Saíram das linhas 274.487 unidades; acumulado passa de 3,14 milhões. Importações atingiram maior percentual desde pelo menos 2009.
A produção nacional de veículos (automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus) fechou novembro com alta de 3,4% em relação a outubro. Ao todo, saíram das linhas de montagem 274.487 unidades, contra 265.571 no período anterior. O volume, no entanto, representa queda de 9,1% em relação a novembro de 2010, isso porque os estoques daquela época não estavam tão altos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (7) pela Associação Nacional dos Fabricantes dos Veículos Automotores (Anfavea).
Com o resultado de novembro, o acumulado do ano já soma 3.144.166 unidades, crescimento de 0,9% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram produzidas 3.117.001 unidades.
Somente a produção de automóveis e comerciais leves somou em novembro 250.788 unidades, alta de 3,8% sobre outubro (241.716 unidades) e queda de 11,1% sobre novembro do ano passado (281.970).
No acumulado do ano, a fabricação de automóveis e comerciais leves é praticamente estável em relação ao volume de 2010: o total até agora fabricado foi de 2.902.997, enquanto no período anterior foi de 2.904.067. Assim, o que realmente impulsionou a produção da indústria automobilística nacional foram os segmentos de caminhões e ônibus.
Com o resultado de novembro, o acumulado do ano já soma 3.144.166 unidades, crescimento de 0,9% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram produzidas 3.117.001 unidades.
Somente a produção de automóveis e comerciais leves somou em novembro 250.788 unidades, alta de 3,8% sobre outubro (241.716 unidades) e queda de 11,1% sobre novembro do ano passado (281.970).
No acumulado do ano, a fabricação de automóveis e comerciais leves é praticamente estável em relação ao volume de 2010: o total até agora fabricado foi de 2.902.997, enquanto no período anterior foi de 2.904.067. Assim, o que realmente impulsionou a produção da indústria automobilística nacional foram os segmentos de caminhões e ônibus.
"Apesar da crise [na Europa], tivemos um ano muito bom para a indústria automobilística nacional. Continuamos sendo um grande player mundial", afirma o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini. Segundo ele, o ano vai fechar com crescimento de 1,1% da produção de 3,38 milhões para 3,42 milhões de unidades. Um novo recorde. Para 2012, a previsão da Anfavea é de que a produção cresça 2%, para 3,49 milhões de veículos.
Somente os veículos pesados já somam 197.929 unidades produzidas entre janeiro e novembro. O volume supera em 13,5% o desempenho de 2010, com 174.401 unidades até novembro. Isso mostra que o segmento deverá bater um novo recorde neste ano.
Em novembro, foram produzidas 19.289 unidades, queda de 1,6% em relação a outubro (19.612). No entanto, em relação a novembro de 2010 (17.395), a alta é de 10,9%.
Somente os veículos pesados já somam 197.929 unidades produzidas entre janeiro e novembro. O volume supera em 13,5% o desempenho de 2010, com 174.401 unidades até novembro. Isso mostra que o segmento deverá bater um novo recorde neste ano.
Em novembro, foram produzidas 19.289 unidades, queda de 1,6% em relação a outubro (19.612). No entanto, em relação a novembro de 2010 (17.395), a alta é de 10,9%.
No segmento de ônibus, o crescimento no acumulado do ano chega a 12,2%, com 43.240 unidades produzidas, contra 38.533 no mesmo período do ano passado.
Em novembro, foram fabricados 4.410 ônibus, alta de 3,9% sobre outubro (4.243) e de 73,4% sobre novembro de 2010 (2.543).
Exportações
As exportações em valores (incluem máquinas agrícolas) sofreram queda de 5,4% na comparação de novembro com outubro. Foram US$ 1,84 bilhão, contra US$ 1,42 bilhão. No entanto, ao comparar com novembro de 2010 (US$ 1,25 bilhão), o crescimento é de 7,7%. No acumulado, foram US$ 14,12 bilhões exportados, contra US$ 11,77 bilhões entre janeiro e novembro de 2010.
