Nos últimos dois anos, companhia quadruplicou ações e analistas chegaram a visitar e dormir nas casas dos consumidores para entender seus comportamentos e como lidam com as marcas
Há dois anos, a Sony Brasil ampliou em quatro vezes seus investimentos em pesquisas, que auxiliaram no reposicionamento e rejuvenescimento da marca, além da democratização dos produtos. Cada dia mais, a companhia entende que a receita para o sucesso em vendas de produtos está no conhecimento profundo sobre o consumidor. As análises desenvolvidas são amplas e incluem desde simples questionários de múltipla escolha até vivência direta com eles.
Ao longo do ano passado, a Sony investiu no convívio com o target
chegando, ao todo, a mais de 100 residências visitadas e, em algumas
delas, os analistas chegaram a dormir. O trabalho teve o objetivo de se
aproximar do comportamento das pessoas e seus hábitos, tanto
relacionados ao estilo de vida quanto à interação com as diferentes
marcas.
“A Sony sempre investiu intensamente em pesquisas, mas esse foi um
estudo muito interessante, porque pudemos analisar como os consumidores
se comportam durante o dia e assim que acordam. Observamos com quais
produtos interagem logo pela manhã e quais as principais marcas que
utilizam”, explica Carlos Paschoal, Gerente Geral de Marketing e
Inovação da Sony Brasil, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Foco na classe C
As análises mais profundas foram intensificadas, sobretudo, com o objetivo de compreender a percepção do posicionamento da marca no mercado. Ao visitar residências de consumidores, o foco da Sony era a classe C, para ampliar a penetração da marca neste segmento, aproveitando a expansão do potencial de compra deste grupo.
As análises mais profundas foram intensificadas, sobretudo, com o objetivo de compreender a percepção do posicionamento da marca no mercado. Ao visitar residências de consumidores, o foco da Sony era a classe C, para ampliar a penetração da marca neste segmento, aproveitando a expansão do potencial de compra deste grupo.
As pesquisas mostraram que a chamada nova classe média é mais ligada à
família e às relações sociais. Segundo o estudo, 44% das mulheres cuidam
de filhos de vizinhos pelo menos uma vez por mês, enquanto nas classes A
e B esse índice soma apenas 3%. Outro ponto mostrado foi que os
produtos são compartilhados entre os núcleos familiares e os círculos de
amizade.
“Percebemos que o consumidor de Classe C compartilha mais os seus
produtos que, a cada dia, estão em uma casa. A relação com a marca
também é diferenciada entre este público. Eles a enxergam como uma
amiga. É um consumidor mais passional, intenso”, completa Paschoal.
Diálogo constante
O diálogo direto é outra estratégia da Sony para alcançar seu target com maior eficiência e criar produtos que atendam às demandas dos clientes. Atualmente a companhia conta com um grupo de consumidores com os quais se reúne mensalmente para conversas. Nesses encontros, protótipos de equipamentos são apresentados para que eles indiquem onde existem erros e quais mudanças gostariam de observar para tornar o produto mais funcional ou bonito.
O diálogo direto é outra estratégia da Sony para alcançar seu target com maior eficiência e criar produtos que atendam às demandas dos clientes. Atualmente a companhia conta com um grupo de consumidores com os quais se reúne mensalmente para conversas. Nesses encontros, protótipos de equipamentos são apresentados para que eles indiquem onde existem erros e quais mudanças gostariam de observar para tornar o produto mais funcional ou bonito.
“O principal ponto que vimos com relação ao consumidor da classe C é
que ele não busca produtos mais baratos, mas, sim, que tenham qualidade.
Eles estão dispostos a fazerem um investimento mais alto para terem um
aparelho bonito, bem estruturado e esperam que não dê defeito no futuro.
É uma escolha na qual não podem errar, porque não possuem a mesma
facilidade de troca que as outras classes”, diz o Gerente Geral de
Marketing e Inovação da Sony Brasil.
Esse diálogo e a estratégia de atender a chamada nova classe média
guiaram a criação de um dos principais lançamentos da marca no ano
passado. O Mini System Sony foi pensado para este consumidor e, apesar
de custar mais de R$ 2 mil, bateu recorde de vendas em 2010, ficando
entre os mais vendidos no Brasil e tendo seu lançamento estendido para
toda a América Latina.
“Criamos esse produto a partir das conversas com os consumidores e o
lançamos focando principalmente na Classe C. Apesar de não poder
divulgar os números, posso dizer que foi uma das maiores vendas da Sony
Brasil nos últimos tempos. Isso comprova que nosso consumidor busca
qualidade antes do preço”, afirma Paschoal.
Inteligência de mercado
A Sony atua, além das pesquisas quantitativas e qualitativas, com análises de recall de marca e recall de ações de Marketing, para obter dados sobre o impacto das iniciativas da marca nos consumidores. No setor de inteligência de mercado, analistas de Trade Marketing de cada região do Brasil também entendem profundamente os diferentes mercados.
As lojas próprias, baseadas no conceito de brand experience que vêm sendo abertas pela Sony em algumas das principais cidades do país também têm o objetivo de estreitar essa relação e servir como laboratório para entender ainda mais o comportameento do consumidor e suas reações diante dos produtos da marca.
A Sony atua, além das pesquisas quantitativas e qualitativas, com análises de recall de marca e recall de ações de Marketing, para obter dados sobre o impacto das iniciativas da marca nos consumidores. No setor de inteligência de mercado, analistas de Trade Marketing de cada região do Brasil também entendem profundamente os diferentes mercados.
As lojas próprias, baseadas no conceito de brand experience que vêm sendo abertas pela Sony em algumas das principais cidades do país também têm o objetivo de estreitar essa relação e servir como laboratório para entender ainda mais o comportameento do consumidor e suas reações diante dos produtos da marca.
Esse diálogo permanente guiou o reposicionamento da Sony no mercado,
que busca se apresentar como uma marca mais jovem. Uma pesquisa Top Of
Mind realizada pela UOL mostrou que a empresa é líder em internet, o que
fez com que fosse feito um investimento ainda maior no relacionamento
digital. A marca hoje interage intensamente com seu target por meio de
redes sociais, sempre com uma linguagem jovem e estimulando a interação.
“Sempre investimos no digital, que é uma plataforma cada dia mais
importante, porém, a pesquisa fez com que intensificássemos esse diálogo
e agora estamos focados em todo um trabalho para rejuvenescer e tornar a
marca mais dinâmica”, diz Paschoal.
A tecnologia Sony Link, apresentada recentemente pela empresa também é
fruto desse conhecimento do público-alvo. “Percebemos que nosso
consumidor busca produtos que interajam entre si. E é justamente isso
que o Sony Link, tecnologia presente no tablet que estamos lançando no
Brasil, pretende oferecer. Outro ponto importante foi que também
decidimos juntos com os consumidores quais aplicativos seriam instalados
no produto, mesmo ele sendo importado da sede japonesa”, conta
Paschoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário