O Jornal da Tarde teve sua última edição publicada hoje, 31 de outubro de 2012, após 46 anos de história. A Gazeta Mercantil,
fundada em 1920, deixou de circular em 2009. No ano seguinte, o Jornal
do Brasil, após 119 anos de existência, migrou por completo para a
internet. A Newsweek
também. A revista norte-americana não terá mais versão impressa em
2013. O caminho parece apocalíptico para as publicações impressas. Só
parece. Assim como o rádio foi considerado ultrapassado com o advento da
TV.
O que os fechamentos de publicações impressas - e rumores de outros - demonstra é que é preciso renovar. E renovar, nunca foi (e não será) tarefa fácil. Assis Chateubriand,
pioneiro com a transmissão de televisão brasileira - com a TV Tupi em
1950 - morreu em 1968, tentando entender as modificações do ex-colega
Walter Clark numa então ascendente TV Globo. Neste caso, o próprio meio
se modificou.
A tal renovação também pegou de jeito o pessoal da Kodak,
empresa pioneira no segmento de processos fotográficos. A companhia
norte-americana não acreditou no mercado de fotos digitais. Resultado: a
empresa que nasceu em 1888 pediu falência no início de 2012.
Os fatos acima revelam que a hibridização e modificação dos meios é algo comum na História.
Afinal, qual foi o erro do Jornal da Tarde? Para
justificar a extinção do periódico a família Mesquita alegou foco
estratégico. O objetivo, dizem, é investir na marca Estadão, "principal
do Grupo", conforme afirma Francisco Mesquita Neto, diretor presidente do Grupo Estado.
“Para cada 100 mil jornais que são impressos, 60 mil são vendidos e 40
mil são jogados fora”, disse o empresário Nelson Tanure, à época da
extinção do JB.
Quando o Notícias Populares foi descontinuado pelo
Grupo Folha, as justificativas foram parecidas. O jornal que tinha
circulação de 110 mil exemplares nos anos 90, vendia 20 mil em 2001, ano
de sua morte.
Ok, o público parece não estar mais interessado no impresso. Também pudera, manchete da Folha de Hoje traz a informação de que o ciclone Sandy matou 39 pessoas. Informação atualizada na madrugada elevou o número de vitimas para 51. O impresso parece obsoleto quando comparado com a internet.
"Quando o delírio digital obrigou os jornais brasileiros a se
reinventar, o Grupo Estado contentou-se em adotar os paradigmas emitidos
pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e resolveu transformar o JT
num veículo insignificante, periférico, popularesco", reflete Alberto Dines,
jornalista e escritor, em artigo reproduzido no Adnews. Tal pensamento
pode ser uma luz para as publicações atuais. Se a informação quente é
facilmente noticiada por qualquer veículo de comunicação, talvez seja o
momento de ter foco. De inovar. De renovar.
Redação Adnews
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