Sepex e Central de Outdoor lançam campanha que visa combate à droga em SP
Com o mote “Crack. Independência ou morte”, criado pela Agnelo
Pacheco, o Sepex (Sindicato das Empresas de Publicidade Exterior do
Estado de São Paulo) e a Central de Outdoor lançaram uma campanha que
tem como objetivo buscar a mobilização da população para a questão da
droga.
De acordo com Luiz Rodovalho, presidente do Sepex, a ideia surgiu por
conta da constatação do aumento de consumo do crack em todo o estado.
Um panorama sobre a presença das drogas no Brasil feito pela
Confederação Nacional de Municípios (CNM) apontou que cerca de 84,5% das
cidades enfrentam problemas com a circulação de substâncias tóxicas em
seu território. Ele disse que ninguém pode ficar com os braços cruzados
diante desse cenário, além de também ser o papel do sindicato o de se
engajar em causas sociais que possam trazer algum benefício para a
cidade. “O crack é um problema de todos, e se não o enfrentarmos com
coragem e determinação ele se espalhará e se fixará em cada rua das
cidades de nosso estado”, ressalta.
A ação, que conta exclusivamente com peças de mídia exterior, começa a
ser veiculada nesta terça-feira (10) e vai atingir 645 municípios de
São Paulo, por meio da veiculação de cerca de dois mil outdoors e
painéis de estrada. Por conta da Lei Cidade Limpa, a cidade de São
Paulo, uma das mais atingidas pelas drogas, ficará de fora da campanha.
Para o executivo, é muito “triste” que uma campanha dessa importância
não possa ser veiculada na capital, por conta da legislação. “Além de
não termos mais um meio importante como a mídia exterior, com essa
proibição, hoje temos uma cidade cinza e sem cor, diferente do que
acontece em vários locais do mundo, onde não existe esta restrição e as
vinculações são feitas de forma ordenada e harmônica”, ressalta.
A campanha ainda contará com a realização de um concurso cultural
dirigido a estudantes universitários de 40 instituições de 15
municípios. Para participar, os interessados deverão criar peças de
outdoor tendo como tema o alerta ao consumo de drogas, além de outros
aspectos como a dificuldade de se deixar a dependência, a exclusão
social e o risco iminente de morte. Os 20 melhores trabalhos farão parte
de uma exposição itinerante, que irá percorrer várias cidades do Brasi.
E os três primeiros colocados serão premiados com um iPad cada e também
terão suas peças como parte da campanha.
Segundo Rodovalho, esta é a maior ação social realizada pela mídia
exterior em São Paulo. “Com o alcance e a importância que essa mídia
possui para mobilizar todas as camadas da população, esperamos impactar
de forma decisiva cada habitante desses municípios”.
O executivo disse que o objetivo do Sindicato é fazer com que as
pessoas não entrem no crack, já que é um caminho difícil de retornar.
Para isso, também pretende conseguir apoio de outros meios que possam se
engajar no movimento, como o rádio e jornal, por exemplo.
Marcelo Moura, presidente da Central de Outdoor, afirmou que “muitas
campanhas têm sido feitas nesse sentido, mas agora queremos ter uma
ação igualmente forte e consistente, com exposição contínua dessas
mensagens nos outdoors e painéis”. De acordo com ele, o objetivo é
conseguir engajar todas as esferas da sociedade como entidades
representativas, órgãos públicos, organizações não governamentais. “A
ideia é evitar que esse mal se instale definitivamente nas cidades”.
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