Quais dispositivos o brasileiro usa
para consumir notícias online e como isso acontece em cada hora do dia?
Como está o avanço da audiência nas diversas regiões do País? Qual o
papel de buscadores e redes sociais na geração de tráfego para sites
noticiosos? Para responder essas e outras perguntas importantes sobre a
audiência web no Brasil, o Instituto Verificador de Circulação (IVC)
acaba de lançar estudo com dados sobre a origem do tráfego online. O
levantamento foi baseado em informações de ferramentas web analytics,
entre janeiro e dezembro de 2011. No total, o Instituto verifica a
audiência de 67 websites e 21 deles fizeram parte da amostragem da
pesquisa.
O documento compilado pelo IVC revela crescimento médio de 29% da audiência web no Brasil.
A segmentação por regiões aponta alta mais forte no Nordeste, com
aumento de 50%. Além do crescimento orgânico, a pesquisa mostra a
participação de cada região, considerando todo o tráfego.
Outro destaque do estudo é referente ao acesso móvel. O Instituto
constata aumento de 400% na utilização de aparelhos móveis. A evolução é
ainda maior no caso dos smartphones, que tiveram elevação de 563% na
geração de tráfego. O estudo também mostra detalhamento exclusivo com os
acessos por dispositivos divididos por faixa horária.
O papel das redes sociais e dos buscadores na busca por notícias também
foi abordado, com a participação individual e variação ao longo do ano
passado. O movimento mostra forte evolução do Facebook e supremacia do
Google entre os buscadores. Além disso, é possível conhecer os
navegadores que estão na preferência dos brasileiros e, até mesmo, quais
as marcas de smartphones mais usadas no acesso à web.
Segundo Pedro Martins Silva, presidente executivo do IVC, a internet
como fonte de notícias está em franco crescimento, favorecida por melhor
qualidade da banda larga e maior pluralidade na oferta
de dispositivos. “A segmentação por regiões brasileiras indica que o
crescimento mais acelerado acontece nas localidades de menor uso
proporcional”, ressalta. Para o executivo, o IVC dá um enorme passo ao
disponibilizar o estudo da audiência web. “A iniciativa amplia
significativamente o volume de dados disponíveis no mercado. Esta é a
contribuição do IVC para fomentar reflexões sobre a comunicação nos
meios digitais. Os novos dados devem dar novos parâmetros para nortear o
planejamento de campanhas e direcionar os investimentos em mídia”,
enfatiza.
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