Assim, a alta das exportações em valores chega a 19,9%, resultado dos ajustes de preços que a indústria automobilística nacional realizou sobre os produtos ao longo do ano.
Por isso, em unidades, o crescimento foi mais contido. O total de veículos exportados foi de 54.950 unidades em novembro, alta de 5,2% sobre outubro, com 52.249 unidades. Ao comparar com novembro de 2010, a expansão é de 9,2%, já que no período haviam sido vendidas no mercado externo 50.324 unidades.
No acumulado de janeiro a novembro deste ano, foram exportadas 461.059 unidades, crescimento de 4,7% sobre os 443.271 veículos comercializados no exterior.
No caso dos veículos exportados desmontados (sistema de CKD), em novembro, foi exportado o equivalente a 1.682 unidades. De janeiro a novembro, foram 20.826.
As vendas externas devem fechar o ano com 540 mil unidades vendidas, alta de 4,7%. No entanto, de acordo com Belini, para compensar a queda das exportações prevista para o ano que vem, de 5,5%, com 510 mil unidades, as montadoras vão concentrar a produção nas vendas para o mercado interno.
Para 2012, a expectativa de emplacamentos no Brasil é de 4% a 5% sobre as 3,63 milhões de unidades previstas para este ano. Assim, o volume de emplacamentos deve ficar entre 3,77 milhões e 3,81 milhões. "Isso já contando com as medidas macroprudenciais, queda da taxa de juros e aumento da disponibilidade de crédito", aponta o presidente da Anfavea.
Importações
Importações
A crescente timidez das exportações se opõe ao crescimento da participação dos veículos importados no mercado nacional. De acordo com a Anfavea, 321.560 veículos foram emplacados no Brasil em novembro, destes, 82.667 foram importados. Assim, a participação de veículos estrangeiros no país atingiu o percentual de 25,7% no mês, o maior desde pelo menos 2009.
No acumulado, foram comercializadas 3.284.833 unidades de veículos, sendo 763.793 oriundas de mercados externos. Assim, de janeiro a novembro, a participação média dos veículos importados nas vendas do país foi de 23,3%.
"Os licenciamentos de veículos nacionais caíram 1,4% neste ano. Por outro lado, os emplacamentos de importados subiram 32,2%", diz Belini.
"Os licenciamentos de veículos nacionais caíram 1,4% neste ano. Por outro lado, os emplacamentos de importados subiram 32,2%", diz Belini.
Estoques
O nível dos estoques de montadoras e concessionárias começou a baixar. Segundo o balanço da Anfavea, a indústria somou em novembro 131.586 veículos estocados, o que corresponde a 12 dias de vendas. Em outubro eram 14 dias. Nas concessionárias, o estoque total ficou em 241.987 veículos ou 23 dias. No mês antrrior era de 26 dias.
Ao somar os dois estoques, a indústria chegou ao fim de novembro com 373.573 unidades ou 35 dias. No mês anterior eram 374.342 unidades, o equivalente também a 35 dias.
O nível dos estoques de montadoras e concessionárias começou a baixar. Segundo o balanço da Anfavea, a indústria somou em novembro 131.586 veículos estocados, o que corresponde a 12 dias de vendas. Em outubro eram 14 dias. Nas concessionárias, o estoque total ficou em 241.987 veículos ou 23 dias. No mês antrrior era de 26 dias.
Ao somar os dois estoques, a indústria chegou ao fim de novembro com 373.573 unidades ou 35 dias. No mês anterior eram 374.342 unidades, o equivalente também a 35 dias.
Empregos
O nível de empregos diretos em novembro sofreu leve alta. No mês, a indústria registrou 145.386 pessoas contratadas, sendo que em outubro foram 145.357. Porém, em relação a novembro de 2010, o número de pessoas contratadas é 7% maior, já que no período foram registrados 135.824 funcionários.
Para o ano que vem, a perspectiva é de que as contratações continuem em alta, especialmente porque muitas fábricas estão em expansão e outras em processo de construção.
Nenhum comentário:
Postar um comentário