A italiana Luxottica, a maior fabricante de óculos do mundo, confirmou nesta quinta-feira acordo para comprar a brasileira Tecnol por cerca de 110 milhões de euros para aumentar a presença em um dos mercados de luxo que mais crescem.
A fabricante das marcas Ray-Ban e Oakley disse que o negócio permitirá a ela produzir localmente, além de cortar os altos impostos de importação que pesam sobre muitos fabricantes de luxo estrangeiros que estão entrando no Brasil.
"O Brasil é um dos países onde a Luxottica quer ter uma presença doméstica como ocorre na Itália", afirmou o presidente-executivo da companhia, Andrea Guerra, em comunicado.
Pelo acordo, que será concluído no começo de 2012, a Luxottica inicialmente comprará 80% da companhia brasileira e o restante nos próximos quatro anos.
A fabricante de marcas importantes de óculos, como Prada e Tiffany, prevê dobrar as receitas na América Latina para 360 milhões de euros no próximo ano, afirmou Guerra ao jornal "Il Sole 24 Ore" nesta quinta-feira.
A Luxottica é uma das várias fabricantes de artigos de luxo que estão trabalhando para comprar produtoras e distribuidoras em mercados importantes, em um movimento para reduzir custos e agilizar entregas.
Neste ano, a Luxottica comprou a rede varejista de óticas Multiopticas International, juntamente com duas redes varejistas no México.
A companhia italiana prevê que o Brasil se tornará um dos cinco mais importante mercados para a divisão de atacado, enquanto se procura se expandir na China, Índia, México e Turquia.
O mercado de luxo no Brasil é avaliado em 2,3 bilhões de euros e vem crescendo a uma taxa anual de 45% nos últimos oito anos, de acordo com a associação italiana de artigos de luxo Altagamma e a consultoria norte-americana Bain & Co.
Nenhum comentário:
Postar um comentário