A pedido de EXAME.com, corretor calculou os valores dos seguros dos principais modelos de carros da atualidade e mostrou quais os mais caros e os mais em conta
Fiat 500 tem seguro salgado; peças são caras, e compactos são mais frágeis
São Paulo – A formação do preço de um seguro de carro
leva em conta uma série de dados, de características do motorista e do
local onde ele mora a características e índices de sinistralidade do
modelo do carro em si. Estas últimas informações são as que mais pesam
no preço do seguro e levam a algumas aparentes distorções, como o fato
de o seguro de um novo Ka 1.0 custar quase 5% do valor do carro,
enquanto o do estreante Hyundai HB20 custa só 3% do valor do carro, mesmo o modelo coreano custando quase o dobro que o da Ford.
O valor do prêmio pago a seguradora é definido com base em uma série de
informações, como sexo e idade do motorista, que pode ou não ser casado
e ter filhos que recém-tiraram carteira. Além dessas características
pessoais, o local onde a pessoa mora, quanto ela costuma rodar e onde
estaciona o carro também influenciam no índice de roubos e de acidentes,
o que é levado em conta no preço do seguro.
Mas para um mesmo perfil de motorista, carros de modelos diferentes
podem ter grandes diferenças no preço do seguro, principalmente quando
esse valor é comparado ao preço do carro. De acordo com o corretor
Clyver Bincelli, da corretora Bincelli Seguros, um preço razoável de
seguro fica entre 3% e 4% do valor do carro, enquanto um seguro que
custe 10% do valor de um carro pode ser considerado “caríssimo”.
Ele esclarece que altos índices de roubos e acidentes pesam
negativamente no preço do seguro, o que explica por que carros populares
muito vendidos são penalizados. Esses veículos costumam ser visados por
ladrões, uma vez que suas peças são muito procuradas em desmanches.
Além disso, muitas vezes não vêm com equipamentos de segurança, que
ajudam o veículo a manter a estabilidade, prevenindo acidentes.
Carros menos roubados e com menor índice de acidente, consequentemente,
tenderão a ter seguros mais baratos. Mas não são apenas as estatísticas
que influenciam. Clyver explica que, a partir deste ano, as seguradoras
passaram a analisar uma espécie de “cadastro positivo”. Trata-se de
pesquisar em outras seguradoras o histórico do segurado – o que pode
favorecê-lo ou prejudicá-lo – e de analisar as características
intrínsecas de cada marca e modelo, independentemente das estatísticas.
Assim, modelos com alto índice de reparabilidade, bons resultados em
“crash tests” e aqueles dotados de equipamentos de segurança, como
freios ABS e controle de estabilidade, costumam ter um alívio no preço
do seguro, pois se tornam mais baratos na hora de um conserto. Entre os
carros mais caros, aqueles com peças facilmente encontradas no Brasil se
saem bem, enquanto os importados com peças caras que demoram a chegar
são penalizados.
Esse tipo de informação é o que possibilita, por exemplo, a formação de
preços dos lançamentos. Os modelos completamente novos costumam ter
seguros mais baratos pela ausência de estatísticas, mas se pertencerem a
uma marca cujas peças são caras, o preço ficará prejudicado. Se as
peças forem baratas e acessíveis, por sua vez, a tendência é o seguro
não pesar no bolso.
Veja nas próximas páginas os preços dos seguros de diversos modelos de
carro zero quilômetro para um mesmo perfil de motorista: homem de 45
anos, casado, com garagem em casa e no trabalho, morador da Zona Oeste
de São Paulo capital (bairro de Pinheiros), sem filhos entre 18 a 24
anos que irão conduzir o veículo, seguro novo e sem bônus. O cálculo foi
feito pelo corretor Clyver Bincelli a pedido de EXAME.com para os
segmentos até 30.000 reais, de 30.000 a 35.000 reais, de 35.000 a 40.000
reais, de 40.000 a 50.000 reais, de 50.000 a 60.000 reais, de 60.000 a
70.000 reais e acima de 70.000 reais. A lista inclui até modelos novos,
como o Hyundai HB20 e o Toyota Etios.
Até 30.000 reais
Modelo | Valor |
---|---|
Novo Ka 1.0 8V Flex 3P | R$ 1.167,52 |
Logan Authentique 1.0 16V Hi-flex | R$ 1.437,23 |
Prisma LT 1.4 FLEX 4P | R$ 1.495,09 |
Sandero Autentique 1.0 Flex 16V 4P | R$ 1.512,20 |
Logan Expression 1.0 16V Hi-flex | R$ 1.660,72 |
Novo Gol 1.0 Flex G6 4p | R$ 1.865,96 |
Celta LT 1.0 4P | R$ 2.062,64 |
Novo Ka 1.6 8V Flex 3P | R$ 2.086,90 |
Siena Attractive 1.0 Flex | R$ 2.108,57 |
Novo Uno WAY 1.0 EVO Flex 4p | R$ 2.136,54 |
De 30.000 a 35.000 reais
Modelo | Valor |
---|---|
Hyundai HB 20 1.0 Comfort Plus 1.0 Flex 4p | R$ 1.285,92 |
Novo Palio Attractive 1.4 Evo Flex 4P | R$ 1.352,65 |
Sandero Expression 1.6 Flex 8V 4P | R$ 1.457,23 |
Prisma Max 1.4 Econoflex | R$ 1.495,09 |
Agile LT 1.4 Flex 4P | R$ 1.498,29 |
Toyota Etios Hatch X 1.3 Flex 4p | R$ 1.877,83 |
Logan Expression 1.6 8V hi-torque | R$ 2.154,28 |
Novo Fox BlueMotion 1.6 8V 5P | R$ 2.210,78 |
Fiesta Hatch 1.6 8V flex 5P | R$ 2.354,45 |
Siena Attractive 1.4 Flex | R$ 3.500,30 |
Repare que o Hyundai HB20 tem o seguro mais barato que o do Ford Ka,
tanto em termos absolutos quanto proporcionais, mesmo sendo um carro
mais caro. Enquanto para o Ka o seguro representa quase 5% do valor do
carro, para o HB20 o seguro equivale a apenas 3% do valor do carro. De
acordo com Clyver Bincelli, alguns fatores ajudam a baratear o seguro do
HB20, como o fato de ser um lançamento, o fato de as peças de reposição
serem baratas e de haver peças que protegem o carro de sinistros mais
graves, como freios ABS.
O Fiat Siena tem o que Bincelli considera um seguro caríssimo, que
corresponde a 10% do valor do carro. Muito vendido, o Siena costuma
integrar frotas de empresas e de locadoras, que acabam elevando o índice
de sinistralidade do modelo.
De 35.000 a 40.000 reais
Modelo | Valor |
---|---|
Cobalt LS 1.4 Flex 4p | R$ 1.458,43 |
Sandero GT Line Hi-Flex 1.6 5P | R$ 1.568,20 |
Novo Gol G6 I-Motion 1.6 Flex 8V 4P | R$ 1.620,89 |
Grand Siena Attractive 1.4 Flex | R$ 1.629,17 |
207 XR 207 Hatch 1.4 8V | R$ 1.709,74 |
Novo Fox IMotion 1.6 Flex 4P | R$ 1.710,08 |
Novo Uno Sporting 1.4 Evo Flex 4p | R$ 1.778,46 |
Fiesta Sedan 1.6 8V Flex 4P | R$ 2.392,13 |
Saveiro Cab. Extendida 1.6 Flex 2p | R$ 2.412,88 |
Fiat 500 Cult 1.4 Flex | R$ 2.624,56 |
De 40.000 a 50.000 reais
Modelo | Valor |
---|---|
Hyundai HB20 Comfort Plus 1.6 Aut. Flex | R$ 1.444,18 |
Novo Fiesta Sedan SE 1.6 Flex 4p | R$ 1.702,10 |
Cobalt LTZ 1.8 Flex 4p | R$ 1.733,72 |
Novo C3 hatch Tendance 1.5 Flex 8V 5P | R$ 1.747,36 |
Polo Hatch I-Motion 1.6 Total Flex 5P | R$ 1.851,52 |
Punto Hatch Sporting Dualogic 1.8 16 v | R$ 1.972,72 |
Symbol Privilege 1.6 16V Hi-Flex | R$ 2.879,15 |
Golf 1.6 Total Flex 4P | R$ 3.743,65 |
Clyver Bincelli observa que o Novo Gol G6 também tem um seguro um pouco
caro, que corresponde a 4,7% do valor do carro. O G6 é um "facelift" do
G5, que, este sim, era uma versão nova. Mas o corretor observa que o
seguro mais salgado já não poupava o G5 que, apesar de ser novo, trazia
consigo a carga da trajetória de um dos carros mais populares do Brasil,
que tem, por isso, alto índice de sinistralidade.
O corretor também chama a atenção para o Fiat 500:
"O carro foi nacionalizado, mas mais de 70% das peças de reposição são
importadas. A seguradora pode gastar até três vezes mais para reparar um
carro como esse do que gastaria em um carro nacional. Além disso, pelo
fato de ser compacto, mesmo uma batida frontal que seria de menor
gravidade pode ocasionar perda total", explica. Com isso, o valor do
seguro do Fiat 500 corresponde a 6% do valor do carro, um preço bem
salgado.
De 50.000 a 60.000 reais
Modelo | Valor |
---|---|
Chevrolet Spin 1.8 LTZ 4p | R$ 1.736,95 |
Fiat Bravo Essence 1.8 Dualogic 4p Flex | R$ 1.752,82 |
Focus Hatch GLX 2.0 4P Flex | R$ 2.114,09 |
Chevrolet Sonic LTZ 1.6 Sedan Flex | R$ 2.150,65 |
SpaceFox Sportline i-Motion 1.6 Flex | R$ 2.265,38 |
C4 Hatch GLX 1.6 16V Flex 5P (MEC) | R$ 2.628,84 |
308 Allure 2.0 Manual Flex 4P | R$ 2.840,14 |
De 60.000 a 70.000 reais
Modelo | Valor |
---|---|
Chevrolet Cruze 1.8 LT Automático Flex 4p | R$ 2.124,32 |
Nova Ecosport 2.0 16v Titaniun Flex | R$ 2.181,42 |
Pajero TR4 2.0 Flex Aut | R$ 2.284,53 |
Corolla Sedan XEI 2.0 Aut Flex | R$ 2.347,16 |
Novo Civic Sedan LXL AT 1.8 Flex 16V | R$ 2.481,11 |
Suzuki SX4 2.0 Flex 4p | R$ 2.697,98 |
Novo Jetta 2.0 Flex Tiptronic Flex | R$ 2.729,77 |
Mitsubishi Lancer 2.0 Mecânico | R$ 2.772,04 |
i30 2.0 Automático | R$ 2.994,36 |
Acima de 70.000 reais
Modelo | Valor |
---|---|
Elantra 1.8 GLS Sedan Aut. | R$ 2.056,28 |
Fiat Freemont Precision 2.4 Aut | R$ 3.130,32 |
Santa Fé GLS Aut. | R$ 3.154,56 |
Peugeot 3008 Griffe | R$ 3.438,49 |
Kia Optima | R$ 3.698,89 |
Sportage EX 2.0 16 v Flex Aut. | R$ 3.765,68 |
Veloster 1.6 Aut | R$ 3.895,16 |
Mohave EX 4.6 V8 | R$ 4.184,09 |
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