– Medidas do governo foram eficazes: preço caiu e as vendas estão crescendo.
– JAC, Renault, Volkswagen, Fiat, Citroën e Ford foram as marcas que mais caíram de preço.
Desde a crise de 2008 que o Preço de Verdade do carro zero, isto é, o
preço realmente praticado no mercado, não tinha uma queda tão violenta
num período tão curto como a registrada em maio, conforme o estudo AutoInforme/Molicar, que há nove anos acompanha o comportamento dos preços de todos os veículos automotores vendidos no mercado brasileiro.
Em apenas um mês os preços caíram 2,6%, o que revela a eficácia da
ação do governo em relação o setor, que reduziu o IPI para veículos
automotores em meados do mês passado com o objetivo de baixar os preços e
a aquecer as vendas.
Como veremos, os preços tiveram quedas importantes, enquanto o
aquecimento das vendas começou a ocorrer este mês: na primeira semana
de junho as vendas passam de 15 mil unidades por dia (veja matéria).
Durante todo o ano passado na variação dos preços dos carros zero foi
de + 0,14% e a variação máxima mensal (para baixo ou para cima) foi de +
0,74% (veja gráfico).
Das 47 marcas oferecidas no mercado interno, 22 apresentaram queda de
preço em maio, 15 se mantiveram estáveis e 10 tiveram os preços
majorados, em sua maioria marcas de luxo ou com pequeno volume de
vendas.
Seis marcas, todas com grande participação nas vendas, apresentaram
queda de preço acima da média: três das quatro tradicionais: Volkswagen,
Fiat e Ford, mais Citroën, JAC e Renault. Os carros da GM também
tiveram queda de preço importante: – 2,1%. Juntas, essas sete marcas
representam quase 80% do mercado.
Os preços da JAC foram os que mais caíram, 6% na média. Em seguida
veio a Renault, com variação de 5,92%, Volkswagen com 5,82% e Fiat com
5,76%. Os carros da Citroën tiveram queda média de 3,73% e os da Ford
3,55%.
Nissan (-3,21%), Honda (-2,14%) e Hyundai (-2,03%) – além da GM –
também tiveram quedas importantes de preços, assim como Kia (-1,86%),
Peugeot (-1,52%), Chery (-1,42%) e Toyota (-0,82%).
Observe, na tabela completa, que
as marcas que não tiveram queda de preço em maio e as que tiveram
aumentos são operações com presença muito pequena – em alguns casos
desprezíveis – nas vendas totais.
Fonte: AutoInforme/Molicar
Fonte: AutoInforme/Molicar
Preço de Verdade
Carros e comerciais leves
MAIO 2012
Carros e comerciais leves
MAIO 2012
JAC |
-6,00
|
Renault |
-5,92
|
Volkswagen |
-5,82
|
Fiat |
-5,76
|
Citroën |
-3,73
|
Ford |
-3,55
|
Média |
-3,29
|
Nissan |
-3,21
|
Lifan |
-2,97
|
Mahindra |
-2,39
|
Honda |
-2,14
|
GM |
-2,10
|
Hyundai |
-2,03
|
Kia |
-1,86
|
Peugeot |
-1,52
|
Chery |
-1,42
|
Maserati |
-1,28
|
Hafei |
-0,87
|
Toyota |
-0,82
|
Mitsubishi |
-0,66
|
Suzuki |
-0,61
|
Effa |
-0,32
|
Audi |
-0,25
|
Volvo |
0,00
|
TAC |
0,00
|
Porsche |
0,00
|
MG |
0,00
|
Lobini |
0,00
|
Lexus |
0,00
|
Jinbei |
0,00
|
Jeep |
0,00
|
Jaguar |
0,00
|
Dodge |
0,00
|
Chrysler |
0,00
|
Changan |
0,00
|
Chamonix |
0,00
|
Bentley |
0,00
|
Aston Martin |
0,00
|
Ssangyong |
0,23
|
BMW |
1,40
|
Subaru |
1,64
|
Mini Cooper |
2,26
|
Iveco |
3,32
|
Smart |
4,86
|
Land Rover |
5,84
|
Troller |
5,91
|
Ram |
6,74
|
Mercedes-Benz |
6,84
|
Fonte: AutoInforme/Molicar
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