Circulação cresce na América Latina, aponta Wan-Ifra
Os jornais atingem diariamente 20% mais leitores que a internet, aponta pesquisa da Associação Mundial de Jornais (Wan-Ifra, sigla em inglês). 2,3 bilhões de pessoas leem a mídia todos os dias, enquanto a internet alcança 1,9 bilhão em todo o mundo. O levantamento também aponta que, enquanto a circulação de jornais vem caindo nos países maduros, mercados como Ásia e América Latina têm verificado crescimento.
Nos últimos cinco anos, houve aumento de 16% na Ásia e de 4,5% na América Latina. Na Europa também houve alta, mas nos Estados Unidos a circulação caiu 11%. Quanto ao faturamento com publicidade, a televisão continua liderando a participação no bolo publicitário global, com US$ 180 bilhões em 2010. Os jornais vêm em segundo, com US$ 97 bilhões, seguido de internet (US$ 62 bi), revistas (US$ 43 bi) e rádio (US$ 32 bi).
O jornal impresso é o preferido de 46% dos brasileiros para leitura de notícias e busca de informações. O papel supera a internet: 73 milhões de pessoas preferem a versão impressa como fonte de informação, enquanto 50 milhões preferem o online. Os dados são de uma pesquisa feita pelo instituto Datafolha para o jornal Folha de S.Paulo. O estudo foi realizado entre março e abril deste ano com entrevistas feitas em 179 cidades brasileiras.
A pesquisa, divulgada pela Folha, revela que a televisão aberta continua como a grande favorita da população para acompanhar as notícias. A televisão aberta tem 90% de preferência. O estudo revela ainda que 21 milhões de pessoas leem jornais todos os dias. Segundo dados da pesquisa, o acesso à internet, após registrar um crescimento ininterrupto entre 2003 e 2010, estagnou no País. Em 2011, o acesso à internet está em 46% do total da população brasileira.
Ricardo Pedreira, diretor executivo da ANJ (Associação Nacional de Jornais), avalia que os dados mostram a relevância do jornal impresso como meio de informação. “As grandes marcas de jornais impressos continuam sendo um selo de credibilidade sem prejuízo para as plataformas digitais. Pelo contrário até, pois muitos leitores procuram na internet os títulos que têm marca consolidada”, comenta. Pedreira acredita no crescimento das versões online em paralelo à força dos jornais impressos. “Ao contrário até do que acontece em alguns outros países, no Brasil os jornais impressos apresentam crescimento”, comenta.
A pesquisa, intitulada “Hábitos de mídia”, fez um mapeamento nacional de como o brasileiro consome notícias e informações. Foram 77 perguntas tais como: Que meios de comunicação você acessa? Qual o seu preferido? Quantas vezes por semana você lê jornal? Acompanha notícias pelo celular? E pelo tablet?
Nos últimos cinco anos, houve aumento de 16% na Ásia e de 4,5% na América Latina. Na Europa também houve alta, mas nos Estados Unidos a circulação caiu 11%. Quanto ao faturamento com publicidade, a televisão continua liderando a participação no bolo publicitário global, com US$ 180 bilhões em 2010. Os jornais vêm em segundo, com US$ 97 bilhões, seguido de internet (US$ 62 bi), revistas (US$ 43 bi) e rádio (US$ 32 bi).
O jornal impresso é o preferido de 46% dos brasileiros para leitura de notícias e busca de informações. O papel supera a internet: 73 milhões de pessoas preferem a versão impressa como fonte de informação, enquanto 50 milhões preferem o online. Os dados são de uma pesquisa feita pelo instituto Datafolha para o jornal Folha de S.Paulo. O estudo foi realizado entre março e abril deste ano com entrevistas feitas em 179 cidades brasileiras.
A pesquisa, divulgada pela Folha, revela que a televisão aberta continua como a grande favorita da população para acompanhar as notícias. A televisão aberta tem 90% de preferência. O estudo revela ainda que 21 milhões de pessoas leem jornais todos os dias. Segundo dados da pesquisa, o acesso à internet, após registrar um crescimento ininterrupto entre 2003 e 2010, estagnou no País. Em 2011, o acesso à internet está em 46% do total da população brasileira.
Ricardo Pedreira, diretor executivo da ANJ (Associação Nacional de Jornais), avalia que os dados mostram a relevância do jornal impresso como meio de informação. “As grandes marcas de jornais impressos continuam sendo um selo de credibilidade sem prejuízo para as plataformas digitais. Pelo contrário até, pois muitos leitores procuram na internet os títulos que têm marca consolidada”, comenta. Pedreira acredita no crescimento das versões online em paralelo à força dos jornais impressos. “Ao contrário até do que acontece em alguns outros países, no Brasil os jornais impressos apresentam crescimento”, comenta.
A pesquisa, intitulada “Hábitos de mídia”, fez um mapeamento nacional de como o brasileiro consome notícias e informações. Foram 77 perguntas tais como: Que meios de comunicação você acessa? Qual o seu preferido? Quantas vezes por semana você lê jornal? Acompanha notícias pelo celular? E pelo tablet?
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