As pessoas seguem as marcas nas redes sociais porque querem se relacionar e a base para todo relacionamento é o diálogo. Por isso, quando uma marca se posiciona oficialmente na rede deve esperar que as pessoas usem o canal para reclamações, dúvidas ou sugestões. Cada vez mais os consumidores percebem a força ao reclamar em canais públicos e as empresas procuram agir com rapidez nas redes, pois querem evitar uma má exposição da marca.
O relatório “Consumer Views of Live Help Online 2012” da Oracle apontou
que a maioria dos usuários do Twitter espera uma resposta pessoal e no
prazo de até duas horas após twittar uma pergunta ou reclamação. Já no
Facebook, 51% dos entrevistados querem respostas no mesmo dia para
dúvidas ou queixas postadas.
E falando sobre as reclamações... Como evitá-las? Existem empresas que
realmente têm problemas em seus produtos ou nos seus serviços e a única
solução seria melhorar a qualidade dos seus produtos e/ou serviços,
questões básicas para se ter uma base de consumidores satisfeitos.
Porém, empresas estruturadas e com bons produtos também têm problemas
e, nestes casos, a solução passa a ser entender o consumidor. Muitas
reclamações que foram parar no Facebook, Twitter ou Reclame Aqui tiveram
este destino por não terem tido respostas satisfatórias do próprio SAC.
Por isso, é importante fazer um monitoramento de tudo que se fala sobre
a marca no ambiente digital e traçar estratégias claras para agir de
forma rápida ao receber uma crítica ou elogio. A transparência da
resposta é fundamental e a mesma pode beneficiar outras pessoas, assim a
marca passa mais confiança ao consumidor e aumenta a chance de futuras
vendas.
Caso a empresa tenha um procedimento de atendimento padrão, com
funcionários bem treinados, ferramentas de integração do SAC com outros
departamentos e regras claras, o consumidor entende e aceita a resposta
da marca. Apesar do serviço de atendimento incrementar pouco na
fidelização do consumidor, ele pode minar a relação entre cliente e
empresa. Consumidores estão quatro vezes mais propensos a terminar um
atendimento totalmente sem fidelidade do que fiel à marca.
Artigo encaminhado por Bianca Furtado, Coordenadora de
Social Media da Agência Cadastra,agência digital full service
reconhecida pela forte atuação e pioneirismo em search marketing e marketing de performance.
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