Empresas unem especialidades em comunicação corporativa e relações com investidores e formam a holding @titude Global
O mercado de agências de relações públicas continua fervilhante. A MVL Comunicação e o Grupo MZ, que tem escritórios nos Estados Unidos e na China, anunciaram na semana passada que estão unindo suas operações. As empresas formarão a holding @titude Global assim que for consumada a transação, prevista para dezembro após o due diligence, processo de auditoria que antecede as fusões e que definirá as participações acionárias. Já está acertado, no entanto, que a holding abrigará seis subsidiárias, três focadas em relações com investidores atuando no Brasil, nos Estados Unidos e na China; e as unidades Pixit (vídeos) e Lead (governança). A MVL, por sua vez, seguirá atuando em sua especialidade, sendo a empresa de comunicação corporativa do grupo. Rodolfo Zabisky, sócio-fundador do Grupo MZ e CEO da holding @titude Global, assumirá porção majoritária na MVL, com 51% do capital.
Zabisky afirma que a receita consolidada das duas operações em 2011 é superior a R$ 60 milhões, mas que a meta para o próximo ano é chegar aos R$ 200 milhões. Para ele, o maior trunfo do negócio é unificar especialidades e clientes totalmente complementares, sem nenhum conflito. Enquanto a MVL está focada em comunicação corporativa, o Grupo MZ tem sua atuação concentrada em relações com investidores. “Atendemos hoje 85% das empresas brasileiras listadas em bolsas de valores”, afirma Zabisky. Sua estimativa é a de que a @titude se consolide como a terceira maior de relações públicas da América Latina.
Com sede em São Paulo, a nova empresa terá em sua composição os escritórios do Grupo MZ em Nova York, Chicago, San Diego, Hong Kong, Pequim, Xangai e Taipei, que atendem 580 clientes em 11 países, de acordo com seus sócios. O conselho de administração da @titude Global será presidido por Caio Tulio Costa, sócio da MVL Comunicação, e terá como membros José Luiz Osorio (Jardim Botânico Investimentos) e dois consultores independentes, Carlos Kokron e Julian Herbstein. Com a fusão, os negócios do grupo no exterior passam a representar 20% do faturamento, contra 35% considerando apenas o portfólio do MZ. Entre os clientes atendidos no exterior estão Cisco, Ford, GM, Yahoo, Marathon e Fedex. Na China, os principais clientes são empresas locais com interesse em se lançar no mercado de ações ou que já têm papéis negociados. “A China faz hoje 40 vezes mais IPOs que o Brasil”, diz Zabisky. A próxima meta é o mercado europeu e depois uma oferta pública de ações (IPO) da própria @titude Global no ano de 2015.
Para Zabisky, a fusão fortalece a atuação de ambas as empresas no mercado nacional. “A @titude Global seguirá se consolidando no mercado como uma empresa independente, com expertise e infraestrutura tecnológica para o desenvolvimento de programas integrados de posicionamento estratégico, de branding e de comunicação, incluindo o diálogo entre pessoas e marcas nas mídias clássicas e digitais”, afirma. O executivo informa que as demais unidades da @titude Global no Brasil e no exterior não sofrerão nenhum impacto em suas estruturas nem mudanças entre seus executivos. Tereza Kaneta, Enzo Villani e Kevin Yu prosseguem na presidência da MZ (relações com investidores e tecnologia aplicada) para América Latina, América do Norte e Ásia-Pacífico, respectivamente. Erik Pineda segue na presidência da Lead (conselhos de administração, inteligência de negócios e jornada do IPO). Ricardo Merzvinskas e Flavio Machado permanecem na liderança da Pixit (campanhas e soluções interativas em vídeo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário