GM e Ford anunciam novas tecnologias para carros responderem a comando de voz
Os motoristas fissurados em tecnologia que sentem falta de não poder
conversar com o "Siri", o assistente tagarela que a Apple incluiu em seu
mais recente modelo de iPhone, estão prestes a receber uma grande ajuda
da General Motors.
Num anúncio feito ontem no Salão do Automóvel de Los Angeles, a GM
diz que descobriu uma maneira de conectar o Siri aos novos sistemas
"infotainment" de seus dois carros de menor porte, o Chevrolet Spark e o
Sonic. Mesmo atrás do volante, os motoristas poderão continuar
conversando com o Siri e executar as mesmas tarefas ativadas por comando
de voz que costumam executar em seus smartphones, seja consultar os
resultados dos últimos eventos esportivos ou simplesmente ligar para um
amigo. A diferença é que agora poderão fazer isso sem tirar os olhos da
rua ou da estrada.
O novo componente é um sinal de como as montadoras se esforçam para
incorporar em seus carros as últimas novidades tecnológicas criadas para
os smartphones. É uma alternativa a inserir recursos tecnológicos nos
painéis e correr o risco de que em poucos anos os veículos pareçam
antiquados. Os proprietários dos modelos Spark e Sonic também poderão
usar um aplicativo de celular que custa US$ 0,50 para pôr em ação um
sistema de navegação completo no painel do carro.
Para não ficar atrás, a Ford anunciou o aprimoramento de seu sistema
de reconhecimento de voz e uma sincronia facilitada dos novos
smartphones com o sistema "infotainment" que será instalado em seu
modelo mais barato e de menor porte, a versão 2014 do Fiesta.
Os anúncios das duas montadoras foram um prelúdio da apresentação à
imprensa do salão do automóvel realizado em Los Angeles, a metrópole em
que se observa a maior concentração de vendas de carros pequenos dos
Estados Unidos.
Tanto Ford como GM estão abastecendo seus modelos mais baratos e de
menor porte com a última palavra em tecnologia, a fim de atrair os
consumidores mais jovens, que não conseguem passar um minuto longe de
seus dispositivos digitais.
O esforço de ambas as montadoras é facilitar o uso dos smartphones
pelo motorista e, ao mesmo tempo, impedir que isso o distraia e o
atrapalhe na condução do veículo. A GM, por exemplo, permitirá que os
usuários de iPhone ativem o Siri por meio de botões instalados no
próprio volante do automóvel. A empresa se refere à extensão do
assistente de comando por voz ao sistema infotainment MyLink do carro
como modo "Siri com Olhos Livres".
"O Siri com Olhos Livres estará disponível no Spark e no Sonic muito
antes de chegar às marcas de luxo", diz Cristi Landy, diretor de
marketing para carros pequenos da Chevrolet. "Uma conectividade segura,
fácil, confiável e móvel é a prioridade máxima dos nossos clientes, e o
Siri complementa as funções já embutidas no MyLink."
Para extrair o máximo das melhorias feitas no reconhecimento de voz
do sistema MyFord Touch do Fiesta, a Ford aumentou as dimensões da tela
do console central do carro de 4 para 6,5 polegadas.
O motorista não terá de pronunciar tantas palavras para executar
funções simples no Fiesta, informa a Ford. Em vez de usar a expressão
"toque o gênero jazz", o condutor poderá dizer apenas "toque jazz"
quando quiser selecionar as faixas que serão reproduzidas pelo aparelho
de som do carro.
O novo sistema "ajudará o Fiesta a se diferenciar de seus
concorrentes", diz Michelle Moody, a gerente de marketing multiveículos
da Ford.C
Nenhum comentário:
Postar um comentário