segunda-feira, 13 de junho de 2011

Nova Batata cria mais de 20 anunciantes

Agência temporária da NovaS/B desenvolve campanhas para os comerciantes do Largo da Batata desde o início de maio

Há algo diferente na movimentada região do Largo da Batata, um dos locais de maior concentração de comércio popular em São Paulo. A loja de camas e colchões Bond Cama aposentou seu antigo nome (Bond de Camas), assumindo o trocadilho de forma mais contundente, e renovou o design de sua marca. Com o visual da fachada também reformado, a Bond Cama acaba de realizar sua primeira campanha para o dia dos namorados, e passou também a usar promoções para atrair mais consumidores. A loja Ponto e Linha investiu em uma decoração interna e pintou a fachada para valorizar sua nova logomarca. Esses são apenas dois dos cerca de 20 clientes atendidos voluntariamente pela Nova Batata, agência temporária montada em um dos pontos-chave do varejo da zona oeste paulistana pela NovaS/B, e que

funcionará até o final deste mês.

Segundo o sócio Bob Viera da Costa, o sucesso da empreitada pode ser medido não apenas pela renovação visual dos empreendimentos, mas também pelo convênio acertado com a Folha de S.Paulo para que os novos anunciantes desse projeto tenham preços especiais para veiculação publicitária. Costa conta que o objetivo da experiência é entender melhor o comportamento da nova classe C urbana em um ponto da capital paulista onde diversas faces desse público se cruzam diariamente por conta das baldeações no transporte público. “Desenvolver soluções de comunicação para os pequenos varejistas, além de ser um serviço de utilidade pública, nos permite conhecer melhor os hábitos de consumo dos consumidores emergentes”, explica.

O balanço da experiência, segundo ele, é tão positivo que uma nova pop up agency — termo britânico para agência temporária — será montada no Rio de Janeiro, provavelmente no segundo semestre. “Vamos escolher uma região com perfil semelhante”, conta. Brasília também está nos planos. Outra boa notícia para os 15 estagiários escolhidos entre os quase 600 candidatos inscritos no processo seletivo para trabalhar na Nova Batata é que eles vão continuar exercendo suas atividades na matriz da NovaS/B em São Paulo. Com a supervisão dos principais profissionais da agência, os estudantes tiveram a oportunidade de prospectar os varejistas mais promissores da região, ouvir seus problemas e pôr em prática o planejamento e a criação de soluções. Das mãos e da imaginação desses jovens, foram desenvolvidos novos cartões de visita, cardápios, cartazes, folhetos, banners para internet, estratégias promocionais e renovações visuais de fachadas.

Entre esses projetos, estão o reposicionamento do folclórico bar apelidado de C* do Padre, por ficar nos fundos da igreja local, que perdeu a identidade original Bar das Batidas após a morte de seu fundador. A recomendação da equipe da Nova Batata é que o estabelecimento assuma de vez o apelido que o notabilizou. Para a igreja Nossa Senhora de Mont Serrat, por sua vez, os jovens planejadores ajudam a investigar as causas da perda de fiéis e propuseram a veiculação de uma campanha em rádios para atraí-los novamente. O tradicional ponto de táxi da região, que se proclama o primeiro do Brasil, ganhou adesivos em todas suas viaturas convidando seus passageiros a visitar sua página no Facebook e “curtir” se a destreza de seus motoristas estiver aprovada. “A molecada mostrou muito talento desde identificar oportunidades, ouvir briefings, planejar, criar e executar as soluções criativas”, elogia Costa, que investiu R$ 1 milhão no projeto. “Esses comerciantes viram os benefícios de uma boa comunicação, das sinergias e associações informais com outros empresários vizinhos.”

 

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