Especialista fala sobre o que faz com que os clientes saiam correndo da sua empresa
4 erros que afastam os clientes do seu negócio
Respondido por Carlos Cruz, especialista em vendas
Atrair a atenção de um consumidor é uma das principais missões de um profissional de vendas. No entanto, alguns erros podem fazer com os consumidores saiam correndo do seu negócio.
Falta de empatia é um grande problema. Crie
identificação com o comprador e transmita boa impressão. Cuide da
aparência e aja de acordo com o perfil de cada cliente para inspirar as
compras. As pessoas têm tendência em confiar e se relacionar com quem
possui algo em comum com elas.
Não seja muito invasivo. Pergunte, mas também saiba
ouvir. Entenda o que o cliente quer e trabalhe para resolver os seus
problemas. Lembre-se que o vendedor deve ajudar quem o procura.
Fuja dos clichês utilizados pelos vendedores. Jargões,
exageros, mentiras ou falar demais podem atrapalhar a negociação. A
sinceridade é mais bem vista e aceita pelos clientes do que a simpatia
exagerada, que soa como falsidade.
O despreparo e a insegurança atrapalham a
credibilidade do profissional. Estude sempre e busque
profissionalização. Mantenha-se informado sobre os produtos que vende e o
mercado no qual a empresa está inserida, e fique antenado às tendências
e acontecimentos.
Mário Rodrigues é vendedor profissional, treinador de vendas e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas).
Envie suas dúvidas com a palavra vendas no assunto da mensagem para examecanalpme@abril.com.br
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