Pesquisa mostra que brasileiro gasta por impulso e não sabe planejar o seu orçamento familiar
O aumento da inadimplência gerado principalmente pela distância entre
o aumento da oferta de crédito e a falta de educação financeira do
brasileiro é escancarada por um levantamento da BoaVista, administradora
do banco de dados dos serviços centrais de proteção ao crédito no País,
que encontra coro até no famoso refrão “dinheiro na mão é vendaval”, da
música Pecado Capital, de Paulinho da Viola. Segundo o estudo divulgado
na edição desta segunda-feira 8 pelo jornal Folha de S. Paulo, 43% da
população do Centro-Oeste ignora qualquer tipo de controle do orçamento
familiar, seguidos pelo Sudeste e Nordeste (39%), Norte (35%) e Sul
(30%).
Realizada com 1,3 mil pessoas, a pesquisa confirma que o
brasileiro está mais preocupado com o valor da parcela mensal do que com
as excessivas taxas de juros, calculadas justamente com base no risco
do crédito e na possibilidade do consumidor acabar ficando inadimplente.
De acordo com o Banco Central, o índice de endividamento do brasileiro é
de 44%, taxa que chega a atingir 100% em outros países. Essa diferença
mostra que o potencial do mercado de crédito é tão vasto quanto as
iniciativas que podem ser implementadas pelas marcas para ajudar a
informar e orientar o brasileiro a gastar de forma consciente.
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