O site de compras coletivas Groupon levantou US$ 700 milhões após aumentar o tamanho de sua oferta pública inicial de ações (IPO, em inglês), realizando a maior abertura de capital de uma companhia de internet desde que o Google captou US$ 1,7 bilhão, em 2004.
O líder mundial de compras coletivas é agora avaliado em cerca de US$ 13 bilhões, já que aumentou sua oferta em 5 milhões de ações, emitindo 35 milhões no total, com valor de US$ 20 cada, acima da faixa de preço inicial, de US$ 16 a US$ 18. A abertura de capital da companhia, que tem apenas três anos de existência, era uma das mais esperadas pelo mercado este ano.As ações do Groupon em circulação no mercado representam pouco mais de 5% da empresa e ajudam a elevar a demanda por estes papéis. Essa limitação deve ajudar a manter o preço da ação do Groupon quando a companhia começar a ser negociada na Nasdaq nesta sexta-feira (4), sob o código GRPN, disseram analistas.
Mas, no longo prazo, eles citaram preocupações com a competição vinda de rivais mais fortes, como Google e Amazon; a necessidade de aumentar gastos continuamente para estimular o crescimento de usuários; e dúvidas sobre sua métrica contábil, após a companhia ter alterado seu prospecto de IPO duas vezes para mudar a maneira como calculava sua receita.
“O Groupon é caro. O valor de mercado de 12,8 bilhões é alcançável apenas por causa da baixa flutuação (de ações)”, disse Rob Romero, chefe do fundo Connective Capital Management, focado em tecnologia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário