Em Londres, Kellogg’s troca a moeda social (sob a hashtag #tweetshop) pelo salgadinho Special K; American Express e Coca-Cola também tiveram suas experiências
A Kellogg’s está construindo a ponte entre a moeda social e o
dinheiro da vida real ao permitir que consumidores em uma loja pop-up no
centro de Londres paguem pelo salgadinho Special K Cracker Crisps com
um tweet.
Permitir que os consumidores gastem a moeda social
deles não é apenas um bom artifício promocional. É um exemplo concreto
do valor que o Twitter tem no mundo real, assim como uma demonstração de
como as vidas online e off-line estão se fundindo.
A
“twittersfera” tem estado ativa, não apenas de tweets vindos de
consumidores reivindicando seu snack grátis na loja, mas também de
pessoas espalhando pelo mundo a nova ideia de produtos trocados por
tweets, que foi pensada pela Mischief PR, através de seu braço de
eventos e experiência, a Slice.
Tweets carregando a hashtag
#tweetshop até agora incluem mensagens como “por salgadinhos mais
saudáveis e tweets transformados em moeda” e “meu primeiro tweet e ele é
para #tweeshop! Brilhante! E salgadinho grátis também!”. A resposta
inicial à ação tem sido esmagadoramente positiva, com apenas uma
brincadeira de um twiteiro: “Desapontado em descobrir que só negocie
salgadinhos. Onde está a opção de trocar tweets por bolsas da
Mulberry?”.
Zoe Lazarus, sócia da Lowe Counsel, identificou a
tendência de monetizar a “moeda social” no seu relatório A Nova Mudança
de Valores. Ela afirmou que “os consumidores agora reconhecem o valor
dos dados que criam nas redes sociais e ferramentas de busca – o IPO do
Facebook destacou isso – e o poder está se transformando, uma vez que as
marcas estão começando a reconhecer o valor real das redes sociais dos
consumidores”.
Na África do Sul, neste verão, uma máquina de
vendas de Cape Town foi programada para entregar um chá gelado BOS
quando recebia um tweet com a hashtag #tweet4t. A empresa, que pertence
majoritariamente à patrocinadora dos Jogos Olímpicos, Coca-Cola, lançou o
programa “tweet for a seat” (tweet por uma vaga), convidando seus
seguidores a tweetar quem eles gostariam que fosse à Olimpíada e por
que, incluindo a hashtag #tweetforaseat”.
A American Express
também embarcou na onda de monetizar o valor das mídias sociais,
veiculando uma campanha, em conjunto com o Foursquare e a loja de
departamento de luxo Harvey Nichols, durante a London Fashion Week. Os
proprietários de cartões da bandeira podiam sincronizar seu Amex com o
Foursquare e ao fazer “check-in” na loja de departamento recebiam US$ 40
de crédito se gastassem US$ 40 na loja.
No Festival de Cannes
de Criatividade deste ano, dois criativos da R/GA ganharam um Cyber
Grand Prix por uma campanha que oferecia dowload grátis de seu livro
para qualquer um que tuitasse a respeito da obra.
Mas a
campanha para o Special K pode ser o primeiro exemplo de interação
humana da vida real usando o conceito “pague com um tweet”. Dan Glover,
diretor de criação da Mischief PR, afirmou: “Acreditamos que o mundo
físico e das redes sociais são um e o mesmo. Quando tivemos a ideia,
pareceu muito simples, e fizemos muitos testes para nos certificar de
que era a primeira no mundo. Entramos no projeto e fizemos acontecer –
foram oito semanas da ideia à execução”.
Sarah Case, gerente
de marca para Special K, afirmou em comunicado que “o valor positivo de
endossos nas redes sociais está acima de comparações, então, estamos
animados em ser a primeira companhia a literalmente usar a moeda social
em vez da financeira para lançar este novo produto em nossa loja sob
medida para Special K”.
A loja pop-up, aberta por apenas
quatro dias até esta sexta-feira, 28 de setembro, no bairro do Soho, em
Londres, está vendendo somente o Special K Cracker Crisps, uma nova
batata de baixa caloria da Kellogg’s. A loja tem atendentes usando
vestidos vermelhos, familiares aos consumidores, por conta das campanhas
de TV. Entre as centenas de pacotes do snack, há um
quadro eletrônico que comunica os tweets vindos da hashtag #tweetshop,
no mesmo instante em que eles acontecem.
O Special K Cracker
Crisps normalmente custa US$ 1 e está disponível em três sabores – sal
marinho & vinagre balsâmico, pimenta doce ou sour cream &
cebola. Eles chegam ao mercado com menos de 100 calorias por pacote.
Do Advertising Age
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