Marca é a melhor da história segundo estudo da BDO, com alta de 22%
Evoluindo cada vez mais no marketing esportivo, o futebol
brasileiro atingiu a melhor marca de sua história nas receitas
provenientes de patrocínios. Os clubes arrecadaram nada menos que R$ 472
milhões em 2011, cifra 22% superior aos R$ 372 milhões de 2010. Se
comparado com o primeiro ano do estudo preparado pela BDO, o aumento é
de nada menos que 565%, ou seja: os clubes mais do que quintuplicaram os
R$ 71 milhões que recebiam em 2003.
Nas últimas duas temporadas, a soma da evolução na
receita proveniente de patrocínio, agora a segunda maior dos clubes,
superou R$ 100 milhões, embora percentualmente o ano de 2010 (30% sobre
os R$ 270 milhões de 2009) tenha sido melhor que 2011 (22%).
Palmeiras lidera
Na divisão entre os clubes, quem apresentou as
maiores cifras de 2011 (R$ 44,6 milhões) e a maior evolução (368%) é o
Palmeiras. No quesito receita total, os outros líderes são Corinthians
(R$ 44,4 milhões) e Flamengo (R$ 43,9 milhões), enquanto, em margem de
crescimento, também se destacam Santos (280%) e Atlético-MG (215%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário