Com foco na Seleção, P&G descarta clubes
Anunciante diz que patrocínio ao Flamengo trouxe resultados
pontuais, mas foco será no patrocínio à Seleção Brasileira, contrato que
vai até 2014
A Procter&Gamble não tem planos de patrocinar clubes de futebol no
Brasil no curto prazo. No ano passado, a empresa teve uma experiência no
ramo ao estampar duas marcas na camisa do Flamengo: Duracell e
Gillette.
O contrato de R$ 6,6 milhões em cinco meses foi
negociado pela 9ine e gerou alguma rusga entre a empresa de Ronaldo e
outro parceiro de marketing do clube carioca, a Traffic, responsável
pelo projeto que levou Ronaldinho Gaúcho ao time. A parceria
Flamengo-Traffic já foi rompida.
O anunciante, apesar de manter distância dos clubes em sua estratégia de comunicação, afirma que o patrocínio ao Flamengo foi benéfico para suas marcas, de forma pontual. “Tínhamos
uma necessidade de divulgar a linha de creme de barbear da Gillette e,
nesse sentido, conseguimos fazer com que as pessoas entendessem que a
marca não é apenas lâmina de barbear. Outra marca que divulgamos foi
Duracell. Neste caso, a meta era ganhar espaço no mercado do nordeste e a
torcida do Flamengo está presente em todos os lugares do Brasil. Também
atingimos nossa meta”, descreve Gabriela Onofre, diretora de assuntos
corporativos.
A P&G, por meio da marca Gillette, irá focar
seus esforços no futebol no patrocínio à Seleção Brasileira de Futebol,
que dura até a Copa de 2014. Em nível global, o anunciante é
patrocinador também dos Jogos Olímpicos até a edição 2020. Para ativar o
apoio, a P&G lançou recentemente um comercial focado nas mães, que
gerou grande repercussão no Brasil. O País é o segundo do mundo em
acessos ao vídeo, com cerca de 1,5 milhão de visualizações, atrás
somente dos Estados Unidos (confira abaixo campanha global lançada
recentemente).
Sob o ponto de vista local, o anunciante
patrocina seis atletas brasileiros que irão aos Jogos de Londres: o
nadador Felipe França, os jogadores de volêi Jaqueline, Paula Pequeno e
Murilo, o futebolista Paulo Henrique Ganso e a atleta de salto com vara
Fabiana Murer. As marcas que se envolverão com os atletas são Gillete
(barbeador), Head & Shoulders (xampu), Oral B (higiene bucal), Ariel
(lava-roupas), Pampers (fraldas) e Pantene (produtos para o cabelo).
O esporte é visto pela empresa como estratégico para sua comunicação no
Brasil, já que ela mexe com a paixão dos brasileiros. Outros dos vieses
da P&G são o carnaval, as celebridades como Faustão, Luciano Huck,
Gisele Bundchen e Angelica, e as novelas.
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