Quem disse que novato não tem responsabilidade? O Chevrolet Sonic acaba
de ser lançado no mercado brasileiro e já chega com a missão de resgatar
o público jovem da marca americana. Para atrair esse nicho, a montadora
mostrou o Sonic pelo Facebook e fez outras ações de marketing para
promover o novo modelo pela internet. O primeiro teste para a imprensa
seguiu a mesma linha, saindo do Rio de Janeiro para a badalada cidade de
Búzios, na região dos lagos.
O trajeto foi feito com um Sonic hatch LTZ - topo de linha. Por baixo do
capô está o motor Econotec6 1.6 l, de 16V e 120 cavalos de potência.
Com ele, o modelo mostra agilidade em arrancadas e retomadas, mesmo com
quatro ocupantes no carro. A unidade motora trabalha em harmonia com o
câmbio automático de seis marchas - o mesmo já utilizado no sedã Cruze.
As trocas de marcha são eficientes e a caixa não dá solavancos. É
possível ainda fazer a troca de marchas manualmente, através de um botão
na alavanca do câmbio.
Em trecho urbano, com asfalto irregular, dá para perceber que os ajustes
na suspensão - adaptados para o mercado brasileiro - deixaram o Sonic
firme e confortável. A nova calibragem também proporciona bom desempenho
nas curvas, mesmo nas mais sinuosas. O motor é silencioso, mas o
isolamento acústico não impede o barulho da rodagem de invadir a cabine
acima de 80 km/h.
Na Via Lagos, rodovia que leva do Rio de Janeiro a Búzios, motoristas
viram o pescoço por onde o Sonic passa. Desenvolvido e fabricado na
Coreia do Sul, o Sonic chama a atenção pelas linhas agressivas, pela
frente "bicuda" e pela grande entrada de ar dianteira. Os faróis são
inspirados nas motocicletas e compostos por dois "canhões" de luz de
cada lado. As colunas são grossas e estilosas, mas dificultam a
visibilidade na estrada e em situações como estacionamento.
Com 4,04 m de comprimento, 2,52 m de entre-eixos e 1,47 m de altura, o
Sonic hatch leva seus passageiros confortavelmente. No banco traseiro,
os joelhos não chegam a encostar no banco do motorista. Assim como o
design exterior, a GM fala com orgulho do resultado final do habitáculo
do Sonic. O quadro de instrumentos é também inspirado em motocicletas,
com conta-giros analógico, localizado bem ao lado de uma tela LCD, onde
ficam informações como velocidade (digital) e funções do computador de
bordo.
No restante do painel, é possível perceber a utilização de plástico
rígido rústico, além de certas imperfeições nos encaixes das partes. Na
versão testada - hatch LTZ -, os bancos são em couro sintético. No
revestimento das portas, apenas o mesmo material plástico. O interior
conta com boa oferta de porta-trecos e dois porta-luvas. Além disso, a
Chevrolet aposta nos três anos de garantia de fábrica e no design para
que o Sonic marque presença nos estacionamentos de faculdades, bares e
baladas.
O Chevrolet Sonic custará a partir de R$ 46.200, na versão hatch LT,
segundo informou a montadora. Para quem prefere o modelo sedã, o
lançamento não sai por menos de R$ 49.110 também na versão mais básica. A
montadora espera comercializar cerca de 1.200 unidades por mês do novo
modelo. Os principais concorrentes do Sonic hatch são Fiat Punto, Ford
New Fiesta hatch, Volkswagen Polo hatch e Honda Fit. Já o Sonic sedã
enfrenta Ford New Fiesta sedã, Volkswagen Polo sedã e Honda City. Na
versão LTZ, mais completa, os preços partem de R$ 51.500 (hatch) e R$
56.100 (sedã).
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