Semana de aquisições para WPP e Publicis
Compras seguem movimentos recentes e indicam algumas de suas prioridades: China para os franceses, e public affairs para os britânicos
Dois dos maiores grupos da publicidade mundial se movimentaram nesta semana e indicaram algumas das prioridades que possuem em sua política de aquisição. O Publicis Groupe anunciou a compra de 100% da Gomye, agência digital full service que tem escritórios em Pequim e em outras duas cidades chinesas. A aquisição está em consonância com os objetivos de Maurice Lévy, que foca sua política de compras em empresas digitais e nos mercados emergentes.
A Gomye mudará seu nome para Publicis Modem, em um movimento parecido ao que envolveu a AG2 no Brasil. A agência de César Paz, que tem 62% de suas ações nas mãos do grupo francês, foi renomeada para AG2 Publicis Modem. Desta forma, conseguiu manter o nome que a consagrou no mercado, ao contrário dos chineses.
O Publicis destacou que a aquisição dará acesso às cidades de Chengdu e Chongqing, que são prioritárias para os planos da China para desenvolver sua economia até 2016.
Outras aquisições recentes do Publicis na China foram Wangfan, Genedigi, Dreams, Interactive Communications e Eastwei RElationse em um movimento que ocorre desde novembro de 2010. A ideia do Publicis é dobrar de tamanho naopaís até 2012, na comparação com 2010.
WPP mais político
O WPP, por seu turno, adquiriu uma empresa de relações públicas nos Estados Unidos: a The Glover Park Group. A empresa tem clientes importantes na política e muitos de seus funcionários tiveram posições de liderança na Casa Branca e no Senado durante os governos Clinton, Bush e Obama. Além disso, a empresa participou de campanhas eleitoras.
Há um ano, o WPP havia adquirido a Blue State Digital, agência de redes sociais que liderou os esforços digitais da campanha de Barack Obama no que tange a levantamento de recursos. Também fazem parte do grupo a Burson-Marsteller e Ogilvy PR, que tem importantes unidades de public-affair.
Com informações do AdAge.
Nenhum comentário:
Postar um comentário