O investimento publicitário cresceu 13,9% no Brasil no primeiro
trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2011 e alcançou R$
6,5 bilhões. Os números não descontam a inflação.
A pesquisa é do Projeto Inter-meios, que compila informações de
faturamento publicitário fornecidas pelos principais veículos de
comunicação.
Todos os nove meios analisados tiveram crescimento de receita publicitária no primeiro trimestre.
A maior expansão foi registrada em cinema, cujos investimentos subiram 38%, seguido de TV por assinatura (27%) e internet (24%).
Segundo Salles Neto, presidente do Grupo Meio & Mensagem, que
coordena o projeto, a TV aberta foi outro destaque, ao atingir receita
de R$ 4,2 bilhões e participação recorde de 65% do total investido em
publicidade.
Depois de TV, jornais e revistas mantiveram as maiores participações no
bolo publicitário, atingindo 13% e 5,5% do investimento total em março,
respectivamente.
A receita de publicidade dos jornais cresceu 5,5%, para R$ 777 milhões.
A publicidade das operações on-line dos jornais, medida pela primeira vez, alcançou 0,43% do total.
INTERNET
Com 40% de expansão na receita nos últimos quatro anos, a internet
passou a ter 5,7% de bolo publicitário. O valor não contabiliza links
patrocinados nem anúncios em redes sociais.
"Se somarmos todas as ações na rede, a participação vai a 8%", diz Ari Meneghini, diretor do Interactive Advertising Bureau.
"Se somarmos todas as ações na rede, a participação vai a 8%", diz Ari Meneghini, diretor do Interactive Advertising Bureau.
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