Camilla Wallander, CEO da Berghs School of Communication, fala sobre a necessidade de inovar em processos internos para melhorar a experiência dos consumidores com as marcas
O departamento de Marketing não pode mais trabalhar de maneira
isolada do restante da empresa. Integrar produto, atendimento, produção e
outros setores é um movimento fundamental para que as marcas possam criar
experiências verdadeiras com seus clientes e inovar. As empresas em
geral ainda se baseiam em um modelo tradicional para se relacionar com
seus públicos. Mas esta fórmula consagrada pelas grandes corporações
industriais dará cada vez mais lugar a estratégias diferenciadas criadas
por empresas mais jovens.
A maneira usual de pensar o Marketing separa a equipe de produto, a
equipe de pesquisa, a parte de estratégia em vendas e o atendimento ao
cliente. A nova maneira de pensar o Marketing se baseia na interação
constante entre todas as partes. Outro ponto é que as marcas precisam
cumprir aquilo que comunicam. “Nestas empresas, desenvolvimento de
produtos, comunicação e Marketing são departamentos que andam juntos.
Estes jovens pensam os seus negócios de maneira diferente: eles estão
alterando os produtos para criar maior valor e depois partindo para as
estratégias diferenciadas. As antigas companhias industriais não serão
mais o modelo a ser seguido”, afirma Camilla Wallander, CEO de uma das
mais importantes escolas de comunicação do mundo, a Berghs School of
Communication, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Camilla foi Diretora de Marketing da Scandinavian Airlines (SAS) e da
NK, rede varejista sediada na Suécia. A SAS, em especial, é considerada
um case de sucesso no tema relacionamento com seus clientes. A executiva
esteve no Brasil para participar de um evento da RBS. Leia a entrevista
completa:
Mundo do Marketing - Em sua visita ao Brasil a senhora
palestrou sobre como inovar na comunicação das marcas. Como integrar a
inovação às ações?
Camilla Wallander - Temos grandes desafios nestas áreas.
Um deles é quebrar estes silos sobre os novos espaços do Marketing. Em
segundo lugar, temos que falar da integração entre as áreas da empresa e
entre as pessoas para que elas trabalhem juntas e com espírito de
equipe. Outro ponto é o comportamento e sua importância: as marcas devem
agir e não apenas falar. As empresas precisam comprovar que estão
fazendo aquilo que dizem. A maneira tradicional de pensar o Marketing
separava a equipe de produto, outra equipe fazia as pesquisas com o
target, outros pensavam na estratégia e depois se mensuravam os
resultados. A nova maneira de pensar o Marketing se baseia na interação
constante entre todas as partes, com ações colaborativas e de
crowdsourcing. Hoje temos um processo sem começo e fim. É um fluxo
constante de diálogo entre a empresa e os consumidores. Este processo
afeta todas as etapas do Marketing e gera um grande impacto para as
ações das marcas, pois está mais complexo decidir quando e onde iniciar a
interação e com quem falar. Usar este ambiente de uma maneira melhor e
mais criativa é o grande desafio. E as empresas precisam experimentar isso.
Mundo do Marketing – Percebemos que há um certo modismo com o
termo inovação. Os diretores de Marketing estão realmente incorporando a
inovação em suas estratégias?
Camilla Wallander - Acredito que existem muitas companhias que
ainda não praticam a inovação em suas estratégias. Porém, os estudantes
e futuros profissionais estão atentos a estas mudanças. A nova geração
está realmente muito antenada com este problema de comunicação que
começa no produto. Acredito que as novas empresas que estão surgindo vão
mudar este cenário que ainda é dominado pelas grandes indústrias. A
nova geração de empresas está neste nível, onde o serviço é a chave,
pois é a partir dele que geramos a experiência. Nestas empresas,
desenvolvimento de produtos, comunicação e Marketing são departamentos
que andam juntos. Estes jovens pensam os seus negócios de maneira
diferente: eles estão alterando os produtos para criar maior valor e
depois partindo para as estratégias diferenciadas. As antigas companhias
industriais não serão mais o modelo de Marketing a ser seguido.
Mundo do Marketing – Um dos tópicos com maior destaque hoje
dentro do Marketing é sobre como criar uma melhor experiência para o
consumidor. Como as estratégias de Marketing podem criar uma melhor
experiência?
