O número de acidentes envolvendo a rede elétrica em São Paulo
desde 2007 chegou a 607 (até dezembro de 2011), sendo que, destes, 117
foram fatais, segundo informações oficiais da AES Eletropaulo. De posse
desses dados, a agência Dim&Canzian foi acionada para desenvolver um
trabalho de comunicação com o objetivo de conscientizar a população e
reduzir essa estatística.
Foi assim que surgiu, em 2011, a campanha “Conscientizar para salvar
vidas”, da AES Eletropaulo, cujo balanço final acaba de ser divulgado:
foi registrada queda de 30% nos acidentes fatais envolvendo a população e
a rede elétrica, o que superou em 70% a meta original da empresa.
"Não é difícil descrever a felicidade que temos quando as nossas campanhas superam as expectativas dos clientes.
Mas quando se cria uma campanha que salva vidas, pode ter certeza que a
sensação é indescritível", declara Michele Dim D'Ippolito, sócio e
diretor de criação e planejamento da Dim&Canzian.
A estratégia teve como peça principal o docudrama intitulado: “Por um
Fio” que através de depoimentos verídicos, retratou histórias de pessoas
que tiveram suas vidas afetadas por acidentes com a rede
elétrica. Dirigido por Paula Goldman, o documentário foi apresentado por
meio do projeto “cine na rua”, uma caravana itinerante que levou cinema
gratuito para grande parte das comunidades carentes dentro a área de
concessão do cliente.
Além disso, a campanha focou em mídia de massa, com presença nos
principais jornais, metrô e em TV e rádio com versões reduzidas do
docudrama. A estratégia também estendeu-se à patrocínios a eventos
culturais e esportivos.
Para cobrir o momento do risco, agentes de campo estiveram presentes em
pontos estratégicos na hora exata do perigo. Através de blitzes,
workshops e mini palestras, promotores levaram conscientização e
conhecimento de porta em porta. Além disso, nas lojas de construção os
clientes receberam dicas de segurança
dentro de kits distribuídos nos caixas enquanto sistema de rádio
interno reforçava mensagens chave de segurança. Os materiais de
construção que oferecem maior risco e as embalagens de papel de pipas
também foram adesivados com mensagens de perigo.
A campanha também se inseriu nos principais momentos de lazer do
target. A Dim&Canzian distribuiu tabelas do campeonato paulista de
futebol com dicas de segurança na bilheteria dos estádios e também
leques de papel com avisos de perigo, em ensaios das Escolas de Samba de
São Paulo.
"Mais do que encontrar o target nos momentos específicos e conseguir a
sua atenção, fazê-lo entender a mensagem e de forma direta foi o nosso
grande trunfo nesta campanha", analisa Marcio Canzian, sócio e diretor
de mídia da agência.
“Identificamos a necessidade de sermos realistas, inserindo na campanha
as situações de risco que fazem parte do dia a dia deste publico.
Entender o comportamento das pessoas reproduzindo os hábitos que colocam
em risco a sua vida quebra qualquer resistência e a mensagem é
assimilada. Isso representa uma estratégia assertiva”, explica Márcia
Magno, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da AES Eletropaulo.
Veja o vídeo:
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