A redução dos preços de carros novos e usados, juntos, causou impacto de 0,16 ponto porcentual negativo no índice de junho
O Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística considera que, com a redução do IPI, a partir de 21 de maio,
os preços dos automóveis novos caíram 3,50%
Rio de Janeiro - A principal contribuição para a desaceleração do
IPCA-15 de 0,51% em maio para 0,18% em junho veio do grupo Transportes,
cuja variação passou de -0,25% para -0,77%. O Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE)
considera que, com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados
(IPI), a partir de 21 de maio, os preços dos automóveis novos caíram
3,50%, com impacto de 0,12 ponto porcentual negativo, o mais baixo no
mês.
Com isso, foi influenciando também o mercado de usados, cujos preços
ficaram 2,62% menores, com impacto de 0,04 ponto negativo. A redução dos
preços de carros novos e usados, juntos, causou impacto de 0,16 ponto
porcentual negativo no índice de junho.
Ainda no grupo Transportes, contribuíram para a desaceleração do
IPCA-15 as variações dos preços do etanol (-1,51%), por causa da baixas
cotações da cana-de-açúcar, e da gasolina (-0,37%).
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