Camilla Wallander - O desafio é pensar como o produto por si
só pode oferecer uma experiência de valor para o consumidor. Tudo começa
com a experiência do usuário. Depois do produto temos a embalagem. Todo
este pacote tem que cumprir as promessas da marca nos diferentes canais
onde ela está presente. As empresas estão nas mídias sociais, no
universo digital e nos veículos tradicionais, mas no momento do consumo,
precisam cumprir o prometido. Isso não é um payoff para as marcas. Na
realidade, é uma promessa que está nas entrelinhas de tudo aquilo que
comunicamos para o consumidor. Embora não estejamos dizendo isso
diretamente, é algo que as empresas precisam entregar. As pessoas
esperam mais sinceridade e espontaneidade das marcas.
Mundo do Marketing – Você acha que a publicidade tradicional
está enfrentando uma grande mudança em sua forma de atuar e nas suas
estratégias?
Camilla Wallander - Esta é uma questão polêmica. As
empresas precisam adicionar valor à comunicação das marcas. As
estratégias de Marketing passam, por exemplo, por criar valor em um
grande número de canais diferenciados. Temos desde a comunicação
tradicional até os aplicativos para sistemas mobile. Adicionar valor é o
grande desafio tanto para este relacionamento dos novos canais quanto
nas mídias tradicionais. As marcas precisam agregar algo para a vida das
pessoas. Todos hoje querem ter uma vida mais representativa, ninguém
quer apenas trabalhar. As pessoas querem ter uma vida de valor, que
tenha significado. Por esta razão, as marcas precisam se repaginar,
precisam criar este valor e comunicá-lo. Não é apenas uma questão de
informar, pois a informação nem sempre cria valor. Não basta mais uma
marca dizer que é boa, ela precisa provar que é boa. E dar incentivos
para que as pessoas experimentem. As marcas estão cada vez mais ligadas a
estratégias de entreteninmento e criação de valor.
Mundo do Marketing – Há alguns anos a senhora trabalhou como
Diretora de Marketing da Scandinavian Airlines (SAS), uma empresa muito
conhecida entre todos que estudam Marketing, justamente por ser um caso
de sucesso em suas políticas de relacionamento com seus clientes. Qual
foi o grande aprendizado em sua passagem pela SAS?
Camilla Wallander - A SAS foi minha grande escola de branding.
Eu vi todas as esferas: o relacionamento com o cliente, B2B, B2C, o
desenvolvimento de produtos e estratégias, o Marketing e a comunicação
da marca. Lá eu vi como é importante que o Marketing esteja envolvido em
todos os processos da empresa e como isso influencia nas estratégias de
branding. O cliente da SAS era muito observado e estudado, pois
entender o seu comportamento e os seus desejos era fundamental para o
sucesso do nosso plano de Marketing.
Mundo do Marketing – Como a SAS utilizava estas informações para criar a experiência com a marca?
Camilla Wallander - Tinhamos lá um sistema chamado TCM
(Target Customer Management) voltado para o gerenciamento de todos os
públicos que viajavam conosco. Coletávamos e analisávamos todos os dados
de diferentes segmentos. Depois toda a empresa se debruçava para
discutir soluções para cada um destes públicos. Quem é o nosso
passageiro: um homem de negócios, uma família de férias, um estudante? O
Marketing da SAS envolvia toda a empresa. Realizávamos painéis com os
consumidores para discutir o que seria melhor para eles. Chegamos a um conceito
de que quando nosso cliente entrava em um avião, ele precisava se
sentir em casa: segurança, acolhimento e conforto eram itens que
obrigatoriamente deveriam fazer parte desta experiência, sendo
transmitidos em todos os pontos de contato entre a empresa e o
passageiro. O consumidor precisa sentir que todo o ambiente
proporcionado pela SAS estava cuidando dele. Esta política de branding
era realmente impressionante.
Mundo do Marketing – Hoje a senhora ocupa o cargo de CEO da
Berghs School of Communication. Que pesquisas estão sendo desenvolvidas
na instituição de ensino?
Camilla Wallander - Temos diversos projetos. Temos um trabalho
muito forte envolvendo reposicionamento de marcas. Recentemente, os
alunos participaram de uma competição internacional com foco no
reposicionamento de algumas empresas. Um dos elementos mais importantes é
que ao pensar em comunicação, possamos fazer algo pela sociedade e não
apenas usá-la para gerar negócios e, consequentemente, lucro. Não existe
mais esse conceito de que cada um faz a sua parte ou cuida unicamente
da sua área. Cada vez mais é preciso integrar os diversos públicos para
que se chegue a visões diversas. Novas disciplinas devem ser convidadas a
participar do debate com o Marketing. A grande conclusão é que
precisamos estar próximos dos consumidores. É a melhor maneira de criar
valor na interação entre o público-alvo e as marcas.
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