TrendWatching mostra principais movimentos que devem nortear o comportamento de compra dos consumidores do Brasil e do mundo nos próximos 12 meses
Outro fator apontado como tendência é a cobrança por transparência das
marcas. De acordo com a TrendWatching, as empresas serão forçadas a
mostrar que não têm nada a esconder. Mas elas também cobrarão uma
postura responsável
por parte dos consumidores. “Espere observar uma mudança ousada na
relação entre marcas responsáveis e ambiciosas e seus clientes em 2013.
Marcas conectadas que já embarcaram na busca por um futuro mais
sustentável e socialmente responsável irão exigir que seus consumidores
também contribuam, ganhando assim o respeito até dos mais exigentes”,
diz um dos trechos do relatório apresentado.
O estudo indica ainda que o consumidor terá capacidade para filtrar as
informações que recebe pelos canais digitais. Os compradores esperam ter
maior controle e fazer o melhor uso possível dos seus próprios dados,
procurando marcas que utilizem esta informação proativamente. Conheça a seguir cada uma das tendências apontadas pela TrendWatching.
1 – Presumer e custowners
A primeira tendência da TrendWatching para 2013 está na participação
cada vez mais expressiva das ações de crowdfunding. "Os consumidores vão
abraçar ainda mais formas de participar do financiamento e (pré)
lançamento de novos produtos e marcas", diz o relatório. Um exemplo é a
ZaoZao, marca de Hong Kong voltada para amantes da moda. Ela pré-lança
seus produtos, angariando fundos para iniciar a produção.
2 – Emerging
Com a força dos mercados emergentes e a situação delicada vivida pela economia européia, empresas de países como Brasil,
China e Índia começarão a desenhar estratégias de Marketing com foco em
outros mercados emergentes, como Turquia ou África do Sul. E o caminho
inverso também é verdadeiro. A brasileira Amazonas Sandals anunciou
planos para abrir uma loja na China no início de 2013. A marca usa
matéria-prima bruta de árvores seringueiras do Brasil e a borracha de
suas sandálias são feitas com 80% de material reciclado.
3 – Mobile Moments
As pessoas passarão cada vez mais tempo conectadas via dispositivos
mobile. De acordo com a TrendWatching, os consumidores usarão os seus
smartphones e aparelhos celulares em todos os momentos. Para aproveitar
esta tendência, as empresas devem apostar em produtos, serviços e
experiências que permitam aos consumidores amantes da mobilidade a
adotarem naturalmente um estilo de vida “multi-hiper-tasking”. Um
exemplo é a Jana, plataforma que permite aos usuários de telefones
celulares em países em desenvolvimento participarem de pesquisas de
mercado por meio de SMS em troca de prêmios, como minutos para ligação.
Como resultado de sua parceria com operadoras de telefonia celular, o
serviço atende quase 3,5 bilhões de pessoas em mais de 100 países.
4 – New Life Inside
O consumidor será cada vez mais exigente em relação a produtos e
serviços sustentáveis, indo além do conceito de reciclagem. A ideia é
que as empresas criem itens que possam ser adaptados e reutilizados em
outros momentos e com novas funções. Por isso o nome New Life Inside,
pois os produtos, além de sua função principal, ganharão uma nova “vida”
com outra função, evitando o descarte. Um exemplo de produto encaixado
nesta tendência é o Sprout, lápis que depois de utilizado pode ser
“plantado” no jardim. Ele vem com uma cápsula de semente no seu
interior, dissolvida quando em contato com a água.
5 – Appscriptions
O exercício da medicina estará cada vez mais ligado às tecnologias
digitais. Aplicativos para smartphones e tablets substituirão exames,
avaliarão as condições do paciente e serão capazes de monitorá-los a
distância. Segundo a TrendWatching, os aplicativos médicos serão parte
do receiturário do profissional de saúde, assim como os remédios. Em
junho de 2012, o fundo do governo australiano “National Prescribing
Service” lançou o Antibiotics Reminder. O aplicativo gratuito permite
que pacientes criem alertas para lembrá-los de tomar a sua medicação,
rastrear quando foi tomada e manter um diário de monitoramento.
6 – Celebration Nation
Os produtos e serviços globais dividirão espaço para marcas que tragam
no seu DNA elementos com simbolos e culturas regionais. O relatório de
tendências aponta que os mercados emergentes exportarão mais produtos
que representam seus valores históricos e culturais. Um exemplo é a
NE-TIGER, considerada primeira grife de luxo chinesa, que é conhecida
pelos seus designs étnicos inspirados em uma mistura Oriente/Ocidente.
7 – Data Myning
Os dados disponibilizados na web não serão estratégicos apenas para as
marcas. Os consumidores também farão o caminho inverso, obtendo maior
controle e fazendo melhor uso dos seus próprios dados. Este indivíduo
dará preferência por marcas que usem esta informação proativamente para
oferecer benefícios reais para o seu estilo de vida ou economia de
dinheiro. Um exemplo é o Movenbank, plataforma criada em outubro deste
ano com o objetivo de oferecer serviços financeiros que ajudem seus
usuários a melhorar a sua relação com suas economias e os recompense
sempre que for o caso. O serviço é baseado em um sistema de pontuação.
8 – Again Made Here
Em 2013 haverá um ressurgimento da produção local em diversos países.
No mês de outubro, a plataforma líder de impressoras 3D Shapeways abriu a
sua primeira Fábrica do Futuro na cidade de Long Island, em Nova York. A
fábrica terá capacidade para produzir de três a cinco milhões de
objetos anualmente.
9 – Full Frontal
As marcas não podem ter nada a esconder. Segundo a TrendWatching,
empresas de todos os setores serão cada vez mais pressionadas a mostrar
de forma proativa que estão dentro das normas legais e éticas. Um dos
casos mais emblemáticos para ilustrar esta tendência é que o McDonald’s
começou a divulgar informações calóricas de seus lanches nos menus dos
seus restaurantes e nas janelas dos drive-thru no Brasil e nos EUA . Ao
mesmo tempo, a marca deu início à campanha “Favoritos abaixo de 400
calorias” para promover lanches leves como o sanduíche McFish e o
EggMcMuffin.
10 – Demanding Brands
A última das 10 tendências elencadas pela consultoria pode ser
considerada como uma evolução do conceito de servile brands (marcas
servis). O relatório da TrendWatching afirma que as companhias adotarão
também um caminho inverso, exigindo que os seus consumidores contribuam
com projetos e ações ligadas à sustentabilidade. O Vitória Futebol Clube
usou deste recurso para promover a sua campanha de doação de sangue. Em
julho deste ano, quando apresentou os novos uniformes dos jogadores, o
clube surpreendeu a mídia: apesar de suas cores serem preto e vermelho,
as camisas estavam com listras pretas e brancas. Fãs de todo o país
foram encorajados a doar sangue para que a cor vermelha voltasse aos
uniformes, o que aconteceu progressivamente durante o campeonato.
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