Não divulgue sua agência com videoclipes
Agência do Texas repete estratégia adotada por outras agências e não agrada mídia norte-americana
Os videoclipes produzidos pelas agências para se autopromoverem não
costumam ter resultados dos mais interessantes. Em reportagem publicada
nesta quarta-feira, 30, o Adweek relatou mais um caso do gênero. A
pequena GCG Marketing, do Texas, lançou um vídeo em que um rapaz canta
um rap sobre os valores da agência. O veículo norte-americano até
apontou pontos positivos no vídeo, que foi “produzido de forma
competente”, mas atacou: “trata-se de um rapaz cantando rap sobre uma
agência de publicidade. Nada bom pode sair de algo assim”.
No
passado recente, outras empresas adotaram o mesmo artífice, como a
SapientNitro de Nova York. A ação de novembro de 2011 foi chamada pelo
Adweek, na ocasião, de “catástrofe em mídias sociais da semana”. Isso
porque além de lançar o vídeo que trazia frases como “Yeah, eu trabalho
na Sapient e sou um engenheiro das ideias”, a agência apagou comentários
negativos sobre o vídeo, o que só piorou a situação.
O caso
favorito do Adweek foi da Bold Ogilvy de Atenas. “O que eles
estavam pensando?”, questionou a publicação na ocasião do lançamento da
peça, em outubro de 2008. O vídeo mostrou o clipe da música “A Ballad to
David”, uma “homenagem” em música pop sobre David Ogilvy, fundador da
rede.
No Brasil, a iniciativa é pouco comum, mas um vídeo no
qual a DM9DDB comemorava o título de Agência do Ano no Festival de
Cannes de 2009 atraiu repercussões negativas. A peça foi vista por 15
mil pessoas e 15 delas gostaram, e outras 101 não gostaram. A maior
parte dos comentários é de teor negativo.
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