terça-feira, 12 de junho de 2012

Publicitário cria dicionário para estimular a criatividade

Jovem investe em ferramenta on-line que reúne verbetes, citações, referências de imagens e músicas e desenvolve plataforma integrada para auxiliar estudantes e profissionais na busca por boas ideias. 


Há quatro anos o publicitário Felipe Iszlaji de Albuquerque trabalha no que pode ser a sua ideia de um milhão de reais.
Depois de se formar em cinema e atuando em uma agência de publicidade no interior de São Paulo, ele buscava constantemente fontes de novas ideias que o auxiliassem no trabalho criativo diário. Foi então que conheceu o dicionário analógico por meio de um amigo.
O livro,organizado pelo professor Francisco dos Santos Azevedo, já foi referência e fonte de inspiração para compositores como Chico Buarque e Arnaldo Antunes. "Vi em uma entrevista o Chico dizendo que aquele era seu livro de cabeceira. Fui atrás da publicação e dois meses depois encontrei uma edição de 1983 em um sebo de São Paulo".
Com o livro nas mãos Albuquerque pensou em aperfeiçoar o seu uso e teve a ideia de criar uma única plataforma que combinasse esta e outras publicações na internet. Nascia assim o Dicionário Criativo. "Todos os dias eu me via com várias abas do navegador abertas e pensei, por que não facilitar e colocar todos estes serviços em um único lugar?", revela.
A primeira versão já tem data para ser lançada: 19 de junho. "Dia do aniversário do Chico Buarque e coincidentemente o meu também", brinca Albuquerque.
A ferramenta reúne citações, sinônimos, expressões populares, rimas, poemas e até um banco de imagens. Ao digitar uma palavra, o sistema puxa todas as referências cadastradas e as oferece em uma mesma página para o usuário. A resposta com todo o conteúdo relacionado surge na tela em poucos segundos.
"Pode ser usado por estudantes, profissionais de comunicação e de outras áreas também". Em breve, a ferramenta deverá receber novos conteúdos, inclusive em áudio e vídeo. "Nossa ideia é fazer com que os usuários também possam inserir suas referências no dicionário, algo semelhante ao Wikepedia", explica Albuquerque.
Ideia premiada
O projeto se tornou não só o tema de sua tese de doutorado, que será concluído em fevereiro de 2013, como garantiu ao jovem o prêmio Santander de Empreendedorismo 2011, na categoria Tecnologias da Informação e da Comunicação. Com um troféu no currículo e uma empresa recém-aberta, Albuquerque agora busca parceiros para as próximas fases do trabalho.
Quem quiser conhecer e testar a versão beta do Dicionário Criativo antes do seu lançamento pode adicionar os perfis da empresa no Twitter e no Facebook.
Em poucos dias o internauta recebe uma senha provisória para navegar pelo conteúdo no site.
Albuquerque conta que a ideia inicial é manter uma parte do material disponível gratuitamente.
No caso de conteúdos específicos, como os relativos a profissões ou termos técnicos, a previsão é de que o conteúdo seja pago. Em breve, a ferramenta estará disponível em inglês. "Também estamos estudando a viabilidade de fazer versões em espanhol e francês", revela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário