Produtos licenciados --que têm em suas embalagens personalidades
públicas, times de futebol e desenhos-- são preferidos por 59,4%
consumidores paulistanos quando o preço é igual ao de outros produtos.
É o que mostra levantamento realizado pelo Provar (Programa de
Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração),
com 500 consumidores do Estado de São Paulo, com renda mensal entre R$
715 e R$ 4.449.
Segundo a pesquisa, divulgada para a Folha, a influência de personagens e pessoas famosas na hora da compra é representativa em quase todos os setores.
Nas categorias "bebidas", "frutas e verduras" e "xampus e
condicionadores", por exemplo, os licenciados são preferência,
respectivamente, para 53,6%, 45,2% e 15,6% dos consumidores que compram
esses produtos regularmente.
Já para 42,4% e 27,4% dos entrevistados, respectivamente, creme dental e
guloseimas com personagens estampados nas embalagens são adquiridos
sempre que possível.
FIDELIDADE
O levantamento destaca, ainda, que caso o produto licenciado deixe de
ser distribuído, 27,4% dos consumidores buscam outro produto semelhante
com licenciamento e 29% optam por produtos diferentes, mas que tenham o
mesmo licenciamento.
De acordo com Claudio Felisoni, presidente do conselho do Provar, a
influência dos licenciados é considerada alta e reflete a credibilidade
que personalidades e personagens conferem a um produto.
"Enquanto as crianças são mais suscetíveis a produtos com desenhos, os
adultos são mais propensos a consumir pela marca e sua associação a
alguém conhecido", diz.
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