Desvalorização e taxas de juro são barreiras para lojistas. Em alguns casos, carro 0km pode custar o mesmo que um seminovo financiado
A redução do IPI elevou as vendas de carros 0km a um
patamar acima do esperado. Algumas concessionárias registraram 150% de
aumento no movimento durante o último fim de semana – veja mais. Na
contramão dos bons números do mercado de carros novos, o segmento de
usados, que já não empolgava, entra em um período delicado.
Com a redução do IPI e os subsídios da
indústria automobilística, a procura pelos carros seminovos despencou.
Alguns proprietários de lojas do Rio de Janeiro já falam em movimento
50% inferior ao do ano passado.
De
acordo com a Assovepar, a Associação dos Revendedores de Veículos
Automotores no Estado do Paraná, o preço dos usados caiu até 15% nos
cinco primeiros meses do ano, culpa do IPI, IOF sobre financiamentos e
taxas de juros. Momento bom para comprar um seminovo? Calma, camarada.
O mercado de seminovos apresenta algumas dificuldade de crédito –
alguns bancos abandonaram este mercado e os que ainda atuam na área
estão mais rigorosos – e taxas de juros menos competitivas. Enquanto
algumas concessionárias de 0km oferecem taxas de 0,99% ao mês, as
revendedoras de seminovos têm margens entre 1,2% e 1,4%. Diluindo o
pagamento com o tempo, um carro zero pode custar o mesmo que um usado.
A solução encontrada por comerciantes da área para superar o momento
foi reduzir as margens de lucro. No Auto Shopping Cidade Empresarial de
Campo Grande (MT), um dos maiores centros comerciais de carros da
cidade, as vendas já caíram 40%. Os 32 lojistas do espaço consideram
reduzir as margens de lucro em até 15%, dependendo do carro.
Em 2008, quando o governo retirou a cobrança do IPI para aquecer as vendas de automóveis novos no auge da crise econômica internacional, várias lojas revendedoras não resistiram à medida e fecharam as portas.
Em 2008, quando o governo retirou a cobrança do IPI para aquecer as vendas de automóveis novos no auge da crise econômica internacional, várias lojas revendedoras não resistiram à medida e fecharam as portas.
O momento atual não é tão crítico – mesmo porque o IPI reduzido tem
data para acabar: 31 de agosto. O mercado espera que, em 30 dias, as
revendedoras de seminovos já estejam adaptadas aos efeitos do desconto.
SINAL AMARELO
Um dos efeitos da redução do IPI foi a desvalorização dos carros usados. Se você está pensando em vendeu seu carro, esse provavelmente não é o melhor momento. Enquanto o preço dos novos recuou em até 10%, os seminovos desvalorizaram mais. Isso quer dizer que talvez dar o seu usado de entrada em um 0km não seja tão vantajoso, mesmo que o novo esteja bem abaixo do valor antigo. A dica é pesquisar, e muito! E comprar um novo sem dar o seu como entrada, se isso for possível. Pelo menos não agora.
Um dos efeitos da redução do IPI foi a desvalorização dos carros usados. Se você está pensando em vendeu seu carro, esse provavelmente não é o melhor momento. Enquanto o preço dos novos recuou em até 10%, os seminovos desvalorizaram mais. Isso quer dizer que talvez dar o seu usado de entrada em um 0km não seja tão vantajoso, mesmo que o novo esteja bem abaixo do valor antigo. A dica é pesquisar, e muito! E comprar um novo sem dar o seu como entrada, se isso for possível. Pelo menos não agora.
fotos: reprodução internet
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