Antes de começar a fazer milhares de perfis do seu negócio nas redes sociais, entenda o que o cliente espera de você
São Paulo – Os empreendedores de hoje já não cogitam ficar longe da internet.
Ter uma página do seu negócio, que seja apenas com contato e endereço, é
prática quase obrigatória. O próximo passo, para muitos, é partir para
as redes sociais. “Basicamente, o que acontece com uma pequena empresa é que ela não sabe por onde começar”, diz Gustavo Braun, fundador da agência de marketing João Digital.
Para evitar este problema, os especialistas no assunto definem regras
claras que são antes de explorar a web. “Você precisa de um objetivo
claro do que será feito. Sem isso, você não sabe o que falar, não tem
estratégia e não sabe medir se está valendo a pena”, explica Braun. Com o
seu objetivo em mente, é hora de fazer sua empresa aparecer e se
destacar na web.
1. Organize-se
Navegar pelo Facebook ou Twitter o dia todo pode parecer interessante e
até divertido. Mas isto só vale para sua página pessoal. Quem for
responsável pelo perfil da empresa nas redes precisa agir com
profissionalismo. “Não pode ser feito na bagunça, tem que ser
programado. Existe uma melhor hora para postar e também o conteúdo
correto. Tem que ter uma burocracia para se organizar”, sugere Braun.
Além disso, saiba coletar e interpretar os dados de sua atuação nas
redes. “Saiba quais são as plataformas, como medir, prazos e senhas.
Tenha tudo muito claro. Tem que ter uma burocracia para se organizar”,
explica.
2. Não copie os outros
A cada semana, um novo fenômeno viral faz sucesso na internet. Quase
todo mundo se pergunta por que não pensou naquilo antes. Depois da hora,
no entanto, tudo que for muito parecido deixa de ter apelo com os
usuários. “Se você fizer a mesma coisa que a concorrência, o consumidor
não tem por que te seguir. Tem que ser diferente. Não repita fórmulas”,
ensina Braun.
Sua estratégia deve ser real, relevante e diferente. “Os cara geniais
do marketing seguem esse tripé. Tem que experimentar e tentar. Vai
investindo devagar e de forma estável”, sugere.
3. Tenha paciência
A internet pode dar a falsa sensação de que tudo acontece muito rápido.
De um dia para o outro, seu perfil pode ter milhares de seguidores. Mas
isso vale a pena? “Esses resultados rápidos são furadas. É mais
interessante ter 5 mil seguidores e que boa parte fale com você do que
ter centenas de milhares que são inativos e não vão servir para nada”,
afirma.
Por isso, construir uma presença online exige dedicação e paciência. “O
mundo não foi feito de uma hora para a outra. Tudo pode dar errado
muitas vezes até começar a dar certo. Aprenda com seus erros e siga em
frente”, sugere.
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