Chevrolet Cruze Sport 6 e Peugeot 308 são os lançamentos recentes do disputado segmento de hatch médios
Eles são as duas ultimas bolachas do pacote. Mal conhecem as ruas
tupiniquins. Acabaram de ser lançados. São debutantes em um dos
segmentos mais concorridos e desejados. Tratam-se pelo nome Chevrolet
Cruze Sport6 e Peugeot 308 e estão loucos para conhecer a garagem dos
brasileiros. Para isso aceitaram duelar.
O Peugeot 308 se apresenta na sua versão de gala, a Feline, que é a
topo de linha, oferecida a partir de R$ 65.990. Para se equiparar em
preço, o Sport6 entra na disputa em sua configuração LT com caixa
automática (a topo é a LTZ) que sai por R$ 65.039. Apenas R$ 951 menos.
Os dois chamam a atenção. Os hatch estão em dia com os seus pares
europeus. Algo raro no segmento. Hyundai i30 e Ford Focus mudam este
ano.
O Peugeot foi lançado por lá há mais tempo (chegou em 2007 e sofreu
um facelift em 2011), mas por aqui é novidade e suas linhas conquistam. A
luz diurna com LEDs chama a atenção, assim como o imenso teto solar com
4,86 m² de superfície envidraçada. O senão fica pela dianteira baixa,
que raspa com frequência.
Já o Cruze Sport6 optou pela descrição nas formas, como manda um
projeto feito por coreanos, mas para ser vendido em mais de 100 países.
Por dentro os hatch dão show de conforto e equipamentos (saiba mais
na próxima página). Porém o Chevrolet tem entre-eixos maior (2,68 metros
contra 2,60 m) e isso se reflete em mais espaço para os ocupantes do
banco traseiro. Não muito, é verdade. O Peugeot dá o troco com uma maior
capacidade do porta-malas (430 litros contra 402 litros do rival).
Motor / Hora de virar a chave e acelerar. A Peugeot
equipou o 308 com o conhecido 2.0 16v flex, que rende até 151 cavalos de
potência (álcool). Já o Cruze Sport6 apresenta o recém-lançado Ecotec
1.8 16v, que entrega até 144 cv (álcool).
Armas postas à mesa, a maior cavalaria do 308 sugere vantagem ao modelo francês, porém, na prática, ela não ocorre.
A culpa recai sobre a caixa automática de quatro velocidades. É a
mesma usada no finado 307. O modelo recebeu melhorias (reclamações de
demora nas arrancadas ficaram no passado), porém a caixa ainda mostra
certa indecisão.
A opção de trocas manuais na alavanca minimiza o problema, mas neste
caso cabe a questão: para que pagar por um câmbio automático? Outros
problemas são o consumo maior e o aumento do barulho interno. Rodando a
120 km/h o propulsor rosna a 3.300 rpm.
O trabalho áspero do câmbio do 308 não seria tão perceptível se do outro lado não estivesse o câmbio de seis marchas da Chevrolet. Mais moderno, o equipamento está em sintonia com o Ecotec. A 120 km/h as rotações ficam em 2.800 rpm.
O trabalho áspero do câmbio do 308 não seria tão perceptível se do outro lado não estivesse o câmbio de seis marchas da Chevrolet. Mais moderno, o equipamento está em sintonia com o Ecotec. A 120 km/h as rotações ficam em 2.800 rpm.
Mesmo não sendo equipados com a precisa suspensão traseira multilink
do Ford Focus, os conjuntos de 308 e Sport6 cumprem com firmeza o seu
trabalho. Sendo que a suspensão do 308 é mais rígida.
Peugeot 308 e Cruze Sport6 estão acima da concorrência, mas guardam diferenças entre si. Seja no preço ou na mecânica. O fato é que ambos são bolachas saborosas.
Peugeot 308 e Cruze Sport6 estão acima da concorrência, mas guardam diferenças entre si. Seja no preço ou na mecânica. O fato é que ambos são bolachas saborosas.
Ficha técnica: 308 Feline
PREÇO: R$ 65.990 (básico)
ORIGEM: Argentina
MOTOR: Transversal, dianteiro, quatro cilindros em linha, 16
válvulas, 1.997 cm³, flex. Potência máxima de 143 cv (gasolina) a 6.250
rpm e 151 cv (álcool) a 6.000 rpm. Torque de 20 kgf. m (g) a 4.000 rpm e
22 kgf.m (a) a 4.000 rpm.
TRANSMISSÃO: Câmbio automático de 4 velocidades. Tração dianteira
DIMENSÕES 4,27 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,49 m de altura e 2,60 m de entre-eixos
FREIOS: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
PNEUS: 225/45 R17
DESEMPENHO: De 0 a 100 km/h em 10,5 s (g) e 9,9 s (a) e velocidde máxima de 199 km/h (g) e 206 km/h (a)
PORTA–MALAS: 430 litros
DESEMPENHO: De 0 a 100 km/h em 10,5 s (g) e 9,9 s (a) e velocidde máxima de 199 km/h (g) e 206 km/h (a)
PORTA–MALAS: 430 litros
Ficha técnica: Cruze Sport6 LTZ Automático
PREÇO: R$ 65.039 (básico)
ORIGEM: Brasil
MOTOR: Transversal, dianteiro, 1.796 cm³, quatro cilindros em linha,
16 válvulas, flex. Potência máxima de 140 cv (gasolina) e 144 cv
(álcool) ambos a 6.300 rpm. Torque de 17.8 kgf.m (g) e 18.9 kgf.m (a)
ambos 3.800 rpm
TRANSMISSÃO: Câmbio manual automático de seis velocidades. Tração dianteira
DIMENSÕES 4,51 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,47 m de altura e 2,68 m de entre-eixos
FREIOS: Discos na dianteira e
na traseira
na traseira
PNEUS: 225/50 R17
DESEMPENHO: De 0 a 100 km/h em 10,8 s (g) e 10,7 s (a) e máxima de 203 km/h (g) e 204 km/h (a)
PORTA-MALAS: 402 litros
DESEMPENHO: De 0 a 100 km/h em 10,8 s (g) e 10,7 s (a) e máxima de 203 km/h (g) e 204 km/h (a)
PORTA-MALAS: 402 litros
Peugeot leva a melhor nos equipamentos
Os dois hatch não se intimidam quando o assunto é equipamento. Ambos
vêm recheados. Mas enquanto o Peugeot 308 mostra todas as suas
“ferramentas”, o Cruze Sport6 esconde parte do seu poder de fogo
(lembre-se que a versão topo de linha é a LTZ, que é vendida por R$
72.094). E isso faz a diferença.
É verdade que tanto Sport6 quanto 308 tem bons atributos. São itens
de série nos dois: ar-condicionado digital (sendo que no 308 ele é
bizone e com saída de ar traseira), computador de bordo, freios ABS com
controle de tração e estabilidade, direção elétrica, airbags dianteiros
e laterais (o 308 tem ainda dois airbags do tipo cortina), sensor de
chuva, retrovisor eletrocrômico, vidros elétricos, rodas de liga leve
aro 17, faróis de neblina, piloto automático, CD Player com bluetooth,
entre outros.
Porém, apenas o 308 traz teto solar panorâmico, sensores crepuscular e
de estacionamento, bancos forrados em couro, retrovisores externos
rebatíveis eletronicamente e luzes diurnas em LED. Todos estes
equipamentos a mais devem pesar na escolha.
Os dois não gostam de opcionais .O único item a parte do Sport 6 é a
pintura metálica, por R$ 935. Já no Peugeot, além da pintura metálica
(entre R$ 500 e R$ 1.100), apenas o GPS integrado é vendido à parte, por
R$ 2.000.
Nenhum comentário:
Postar um comentário