No ano, queda foi de 31,7% e a até dezembro outros 5.000 empregados devem ser desligados das empresas
JAC e outras montadoras de importados: 25.000 pessoas empregadas pelo setor no Brasil atualmente
São Paulo – A combinação do aumento do IPI com a valorização do dólar
já fez com que as montadoras de carros veículos demitissem 10.000
funcionários de janeiro a agosto deste ano – e até dezembro outros 5.000
empregados devem ser desligados das empresas. Os dados são da Abeiva,
Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos Automotores.
“Esperávamos fazer a demissão de 10.000 pessoas até dezembro, mas a
situação só se agravou depois do anúncio das mudanças tributárias”, diz
Flávio Padovan, presidente da entidade do setor, que emprega 25.000
pessoas no Brasil atualmente. Os desligamentos são decorrência do
fechamento de algumas revendas pelas maiores empresas importadoras e a
queda nas vendas, que devem chegar a 41% no ano até dezembro.
Apesar de uma pequena recuperação no mês de agosto, os brasileiros
ainda estão importando menos carros importados que no ano passado. No
mês, 11.975 foram emplacados em agosto, número que mostra uma
recuperação de 11,5%, mas que traz uma queda acentuada de 41,4% quando
comparado ao mesmo mês de 2011. Em contrapartida, o mercado interno teve
uma alta de vendas de 31,7%. De janeiro a agosto, a queda nas vendas de
importados caiu 27,5%.
“O governo precisa olhar para o histórico de cada importadora e pensar
em alternativas diferentes para cada uma delas, já que umas podem
absorver investimentos mais fácil que outras pelo tempo de maturação no
mercado brasileiro”, afirma Padovan. Segundo ele, montadoras que estão
há pouco tempo no país, como as chinesas, seriam mais prejudicadas se as
regras impostas pelo governo continar sendo as mesmas que as aplicadas
para as outras montadoras com anos de maturação de mercado brasileiro.
Os importadores oficiais de veículos automotores aguardavam, até o
final de agosto, um plano de cotas apresentado pelo governo para as o
setor sem o impacto do aumento de 30 pontos no IPI. “Ainda não sabemos
como será isso, mas esperamos que medidas menos rigorosas para as
importadoras para que mais investimentos não deixem de ser feitos no
país”, diz Padovan.
De acordo com a associação, dos 2,389 milhões de carros vendidos no
Brasil de janeiro a agosto, 77,4% foram de veículos produzidos no Brasil
e o restante importados. O maior aumento de veículos importados veio do
México, segundo a associação, foram 142.374 mil veículos de janeiro a
agosto, contra 59.334 no mesmo período do ano passado.
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