, em
que internautas podem compartilhar mensagens com amigos e familiares por
e-mail ou pelas redes sociais e concorrer a prêmios. A empresa investe
no relacionamento com os internautas e os estimula a interagir com a
marca. Os autores das cinco melhores mensagens receberão um
vale-presente no valor de R$ 400,00.
Mundo Verde: Em parceria com a Afras (Associação
Franquia Solidária), a Mundo Verde apoiou a realização do show Natal
Mágico 2012, da Fundação Xuxa Meneghel. O espetáculo foi realizado no
dia 1° e os valores arrecados para revertidos para a Fundação, que
defende e promove os direitos da criança e do adolescente.
Walmart: Com expectativa de aumentar suas vendas em
65% no mês de dezembro, o Walmart desenvolveu diversas ações de
comunicação para conquistar a confiança do consumidor: a empresa
desenvolveu vídeos para a mídia tradicionais e para as redes sociais,
reafirmando o seu compromisso com as entregas e com a segurança das
transações no ambiente online.
Cacau Show: A rede especializada em chocolates
sorteará entre seus consumidores uma casa no valor de R$ 160 mil, um
carro modelo Pajero TR4 4x4 e uma viagem para toda a família, no valor
de R$ 80 mil. A cada R$ 50,00 em compras, os clientes podem concorrer.
Avon: A Avon ampliou o número de kits de produtos
presenteáveis. Ao todo são 32 estojos de Natal com faixas de preço de R$
12,00 a R$ 110,00. Quem escolher os kits na hora da compra também
concorre a uma viagem no cruzeiro Navio da Beleza. A marca levará 800
pessoas, entre consumidores sorteados, revendedores e seus respectivos
acompanhantes.
Netshoes: A Netshoes sorteará entre seus clientes um
prêmio no valor de R$ 100 mil, além de vale-compras de R$ 1 mil para
serem utilizados na própria loja. Até o dia 20 de dezembro, consumidores
que realizarem compras a partir de R$ 220,00 participam do sorteio.
O Boticário: O Boticário lançou para este Natal uma
linha limitada com 14 opções de estojos presenteáveis. Entre os kits
estão alguns com as fragâncias mais famosas da marca, como Lily Essence e
o estojo Floratta Emotion. A marca também desenvolveu um portal
interativo especialmente para as festas natalinas e realizou ações de
ativação em diversas cidades.
Peixe Urbano: O site de compras coletivas Peixe Urbano
criou um aplicativo no Facebook em formato de quis que traça um perfil
do usuário e o convida a montar uma lista de ofertas desejadas para o
Natal. Estas informações devem ser compartilhadas com os amigos e os 10
perfis mais visitados até o dia 25 de dezembro ganharão créditos para
serem utilizados no site. O primeiro colocado receberá R$1.000,00 em
créditos, o segundo R$500,00 e o terceiro R$300,00. Os sete seguintes do
ranking receberão R$100,00 cada um.
Mastercard: A Mastercard oferece condições exclusivas
para os clientes da sua bandeira. A operadora fez uma parceria com a
L’aqua di Fiori para esta ação de Natal. Nas compras acima de R$ 130,00
nas lojas da L´aqua, o cliente ganha um brinde exclusivo, um L’aqua
Perfumada Fougère. Além disso, poderá parcelar suas compras em até cinco
vezes se o pagamento for feito com plástico da Mastercard. As condições
são válidas até o dia 31.
Garoto: A Chocolates Garoto trouxe para as gôndolas de
todo o país o seu Papai Noel de chocolate. A edição limitada com 50g de
chocolate ao leite está disponível em todo o território nacional e o
preço médio sugerido é de R$ 2,99 por unidade.
Starbucks: As lojas da rede Starbucks trazem um
cardápio específico para o período natalino. Todos os copos brancos são
substituídos pelos vermelhos e o consumidor tem a sua disposição
novidades em bebidas, nos comestíveis e nos itens para presentear. Uma
das atrações é o café Christmas Blend.
Ferrero: A Ferrero lançou diversos produtos limitados
para o período de dezembro. Uma das novidades é a embalagem com cinco
bombons da marca. Alguns produtos já vêm acompanhados de
cartões-presente, com preços variando entre R$ 7,49 a R$ 35,00.
Nestlé: A Nestlé trouxe para os pontos de venda em
todo o Brasil a sua linha de panettones CLASSIC Trufa, novidade que
complementa a linha de panettones com recheios especiais composta pelas
versões Moça Doce de Leite e Duo. O panettone Alpino, por sua vez,
ganhou novas embalagens nas versões de 500g e 750g.
Brastemp: A Brastemp desenvolveu uma ação de Natal
exclusiva para os usuários da sua linha de purificadores de água. No
programa de incentivo “Amigo Noel”, os assinantes do serviço podem
convidar outras pessoas e ganhar prêmios progressivos de acordo com o
número de indicações que se tornarem clientes da marca. A ação é válida
até o dia 31.
Ponto Frio: Os clientes da Megastore do Pontofrio, na
Marginal Tietê, em São Paulo têm a sua disposição diversas atrações
durante o mês de dezembro. Além da decoração, os visitantes terão a
oportunidade de assistir aos espetáculos de luz e som sincronizados.
Para as crianças, foram montados dois espaços temáticos da Disney –
“Cozinha do Mickey” e “Club Penguim”.
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