Modelo apresentado na França estará no Salão de São Paulo.
A Ford só quer falar de EcoSport
no Salão de Paris, mas o seu estande mostra dois carros extremamente
importantes para o mercado brasileiro, os repaginados New Fiesta e
Focus. Ambos devem aparecer também no Salão de São Paulo, ao lado da nova geração do Fusion.
De acordo com fonte ligada à montadora, o New Fiesta mostrado aqui não
mudará em nada o visual para ser fabricado no Brasil, terá somente
ajustes mecânicos e nem todos os itens de série. Atualmente, o New Fiesta
vendido no mercado nacional é trazido do México (sem taxa de
importação, devido a acordo comercial entre os países) como um modelo
mais sofisticado que oo Fiesta Rocam, produzido em Camaçari (BA).
Ford New Fiesta foi repafinado no Salão de Paris (Foto: Divulgação)
O motor do futuro New Fiesta brasileiro será mesmo o Sigma 1.6
(produzido em Taubaté, SP, e que equipa o atual modelo, assim como o
novo EcoSport e o Focus). Ou seja, o bloco Ecoboost está descartado para
este modelo.
A montadora não revela qual planta receberá o New Fiesta, se a de
Camaçari (BA) ou a de São Bernardo do Campo (SP). No entanto, como o
futuro compacto que entrará no lugar do atual Ka
- talvez com o mesmo nome - é desenvolvido em Camaçari e a nova fábrica
de motores será também no complexo baiano, há chance de o New Fiesta
ficar em São Bernardo, para onde a Ford anunciou investimento de R$ 800 milhões em dezembro passado.
Ford colocou o Focus 1.0 Titanium em posição inusitada (Foto: AP Photo/Christophe Ena)
Novo motor
Sobre o novo propulsor a ser produzido
em Camaçari, ele será um três cilindros que "pode ou não ser um
Ecoboost", segundo a fonte. Esse bloco segue a tendência de "downsizing" dos motores,
ou seja, blocos menores, porém, mais potentes. A dificuldade é
introduzir o sistema flex neste tipo de motor, o que acarreta em aumento
de custos. Já o Focus renovado, segundo a apuração do G1 em Paris, deve chegar na metade do ano que vem ao Brasil.
Fiesta e o motor Ecoboost (Foto: REUTERS/Christian Hartmann)
Europeu quer saber do EcoSport
O global EcoSport
aparece na Ford como a grande novidade da marca americana na Europa. No
início deste mês, a montadora anunciou que o SUV desenvolvido no Brasil
seria vendido naquele mercado. De diferença da versão brasileira,
apenas alguns ajustes na suspensão, motor que não é flex (haverá um a
gasolina, o Ecoboost 1.0, e uma opção a diesel) e itens de série, como a
larga lista de equipamentos de segurança, como airbags e sistemas de
estabilidade.
O mistério da Ford
sobre o carro é tão grande que chega a desanimar o visitante. De acordo
com o responsável pelo lançamento do modelo no mundo, Nick FitzGerald,
os preços ainda não serão divulgados e nem quais países receberão o
carro.
"Nos próximos 18 meses lançaremos o EcoSport em 27 países na Europa. É o que posso dizer", afirma Fitzgerald.
Desenvolvido no Brasil, EcoSport é destaque da marca no Salão de Paris (Foto: Divulgação)
O foco da Ford está na previsão de crescimento do segmento de SUVs no
mercado europeu. "Ele deve crescer 50% nos próximos três anos", afirma o
diretor executivo de design para Europa, Ásia e Pacífico.
Nova geração do Fusion
Os jornalistas brasileiros vão testar a nova geração do Fusion
em outubro, pouco antes do Salão de São Paulo. Por isso, poucas
informações sobre o carro são confirmadas pela Ford. Ele chegará,
inicialmente, com a versão Ecoboost 2.0, mas logo deverá receber o motor
2.5 da picape Ranger.
Kuga
Outro SUV que chama a atenção no estande e concorre com modelos como o Volkswagen Tiguan é o Kuga. Não há previsões de o modelo ser lançado no Brasil, mas a Ford confirma que estuda a viabilização do modelo.
Veja abaixo galeria de fotos do Salão de SP 2012
tópicos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário