Instrumento oficial da Copa foi criado por Carlinhos Brown, em parceria com a agência The Marketing Store
Mais do que mascote ou logotipo, a grande lembrança de alguém sobre a
Copa do Mundo de 2010 foi ela. Onipresente nos jogos do evento, a
vuvuzela irritou jogadores na mesma medida em que divertiu torcedores.
E, agora que os organizadores já apresentaram logotipo e mascote
oficiais da Copa de 2014, nada mais justo do que abrir espaço para o
lançamento da vuvuzela brasileira.
O instrumento escolhido para
ser o “som da Copa” foi a caxirola, um chocalho de ares artesanais
inspirado no caxixi, instrumento de origem indígena, e muito usado em
rodas de capoeira pelo País. Cerca de 190 milhões unidades serão
produzidas para o mundial. Quase que uma para cada brasileiro. A criação
foi do cantor Carlinhos Brown em parceria com a agência The Marketing
Store.
A escolha da caxirola não tem a ver com a Fifa, mas sim
com o governo brasileiro que, por meio do Ministério dos Esportes,
chancela projetos que ajudam a promover o País durante a Copa. Os
aprovados, como a caxirola de Carlinhos Brown, poderão estampar as
marcas Fifa e Copa do Mundo 2014.
Brown, entusiasmado com o
projeto, demonstrou a caxirola ao ministro dos Esportes Aldo Rebelo, em
evento ocorrido nesta quinta-feira, 27. Ele fez, inclusive, uma versão
do hino nacional brasileiro, além de propor uma canção para a torcida
brasileira: “Queremos fazer o som do mar. E quando a torcida gritar Ney,
o instrumento fará o som do mar”, explicou, no vídeo abaixo. E você,
gostou da vuvuzela brasileira?
Confira vídeo em que Carlinhos Brown explica o funcionamento da caxirola:
Nenhum comentário:
Postar um comentário