Mais importante data para o comércio depois do Natal, feriado faz com que empresas e varejistas invistam em relacionamento e promoções para estimular as vendas
O Dia das Crianças é considerado a segunda data mais importante para o
comércio brasileiro, funcionando inclusive como termômetro para o
Natal, que ocupa a primeira colocação. O feriado comemorado em 12 de
outubro, próxima sexta-feira, representa uma oportunidade tanto para
marcas quanto para varejistas investirem pesado para conquistar a
atenção dos pais e, principalmente, dos seus filhos. Promoções,
concursos culturais e muitas ações de comunicação tanto em mídia offline
quanto online fazem parte do repertório das empresas para conquistar
uma fatia de tudo o que será movimentado no comércio até o próximo final
de semana.
Para se preparar, algumas marcas vêm investindo em ações de comunicação
desde o início do ano. É o caso da Lego, que espera neste Dia das
Crianças ampliar suas vendas em 20%. O período já é responsável por até
35% do faturamento anual da empresa. “É a data mais importante depois do
Natal. As crianças recebem presentes neste dia e os adultos têm o
hábito de presentear não apenas os filhos, mas sobrinhos e outras
crianças próximas. É um volume de vendas muito grande. Por isso a
empresa se prepara desde o início do ano para ela”, afirma Robério
Esteves, Diretor de Operação da Lego, em entrevista ao Mundo do
Marketing.
Para atingir estes excelentes resultados, a empresa não poupou
esforços: a Lego está renovando 94% de sua linha de brinquedos este ano,
a maior quantidade de lançamentos ocorridos no país desde que a
organização passou a atuar no Brasil. “Para este ano, preparamos 226
lançamentos e, deste total, até agosto lançamentos 46 deles. O restante
foi lançado entre agosto e o Dia das Crianças. Esta é a maior quantidade
de lançamentos que o Brasil recebe desde o início de atuação da marca
por aqui”, diz Robério Esteves. Algumas novidades são as linhas City,
Friends, Ninjago, Star Wars, Super Heroes, Hero Factory, a coleção The
Lord of the Ring, baseada na triologia O Senhor dos Anéis, e a linha
Monster Fighters.
Investimento no PDV é estratégico
Para atrair ainda mais os consumidores, as ações no ponto de venda são
consideradas um grande diferencial. Na maior parte dos casos, as compras
para este dia são feitas com a companhia das crianças. Por esta razão,
os ambientes que atraem a atenção e conquistam a simpatia dos pequenos
têm maiores chances de obter resultados.
Além disso, é preciso preparar a loja para atrair os pais também. De
acordo com levantamentos feitos pelo Popai Brasil, associação
internacional voltada para a valorização da comunicação nos
estabelecimentos comerciais, o varejo deve estar preparado para atrair
tanto as crianças quanto os mais velhos. Enquanto o lúdico encanta a
criança, a ação comercial viabiliza a transação com os pais.
Na
Lego, este é um elemento crítico para o sucesso. A marca trabalha de
maneira bastante próxima ao lojista, dando orientação e suporte. Em
alguns casos, programas de incentivo são desenvolvidos. “Este é um ponto
fundamental. Trabalhamos de maneira muito próxima dos varejistas. As
ações de merchandising incluem a exposição correta do produto, escolha
do local com o maior destaque possível, decoração de vitrines, material
encartado, campanhas de incentivo para alguns clientes, ou seja,
trabalhamos para que o varejo tenha a melhor comunicação possível da
nossa marca o cliente final”, enumera Robério Esteves, diretor da Lego.
Outra aposta é na realização de eventos que em sua maioria acontecem
dentro de shoppings centers. Estes eventos vão desde oficinas de criação
até campeonatos de construção e atraem a atenção do público. A
estratégia parece estar dando certo. “Neste momento ainda não temos
números oficiais. O que temos são percepções, mas pelo o que foi visto
no último final de semana, nossa expectativa é muito positiva. Por conta
da eleição, a maior parte das pessoas não viajou e já adiantou a compra
do presente. Mas a maior parte das vendas acontece ainda na véspera”,
finaliza Robério Esteves.
Oportunidade também para fortalecer relacionamento
Mesmo quem não vende ou fabrica brinquedos pode usar o Dia das Crianças
de maneira inteligente. Devido à importância do período, empresas
investem em uma série de ações para chamar a atenção dos seus clientes
(pais ou filhos) e fidelizá-los. A quantidade de promoções, concursos e
sorteios é grande (selecionamos algumas no final desta reportagem) e as
ações de comunicação das marcas representam um grande diferencial, não
apenas para fabricantes de brinquedos. A Cacau Show, por exemplo,
aproveitou o período para relançar algumas de seus produtos, como da
linha Chocobichos de Pelúcia, agora na inédita versão Safári, e está
investindo em ações online para conquistar o público infantil.
Um hotsite com a temática dos produtos oferece games e brincadeiras
interativas e educativas para prender a atenção das crianças. Este tipo
de ação reforça o posicionamento da marca e ainda fortalece o
relacionamento com os pais. “O Dia das Crianças é um momento especial
para a Cacau Show. É uma data na qual procuramos criar produtos que
estimulem a imaginação e a criatividade das crianças. Pensamos em
formatos de comunicação de diversas formas para interagir com esse
público, incluindo este hotsite educativo”, ressalta Raquel Massagardi,
Gerente de Marketing da Cacau Show, em entrevista ao portal.
A ação fica no ar até dia 12 de outubro e a experiência vivida na web
se completa na loja física, com os bichos de pelúcia que emitem sons.
São cinco novos modelos colecionáveis: leão, tigre, macaco, girafa e
elefante. Cada animal possui um som característico. A ideia é levar as
crianças a jogar no hotsite com os bichos e depois brincar fisicamente
com eles na versão de pelúcia. Redes como Riachuelo e C&A, focadas
em vestuário, também aproveitam a data. A C&A está lançando coleções
infantis específicas para a data enquanto na Riachuelo, na compra de
três peças infanto-juvenis, a quarta sai de graça e o consumidor ganha
um brinde: bonecos do Bob Esponja, Backyardigans, As Princesas Disney,
Ben 10 entre outros.
Nas Lojas Renner, também foram desenvolvidas ações específicas para o
Dia das Crianças. Nas compras acima de R$ 50,00 em produtos infantis, a
criança pode escolher um brinde entre 1 pião do Ben 10, 1 kit Princesas,
1 kit de Pulseiras da Polly ou 1 óculos do Homem-Aranha. A ação de
comunicação engloba ainda filmes, catálogo impresso e material de ponto
de venda. As lojas também distribuirão máscaras dos personagens infantis
mais lembrados pela criançada: Princesas, Polly, Homem-Aranha e Ben-10.
A Leader também criou material de comunicação específico para a data.
Na rede de supermercados Extra, uma promoção foi criada para aumentar
as vendas: até o dia 22 de outubro, cada R$ 30 reais em compras dão
direito a um código para participar do sorteio. A empresa levará cinco
clientes para o Walt Disney World Resort, cada um com direito a três
acompanhantes.
Mesmo empresas do ramo de cosméticos aproveitam o boom de vendas. De
acordo com o Popai Brasil, além dos fabricantes de brinquedos, os
setores têxtil e de cosmético e perfumaria são alguns dos que mais
lucram. O setor têxtil investe nas roupas ilustradas com personagens e
acessórios diversos. No mercado de cosméticos, o target são os
pré-adolescentes, que já não ligam para brinquedos e estão mais
preocupados com a vaidade.
Faturamento alto também no e-commerce
O
comércio eletrônico também prevê ter boas vendas neste período. Para os
lojistas online, a data já é a terceira mais lucrativa, perdendo apenas
para o Natal e o Dia das Mães. De acordo com o e-bit, as compras online
representarão R$ 855 milhões neste o Dia das Crianças, um faturamento
20% maior do que o obtido em 2011. Em 2011 a data movimentou R$ 713
milhões no comércio eletrônico, um crescimento nominal de 16% em
comparação ao mesmo período de 2010
Pensando nisso, algumas marcas tentam estimular a compra do presente
pelos canais digitais. A Kenner e a Le Petit Pirate criaram uma parceria
neste sentido: os pais que comprarem pelo e-commerce um par de
sandálias Joy da nova coleção para os seus filhos ganharão uma cartela
de tattoos temporárias com desenhos de animais marinhos surfando,
andando de skate e muito mais. Também é possível enviar fotos das
crianças utilizando a sandália e as tatuagens. As cinco melhores serão
publicadas no blog da marca e o dono da melhor imagem vai ganhar dois
pares de sandálias da coleção Verão 2013, além de mais uma cartela de
tatuagens. Veja algumas ações realizadas pelas empresas para o Dia das
Crianças
Ri Happy – A Ri Happy realiza um concurso cultural e
três consumidores poderão levar até quatro pessoas cada para conhecer o
estúdio onde foi produzido o filme “A Era do Gelo 4”, nos Estados
Unidos.
Mercado Livre – O site criou uma página específica
para o Dia das Crianças. Nele são expostas as ofertas dos produtos mais
acessados pelo público infantil. Ipods, videogames, bicicletas e bonecas
lideram o ranking.
Leader – criou conteúdo específico para a data, com alguns filmes e material impresso para o ponto de venda.
Schincariol – a marca quer estimular o consumo da sua
linha de refrigerantes Mini Schin e até o dia 14 de outubro, a cada R$
15,00 em produtos, o consumidor pode adquirir um brinquedo.
Diletto - a marca de sorvetes gourmet lança no mês das crianças uma linha sabor algodão doce. Os sorvetes vêm nas cores azul e rosa.
Tenda – a construtora realiza uma campanha para a
arrecadação de brinquedos. A ação “Ajude um brinquedo a encontrar uma
criança” acontece em todas as lojas da marca.
Lojas Colombo – A empresa realiza o concurso cultural
“Infância Radical” que vai premiar com kits exclusivos duas crianças (um
menino e uma menina) que curtem brincadeiras radicais. A ação acontece
na fanpage da marca.
Sunny Brinquedos – Em parceria com a Ri Happy, a Sunny
Brinquedos desenvolveu uma vitrine interativa na loja do Shopping
Interlagos, em São Paulo. Colorida e com hologramas, a vitrine é uma das
atrações da loja.
Ultrafarma - A Ultrafarma realiza um concurso cultural
e vai premiar crianças de até 9 anos com um Nintendo Wii. A ação é
realizada diretamente no site da empresa e para participar é preciso
enviar uma foto da criança em alguma situação divertida e criativa.
BRMalls - A BRMalls promove a campanha "Entre Nessa
Brincadeira", que receberá doações de brinquedos até o dia 12 de
outubro. Todos os brinquedos arrecadados serão entregues às crianças de
instituições de diversas partes do país. Vinte e seis shoppings da rede
participam da ação.
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