Compacto chega com estilo para rebater a concorrência. Espaço interno surpreende e preço está na média
O Sonic foi lançado. Mas isso todo carro que vemos na rua um dia
também foi. Não, você não entendeu. O Sonic foi realmente lançado. Ele
despencou de um avião junto com um bando de paraquedistas. Na cena, o
carro cai em ritmo de malabarista, com piruetas e cambalhotas até que um
gigantesco paraquedas se abre.
Radical? Pois em outros momentos o pequeno aparece fazendo bungee
jump ou em parafuso imitando uma manobra de skate. As cenas (confira
aqui: http://migre.me/9j6zx) fazem
parte da companha publicitária “Let’s do it” (“vamos fazer isso”, em uma
tradução literal) que apresentou o hatch nos EUA no fim do ano passado.
Publicidade a parte, os vídeos mostram o jeitão do carro da Chevrolet,
que chega ao país deste mês nas variações hatch e sedã. Os preços, já
com o IPI reduzido, vão de R$ 46.200 até R$ 56.100.
O Sonic chega para ser divertido. Um contraste à sobriedade da
família Agile/ Cobalt e o requinte dos Cruze (tá certo que a receita
ficou muito melhor no hatch). O compacto, que aposenta de vez a família
Astra, tem as suas sacadas. O painel de instrumentos, por exemplo, tem
formato inusitado. Inspirado no cluster das motos, assim como os faróis
dianteiros (que também se assemelham ao dos antigos BMW), tem um grande
conta-giros analógico e um visor digital em tela de LCD. Há ainda as
estilosas saídas de ar nas extremidades. Já as maçanetas das portas
traseiras no hatch ficam escondidas na coluna C.
Ainda no hatch, a traseira lembra a dos compactos à venda no Japão.
Talvez a proximidade tenha inspirado os coreanos, que são os pais do
projeto (a primeira geração do Sonic, ou Aveo, tinha origem Daewoo). O
sedã é mais contido no aspecto design, mas também atrai olhares.
Por fora, o Sonic é pequeno. O hatch, por exemplo é apenas quatro centímetros maior que o Agile, enquanto o sedã perde feio para o grandalhão Cobalt (menos oito centímetros). Mas por dentro há espaço de sobra para quatro adultos.
Por fora, o Sonic é pequeno. O hatch, por exemplo é apenas quatro centímetros maior que o Agile, enquanto o sedã perde feio para o grandalhão Cobalt (menos oito centímetros). Mas por dentro há espaço de sobra para quatro adultos.
Talvez por isso, a Chevrolet colocou quatro jornalistas por carro no
teste drive entre o Rio de Janeiro e Búzios. Sem citar nomes e em uma
conta rápida o nosso Sonic carregou mais de 400 quilos. Sendo que um
ocupante tinha mais de dois metros de altura e o outro beirava os 1,90
m. E não é que todo mundo coube confortavelmente. Uau!
Força /Ponto também para o esperto motor Ecotec 1.6
16v que aguentou o grupo sem se intimidar. Dotado de duplo comando de
válvulas continuamente variável (Dual CVVT) o propulsor entrega até 120
cavalos de potência quando abastecido com etanol. Mesmo com carga
máxima, o Sonic fez ultrapassagens com relativa folga.
Foram dois dias de teste. O primeiro feito com a versão hatch LTZ com câmbio automático. Com essa transmissão o Sonic roda sem muito esforço e as trocas são pouco sentidas. A 120 km/h as rotações estão em 2.800 rpm. As mudanças de marcha podem ser feitas ainda por botões na alavanca. Já a suspensão do hatch se mostrou mais firme que a do sedã, como comprovamos no segundo dia.
O Sonic é recheado de boas soluções, como os 14 porta-objetos e o
porta-luvas duplo. Mas há pecados. Enquanto o hatch apresenta um
porta-malas de apenas 265 litros, o sedã traz um teto curto para os
ocupantes do banco traseiro. Quem senta atrás sente a cabeça esquentar
por conta da passagem dos raios solares pelo vidro. Para tentar
minimizar o problema, os engenheiros bolaram um aplique na parte de cima
do vidro. Ajuda, mas não resolve.
O Sonic é divertido. Falta saber como será a sua aterrissagem em
terras brasileiras. A ideia e vender até 1.200 deles por mês. / Viagem
feita a convite da Chevrolet.
Ficha técnica: Sonic
PREÇO: R$ 46.200 (básico hatch)
ORIGEM: Coreia do Sul
MOTOR: Transversal, dianteiro, 1598 cm³, quatro
cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, flex. Potência de 116 cv
(gasolina) e 120 cv (álcool) ambos a 6.000 rpm. Torque de 15,8 kgf.m
(g) e 16,3 kgf.m (a) ambos a
4.000 rpm.
4.000 rpm.
TRANSMISSÃO: Câmbio manual de cinco velocidades ou seis automática.
DIMENSÕES: 4,03 m (hatch) ou 4,39 m (sedã) de comprimento, 1,73 m de largura, 1,51 m de altura e 2,52 m de entre-eixos
FREIOS: Discos na dianteira e tambor na traseira
PNEUS: 195/65 R 15 (LT) ou 205/55 R16 (LTZ)
TANQUE: 46 litros
Preços do Sonic / VERSÕES PREÇO (R$)LT Hatch 46.200
LTZ Hatch 48.700
LT Sedã 49.100
LTZ Sedã 51.500
LTZ A/T Hatch 53.600
LTZ A/T Sedã 56.100
LTZ Hatch 48.700
LT Sedã 49.100
LTZ Sedã 51.500
LTZ A/T Hatch 53.600
LTZ A/T Sedã 56.100
Equipamentos estão na média da concorrência
A lista de concorrentes do Sonic é grande. Ford New Fiesta, Honda
City, os Fiat Punto e Linea, Volkswagen Polo, Citroën C3 e Kia Cerato
são os mais previsíveis. Para fazer frente aos rivais, a Chevrolet
lança o seu compacto premium (leia-se, veículo de pequenas dimensões,
mas recheado de equipamentos e personalidade) com variações sedã e hatch
nas configurações LT e LTZ e câmbio manual e automático.
Ar-condicionado, airbags dianteiros, direção hidráulica, computador
de bordo, ABS com EBD, trio elétrico, rodas de liga leve aro 15 e
desembaçador do vidro traseiro são de série desde a versão LT sedã ou
hatch. Já a LTZ traz ainda: sensor de estacionamento, faróis de neblina,
rodas de liga leve aro 16, descansa braço central, controle de rádio no
volante e rede porta-objetos. As versões com câmbio automático vêm
equipadas ainda com piloto automático.
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