quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Honda aposta em novo sistema híbrido para 2013


Japonesa não revela tecnologia, mas ela equipará o novo Fit.
Montadora promete simplificar sistema para popularizar híbridos.

 Honda (Foto: Yuriko Nakao/Reuters) Embora a japonesa Honda Motor tenha fama de pouca ousadia, o chefe-executivo da montadora, Takanobu Ito, decidiu investir em uma nova tecnologia híbrida, mais simples, para alavancar as vendas da marca e fazer o mesmo sucesso que o motor CVCC fez há 40 anos, com emissões mais limpas de escape. Foi este propulsor, aliás, que ajudou a Honda a deixar de ser uma empresa pequena e a se tornar um líder global.
Com a tecnologia híbrida gasolina-elétrico, a Honda acredita ter encontrado a fórmula certa, com uma versão renovada de seu sistema. "Acreditamos ter chegado a um ponto com a tecnologia híbrida em que podemos fornecer uma mudança de tecnologia e produtos", destaca Ito, sem revelar detalhes tecnológicos. "Nós acreditamos que nossos rivais vão certamente acompanhar-nos."
A Honda apresenta o seu primeiro sistema híbrido em 1999. De acordo com pessoas próximas à empresa, o novo sistema híbrido da Honda equipará a próxima geração de seus carros e poderá ser introduzido, inicialmente, no monovlume Fit, que será repaginado no final de 2013, no Japão. Para a América do Norte, o novo Fit novo será produzido no México e estará à venda em 2014.
A Honda gasta em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias 500 bilhões de ienes por ano (IS$ 6,4 bilhões). E, mesmo assim, não descarta futuras alianças. "Nós absolutamente não vamos rejeitar uma aliança se pudermos trabalhar em conjunto com outra empresa, de uma forma que deixe nossos clientes mais impressionados com os produtos da Honda", diz Ito.
Honda Fit Híbrido (Foto: Reuters)Primeiro Honda Fit Híbrido foi apresentado no Salão de Paris em 2008 (Foto: Reuters)
No entanto, o executivo ressalta que não é ideia da empresa usar tecnologias avançadas em seus produtos que outras empresas tenham desenvolvido.

Recapturar glórias passadas
Desde que se tornou presidente-executivo em 2009, Takanobu Ito, de 59 anos, investe na tecnologia híbrida para fortalecer a marca. Atualmente, a empresa ainda dofre as perdas geradas pelo terremoto no Japão, as enchentes na Tailândia e o lançamento sem brilho do Civic 2012.

Agora, a montadora conta com o novo Accord. Ito afirma que motor, transmissão e plataforma do modelo têm sido submetidos a todos os tipos de melhorias, embora ainda fique atrás do Nissan Altima em eficiência de combustível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário