Pesquisa abrangeu países da América Latina
Por iniciativa de Luca Lindner, presidente do McCann Worldgroup para
América Latina, Caribe, África e Oriente Médio, e coordenado
regionalmente pelo diretor de planejamento Josafá Solis, mais de 2,5 mil
funcionários da rede McCann da América Latina saíram às ruas para
pesquisar os hábitos de consumo da população em grandes centros urbanos.
Buenos Aires (Argentina), Caracas (Venezuela), Porto of Spain (Trinidad
e Tobago), San Juan (Porto Rico) e Cidade do México foram algumas das
cidades inseridas no estudo “Truth about street” que, no Brasil, contou
com São Paulo e Rio de Janeiro em seu mapa.
No país, a pesquisa foi concentrada em áreas habitadas principalmente
por pessoas das classes C e D. Na capital paulista, Itaim Paulista, Sé,
Itaquera, Tatuapé, Lapa, República, Freguesia do Ó, Vila Invernada,
Carandiru, Cidade Tiradentes, Jardim Marajoara e Jardim Cupecê estiveram
entre os bairros visitados. Já no Rio, os profissionais do escritório
carioca da WMcCann foram até regiões como Bangu, Bonsucesso, Cascadura,
Campo Grande, Penha, Madureira, Méier, Tijuca. As agências de ativação
do grupo no Brasil – Momentum, MRM e Future Brand – também participaram
das cerca de quatro mil entrevistas. A ação foi liderada pelo presidente
da WMcCann, Martin Montoya, com coordenação de Aloísio Pinto, vp de
planejamento.
O primeiro estudo, que segundo Lindner “é a primeira vez que ocorre
no mundo da publicidade com essa magnitude”, teve como pano de fundo a
coleta de informações e insights sobre o comportamento das pessoas em
relação ao tema “Comida na rua”. Ou seja, tudo o que os consumidores
podem comer e beber enquanto estão em trânsito.
Segunda Montoya, na pesquisa foi reforçada a percepção de que a
relação desses consumidores com as marcas é mais distante do que em
relação aos públicos A e B. “Para as empresas se relacionarem com esses
públicos, elas precisarão construir uma outra relação que vá além do
recall”, completa.
Em breve, o estudo deverá ser replicado para os escritórios do McCann Worldgroup nos Estados Unidos e Europa.
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