Opções com motor 1.6 vão de R$ 38.995 a R$ 47.995.
Versões aventureira e sedã são confirmadas para o início de 2013.
A Hyundai
do Brasil lançou nesta quarta-feira (12), em Comandatuba (BA), o HB20,
seu primeiro carro “popular” no país e o primeiro fabricado em solo
nacional do começo ao fim. Nesta quinta-feira (13), a montadora divulgou
todos os preços das versões e os itens dos pacotes e revelou que a
versão aventureira do modelo será lançada em janeiro e a sedã estreia em
março do ano que vem.
Confira todos os preços do HB20
1.0 Comfort: R$ 31.995
1.0 Comfort Plus: R$ 33.995
1.0 Comfort Style: R$ 37.995
1.6 Comfort: R$ 36.995
1.6 Comfort Plus: R$ 38.995
1.6 Comfort Style: R$ 42.995
1.6 Comfort Style Automático: R$ 45.995
1.6 Premium Manual: R$ 44.995
1.6 Premium Automática: R$ 47.995
Os carros chegam às lojas a partir do dia 10 de outubro e, por isso, a
Hyundai torce para que o desconto do Imposto Sobre Produtos
Industrializado (IPI) seja prorrogado para além do 31 de outubro, data
quando, "teoricamente", o benefício acaba. "Rezamos para que o desconto
do IPI seja prorrogado, e prorrogado, e prorrogado...", ressalta o
Presidente da Hyundai Brasil, Chang Kyun Han.
HB20 terá ainda uma versão aventureira e outra sedã (Foto: Luciana Oliveira/G1)
A versão 1.0 Comfort, de R$ 31.995, vem de série com faróis com máscara
negra, spoiler, ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo,
computador de bordo e ajuste de altura para o banco do motorista. A
opção 1.0 Comfort Plus vem ainda com alarme e fechamento
automático das portas, vidros elétricos "one touch" e desembaçador. Já o
1.0 Comfort Style acrescenta freios ABS, faróis de eblina, regulagem de
altura e profundidade no volante e repetidor de seta.
O 1.6 Comfort e 1.6 Comfort Plus trazem ainda sistema de freios ABS com
EBD de série, fora os equipamentos equivalentes aos das versões com
motor 1.0. O 1.6 Comfort Style traz sistema de áudio com MP3/USB/AUX e
comandos no volante, fora câmbio manual ou automático. As versões
Premium (manual e automática), topo de linha, vêm com todos os itens das
outas opções e acrescenta painel em duas tonalidades, tecido cinza
claro nos bancos, volante em couro, farol com moldura cromada, rodas
alumínio de 15 polegadas e sistema de áudio.
Segundo a Hyundai, o o foco no primeiro momento será nas vendas das
versões 1.6, cuja procura tem crescido. Mas, proporcionalmente, deverão
ser fabricados mais 1.0.
Entre os itens opcionais estão sensor de estacionamento, faróis de
neblina e acendimento automático dos faróis. Nos modelos 1.0, o sistema
ABS com EBD entra como item opcional. Aqueles que queiram adquirir o
sistema de áudio da Hyundai terãi de desembolsar R$ 995.
Em relação à pintura, a montadora oferece sem custo adicional as cores
sólidas vermelho, branco e preto. As metálicas prata e cinza saem por R$
1.045, enquanto as perolizadas azul, marrom e preto "phantom", por R$
1.245.
Garantia, seguro e manutenção
A garantia é de 5 anos, sem limite de quilometragem, segundo a Hyundai.
Os valores das revisões não foram divulgados, no entanto, a montadora
oferecerá o serviço com mão de obra gratuita nos 10.000 km e 20.000 km.
Na revisão, a tabela de preços de peças valerá para todo o Brasil e a
hora de mão de obra custará R$ 150.
O Seguro Auto Hyundai oferecerá cobertura a preços fixos,
independentemente do perfil do motorista. Assim, pela seguradora do
grupo, o HB20 1.0 terá apólice no valor de R$ 1.300, enquanto o 1.6, de
R$ 1.600.
Interior do Hyundai HB20 (Foto: Divulgação)
Concessionárias independentes
A produção nacional da sul-coreana Hyundai será parcialmente
desvinculada do Grupo Caoa, que ficará responsável pela produção local
de comerciais leves, como o Tucson, e pela importação dos outros
modelos. Por causa disso, a Hyundai vai construir uma rede de
concessionárias totalmente nova e com identidade visual diferenciada:
pórtico cinza para as lojas de importados e azul para a HMB, nome da
loja que venderá os carros brasileiros.
Porém, Grupo Caoa também terá algumas concessionárias HMB, onde venderá exclusivamente carros brasileiros da Hyundai.
Lojas exclusivas venderão o Hyundai HB20 (Foto: Luciana Oliveira/G1)
Segundo a Hyundai, em setembro abrirão 156 lojas, sendo 73 no Sudeste,
34 no Sul, 23 no Nordeste, 16 no Centro-Oeste e 10 no Norte. Até março
de 2013, o objetivo é chegar a 200 pontos de vendas da HMB. "Queremos
ser a montadora mais amada do Brasil", diz o Presidente da Hyundai
Brasil.
Questionado sobre possíveis dificuldades para os clientes entenderem os
dois canais diferentes de vendas, Chang Kyun Han afirma que a montadora
está confiante."Vamos ter muito sucesso com essa estratégia."
Feito em Piracicaba
A fábrica de Piracicaba começa as atividades neste mês e o hatch deverá
chegar às lojas em outubro, a tempo de ser a principal atração no
estande da montadora durante o Salão de São Paulo, que ocorre no fim daquele mês.
saiba mais
O hatch chega com os motores 1.0 12 válvulas, de 3 cilindros, 80 cv e
10,2 kgfm de torque — 85% do torque está disponível até 2.000 rpm —, e
1.6 16V, com 128 cv e 16,5 kgfm de torque. Ambos são bicombustíveis,
construídos em alumínio e com comando de válvulas variável. O propulsor
de maior capacidade é o mesmo bloco que há sob o capô do Kia Soul e do Kia Cerato, enquanto o 1.0 é o mesmo do Kia Picanto.
Em julho, a Hyundai revelou que a meta é vender 25 mil unidades do HB20
até o fim do ano. Haverá pré-venda logo no começo de outubro, com o
carro já à mostra nas lojas. A montadora sul-coreana acredita que a
versão 1.6 deverá ter mais saída, baseando-se na constante queda da
participação de motores 1.0 no mercado, vista nos últimos anos.
O fruto brasileiro, desenhado na Coreia do Sul, foi sendo revelado aos
poucos. Primeiro a montadora anunciou a fábrica e começou-se a ouvir
falar do “projeto HB”,
de Hyundai Brasil. Ele daria origem a um hatch, um sedã e a um tipo de
"utilitário", disse a montadora, em março. Naquele mês, o internauta
Diego Bezerra de França enviou ao VC no AutoEsporte as fotos do flagra do hatch rodando em João Pessoa.
Em julho, as portas da fábrica foram abertas para uma breve visita da
imprensa. Foi possível andar no carro já em sua versão final, mas ainda
escondido sobre lonas, percorrendo um pequeno e plano circuito dentro da
fábrica. Não foi permitido fotografar o interior (leia impressões).
Na mesma ocasião, a Hyundai anunciou o nome HB20, sendo o número
referente à plataforma da qual o carro é originário, e divulgou as
primeiras fotos do modelo, os chamados teasers, mostrando apenas algumas
partes que anunciavam que o carro de entrada teria, sim, as linhas que
fizeram a fama da empresa no Brasil.
A Hyundai diz que o automóvel foi criado a partir do "futuro i20", que
ainda não foi lançado e se volta ao mercado europeu. Mas o HB20, diz a
empresa, é um carro totalmente voltado para o consumidor brasileiro
-apesar de ter sido inteiramente projetado na Coreia do Sul.
A empresa diz que focou na resistência do carro, pensando nas condições
de pavimentos do país, e o pacote de opcionais também foi pensado para o
público nacional.
Hyundai HB20 (Foto: Luciana de Oliveira / G1)
No Salão, além do hatch, a Hyundai exibirá um protótipo do "SUV
looking", que nada mais é do que a versão "cross" do HB20. Ela deverá
ser produzida somente em 2013, juntamente com um sedã.
Para esquentar a briga
Apesar de o segmento de carros de entrada ser bastante concorrido, a empresa mirou principalmente no Volkswagen Gol,
o carro mais vendido no país há 25 anos. Foi ele o automóvel citado
quando em julho, quando os executivos foram questionados sobre em qual
faixa de preço, entre as dos concorrentes, o HB20 se encaixaria. O Gol,
que acaba de passar por uma reestilização, é vendido a partir de R$
27.990.
VEJA OS CONCORRENTES DO HYUNDAI HB20 |
|
---|---|
|
VOLKSWAGEN GOLO
carro mais vendido do Brasil há 25 anos acaba de passar por uma
reestilização. De olho na futura concorrência, a montadora melhorou o
pacote de itens de série, mas ainda não inclui ar-condicionado e direção
hidráulica, por exemplo (veja) Motor: 1.0 (76 cv) e 1.6 (104 cv) Preço: a partir de R$ 27.990 |
|
FIAT PALIOA
nova geração foi lançada no fim do ano passado, com mudanças grandes no
design e maior espaço interno. A lista de equipamentos de série tambék
ficou mais recheada, mas não inclui ar-condicionado (veja avaliação). Motor: 1.0 (76 cv), 1,4 (88cv) e 1.6 (117 cv) Preço: a partir de R$ 28.400 |
|
NEW FIESTA ROCAMEntre seus concorrentes, é o "mais em conta" no momento. Isso porque o hatch deverá em breve se aposentar e dar lugarde vez ao New Fiesta, com motor Sigma, atualmente importado do México. Para ter um papel tão importante, o modelo global será "abrasileirado". Motor: 1.0 (73 cv) e 1.6 (106 cv) Preço: a partir de R$ 24.210 |
|
RENAULT SANDEROAcabou
de ganhar mais potência na versão 1.6, que passou a ter 106 cv em vez
de 95 cv, porém com promessa de economia de combustível. No visual, a
última grande mudança foi em 2011. Veja avaliação da versão 1.6 Motor: 1.0 (77 cv) e 1.6 (106 cv) Preço: R$ 27.030 |
|
NISSAN MARCH"Caçulinha"
da turma até agora, o hatch japonês entra na disputa porque tem um dos
melhores pacotes de série, incluindo airbag duplo e direção elétrica.
Porém, como vem do México, e a importação de veículos desse país é
limitada por cotas, o modelo já está rareando das lojas. Motor: 1.0 (74 cv) e 1.6 (111 cv) Preço: R$ 24.990 |
FUTUROS CONCORRENTES |
|
|
TOYOTA ETIOSA montadora japonesa também
lançará, nos próximos dias, seu primeiro "popular" brasileiro. De cara,
já colocará na loja tanto o hatch quando o sedã. Ainda não foram
divulgados os itens de série. Os carros foram expostos em um shopping de
SP recentemente; veja impressões Motor: 1.3 (90 cv) e 1.5 (95,5 cv) Preço: a Toyota disse que custará entre R$ 35 mil e R$ 48 mil |
|
JAC J2A chinesa planeja apresentar seu modelo
de entrada no Salão de SP, no fim de outubro. Porém, terá pela frente a
missão de lidar com o aumento do Imposto sobre Produtos
Industrializados (IPI) para importados de fora do México e do Mercosul,
que começou a valer em dezembro passado e derrubou as vendas desses
carros. Motor: deverá ser o 1.4 que equipa a linha J3 (108 cv) Preço: não divulgado |
|
CHEVROLET ONIXAo lado do HB20 e o Etios,
deverá ser o principal lançamento do ano. Ele subsitui o Corsa e será
fabricado em Gravataí (RS). A GM não está escondendo o carro: ele é
constantemente visto em diversos pontos do Brasil., mas sempre muito
camuflado. As primeiras imagens, apenas parciais, foram divulgadas na semana passada; Motor: não divulgado Preço: não divulgado |
Para ler mais notícias do AutoEsporte, clique em g1.globo.com/carros. Siga também o AutoEsporte no Facebook, no Twitter e por RSS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário