Desafio da Skol é continuar trabalhando a proposta de juventude num País que começa a dar sinais de envelhecimento
O reposicionamento iniciado em 1997 pela marca Skol aproximou o
produto dos jovens e, apenas dois anos depois, consagrou a “cerveja que
desce redondo” como a líder do mercado nacional. Hoje, o desafio é
manter a proposta de juventude num País cuja população já mostra claros
sinais de envelhecimento. “O target da marca não atinge mais a média de
idade entre 18 e 25 anos e sim acima dos 25”, disse Lígia Gonçalves,
diretora de marketing da Skol, durante o lançamento do ranking BrandZ Top 50 Marcas Mais Valiosas da América Latina, que tem a cerveja da Ambev como a oitava marca mais valiosa da região, avaliada em US$ 4,698 bilhões.
O
marketing da Skol já mostra essa preocupação desde 2010, quando a marca
se firma como mais um amigo da galera, transformando-se em ícone de
sociabilização entre todos os consumidores jovens de espírito. “O filme
dos velhinhos, criado para a Copa de 2010, é um exemplo”, lembra Lígia.
Segundo ela, a marca, já fortemente presente em todo o território
nacional e com um posicionamento de preço mais elevado, estuda agora uma
forma de continuar relevante no contexto que se anuncia. De acordo com
dados do Data Popular, a população com idade igual ou superior à 60
anos, por exemplo, já soma atualmente mais de 22,3 milhões de pessoas
concentradas especialmente na região Sudeste, que responde por 46,6% do
total.
O histórico de inovações da marca - palavra que remete ao
costume escandinavo de brindar dizendo "skol" – será uma bagagem
importante para anunciar os passos da marca nos próximos anos. Da
comunicação, veio a plataforma centrada nos jovens, que trouxe eventos
emblemáticos, como Skol Rock, Skol Beats e, mais recentemente, Skol
Sensations. Já da área de pesquisas e desenvolvimento, chegaram as
cervejas em lata (1971), as latas de alumício (1989), as embalagens long
neck (1993) e big neck (2004) e o litrão (2008), novidades que devem
inspirar o plano da Skol de manter uma presença redonda no mercado
brasileiro de cervejas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário