Minha definição de marca é: "o sentimento que uma pessoa tem em relação a uma entidade (empresa, produto/serviço ou outra pessoa)."
Isso vem daquela impressão que se sente no contato - que pode ser criada, orientada através de um trabalho detalhado e simples, considerando nossos sentidos vitais, como a visão: partindo de uma boa apresentação institucional, propagandas que funcionem pela capacidade de criar empatia, emoção, identificação.
Podemos incluir na apresentação institucional a decoração do ambiente/estabelecimento. Podemos ainda acrescentar a fragrância, iluminação, organização e porque não dizer a higiene geral. Incluir a boa recepção com o cafezinho ou chá/água de qualidade, orientar a boa apresentação e cortesia de funcionários. Enfim, considerar todos sentidos vitais responsáveis pela sensação que se tem interagindo com a marca.
O que quero dizer com isso? Que não basta a competência na Propaganda, no Marketing. A comunicação total deve estar em harmonia!
É claro que o meu discurso se direciona ao perfil da maioria de nossos clientes: pequenas e médias empresas em expansão. E, porque não aprender um pouco com as grandes marcas já consolidadas? Vamos nos inspirar em quem dá certo, e inovar!
Ajude a a escolha do seu cliente
Digamos que você ganhou na mega-sena e está com vontade de comprar um carro de luxo. Ao analisar algumas possibilidades, você vê de um lado o carro de marca desconhecida, com características técnicas impressionantes e um preço razoável. Do outro lado, você vê uma Ferrari. Qual carro você vai escolher?
Outro exemplo, é quando nos deparamos com produtos desconhecidos aonde o preço e demais características são exatamente iguais - em que fica difícil escolher entre as duas opções.
Será que seu cliente não passa por uma situação parecida quando te compara com seus concorrentes?
O boca-a-boca a seu favor
Pare um pouquinho e lembre-se da última vez que você falou sobre uma empresa pra um amigo/conhecido/familiar, etc. Com certeza essa recomendação aconteceu porque você teve uma boa experiência.
Ou seja, a MARCA MARCOU!
Por Adri Alves, sócia-fundadora do Mencione.com
Digamos que você ganhou na mega-sena e está com vontade de comprar um carro de luxo. Ao analisar algumas possibilidades, você vê de um lado o carro de marca desconhecida, com características técnicas impressionantes e um preço razoável. Do outro lado, você vê uma Ferrari. Qual carro você vai escolher?
Outro exemplo, é quando nos deparamos com produtos desconhecidos aonde o preço e demais características são exatamente iguais - em que fica difícil escolher entre as duas opções.
Será que seu cliente não passa por uma situação parecida quando te compara com seus concorrentes?
O boca-a-boca a seu favor
Pare um pouquinho e lembre-se da última vez que você falou sobre uma empresa pra um amigo/conhecido/familiar, etc. Com certeza essa recomendação aconteceu porque você teve uma boa experiência.
Ou seja, a MARCA MARCOU!
Por Adri Alves, sócia-fundadora do Mencione.com
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