Evento da Abedesign aproxima afiliadas e mercado corporativo, além de estimular
Numa edição 30% maior que a anterior, a quinta edição da Brasil Design
Week 2012 (BDW 2012), realizada pela Associação Brasileira de Empresas
de Design (Abedesign), promete promover maior aproximação entre
executivos de grandes empresas e escritórios de design. Há três anos
realizada dentro da HSM Expo Management, neste ano a a Abedesign focou
dois eixos: o relacionamento entre suas afiliadas e o mercado
corporativo; e o papel do design na inovação da indústria nacional, num
esforço alinhado às estratégias do governo federal em fomentar a
economia criativa no Brasil.
A feira inclui, ainda, uma série
de palestras com apresentação de cases de design bem sucedidos e uma
premiação - o Brasil Design Awards - que reconhece os cases mais
premiados neste ano. A cerimônia de entrega será realizada na
quarta-feira, 7, e encerra o evento.
No início da tarde de
terça-feira, 6, o fórum "Fomento e políticas públicas de incentivo ao
design" reuniu as principais esferas públicas e privadas envolvidas em
ações para aumentar a projeção do design no mercado brasileiro. "O tema
tem sido cada vez mais relevante dentro da agenda de negócios", comenta
Luciano Deos, presidente da Abedesign e sócio do grupo Gad.
"Indiretamente, o design pode ajudar no crescimento dos diversos setores
da economia, na medida em que contribui para a geração de produtos de
maior valor agregado e da formação de marcas mais fortes", complementa
Gustavo Gelli, vice-presidente da Abedesign e sócio da Tátil Design.
De olho nesse papel estratégico do setor, representantes do Sebrae,
BNDES, Apex e da Secretaria de Economia Criativa do Ministério da
Cultura se reuniram no fórum para apresentar seus esforços para aumentar
a competitividade e a projeção do setor. O BNDES tem colocado o tema no
centro de seus trabalhos, a fim de que as empresas brasileiras se
apropriem do design para criar produtos com valor agregado maior e se
diferenciar de mercados altamente produtivos, como a China.
O
Ministério da Cultura, por sua vez, batalha para diminuir encargos
trabalhistas e fiscais. O Sebrae tem buscado levar o micro e pequeno
empreendedor a ideia de que o design é acessível mesmo nas pequenas
empresas - e que pode ter um papel fundamental nos negócios. Já a Apex
trabalha na internacionalização do design brasileiro, seja realizando
road shows mundo afora, seja levando as empresas brasileiras a eventos
como o Festival de Cannes, onde ganham projeção junto ao mercado de
comunicação global.
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Para Ken Robinson, a criatividade é como uma planta: precisa de um terreno fértil para crescer e florescer
Crédito: Arthur Nobre
Educando a criatividade
À palestra sobre o
mercado, seguiu-se um encontro mais inspirador. O autor inglês Ken
Robinson, educador e consultor de inovação, falou sobre como criar um
ambiente propício à criatividade. Para ele, esta é a grande sacada:
abrir espaço para que as boas ideias surjam.
Na apresentação,
citou o exemplo do Death Valley, região mais quente dos Estados Unidos,
assim chamada por não permitir que nada cresça no solo, dada a dureza do
clima. Em 2004, porém, um atípico período de chuvas fez com que, na
primavera do ano seguinte, a região se visse forrada de flores. "Se as
condições são apropriadas, as coisas crescem. Precisamos irrigar o solo
para colher os frutos no futuro", define o escritor, em 2003 ordenado
Sir pela rainha Elizabeth II por sua contribuição às artes.
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