Cada prefeitura definiu quem ficou a frente da criação do poster que representará sua cidade no campeonato mundial de futebol
Cada uma das prefeituras das 12 sedes da
Copa do Mundo de 2014 definiu qual a melhor imagem para representar a
sua cidade em cartazes que divulgarão as capitais brasileiras em todo
mundo. A Copa da França, em 1998, foi a primeira a ter posters das sedes
dos jogos, mas na época o Comitê Local que definiu o formato,
convidando estudantes para desenvolverem os desenhos. Na última Copa, as
cidades sede passaram a comandar esta iniciativa. A ideia é que os
cartazes sejam mais que uma lembrança da competição, mas um adicional ao
grupo de marcas do campeonato. Para definição final, todos os cartazes
foram analisados pela Fifa, que levou em conta propriedade intelectual
para aprovação.
A maioria dos posters foi desenvolvida por
designers escolhidos pelas prefeituras locais. No caso do Rio de
Janeiro, foi promovido um concurso nacional que definiu o artista que
desenharia a imagem que representará a capital carioca. A competição
contou com 59 inscritos e teve como vencedores os designers Julia
Gostkorzewicz e Eduardo Leichner, da Modo Design e Informação.
O cartaz vencedor quer representar a essência do carioca e, segundo os
jurados, ganhou porque expressa a energia do Rio, o jeito moleque e
descompromissado de jogar futebol, com alegria, espontaneidade e arte.
“As cores intensas em ondas sucessivas remetem à natureza exuberante e à
paixão carioca pelo futebol. O pôster sugere, ainda, um diálogo com
elementos marcantes da arte moderna brasileira. De leitura imediata e de
fácil assimilação pelo grande público e pela comunidade internacional, o
impacto gráfico do cartaz adequa-se bem às mídias urbanas e aos
diversos suportes que serão utilizados na divulgação do evento”, informa
o site da prefeitura do Rio de Janeiro. O concurso foi coordenado pela
Empresa Olímpica Municipal e pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade
e contou com a participação de profissionais e empresas da área de
design. Os vencedores foram escolhidos com base nos seguintes critérios:
criatividade, viabilidade técnica, conceito, originalidade da proposta,
impacto visual e qualidade estética e clareza da comunicação.
Já em São Paulo o cartaz ficou a cargo do designer Romulo Castilho, que
tem apenas 24 anos, e já havia sido responsável pela criação da marca
turística da cidade de São Paulo. Para representar a capital paulista,
ele apostou no conceito “Viva São Paulo, Viva o Futebol”.
A
maioria das cidades buscou trazer um pouco de sua cultura nas imagens.
Em Salvador, o poster traz o tradicional Elevador Lacerda como uma trave
de futebol; já em Recife, o destaque do cartaz é a ligação entre o
frevo e o futebol. Em Porto Alegre, a ideia foi mostrar a chegada da
Copa na cidade. “As cores verde, amarela e vermelha representam o
desenvolvimento das áreas tecnológica, cultural e econômica e o
Gasômetro é o cartão postal de Porto Alegre”, explicou Maurício
Pamplona, autor do cartaz, ao site da prefeitura da capital gaúcha.
Em Belo Horizonte, onde a designer Mariana Hardy criou a peça, o
destaque principal do poster ficou com a Igreja São Francisco de Assis,
que integra o conjunto da Pampulha. As imagens que decoram o exterior da
Igreja se uniram em sobreposições formando os pentágonos da bola,
informa a Prefeitura de Belo Horizonte. Todos os cartazes podem ser
visualizados na página do Portal da Copa, no Facebook.
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