Mesmo com o fechamento do JT
e com o recente anúncio do fim do Diário do Povo, de Campinas, os
jornais representam 11,46% em termos de participação no bolo de
investimentos publicitários, segundo dados do Projeto Inter-Meios.
A pesquisa mostra que a compra de espaço publicitário nos meios de
comunicação cresceu 10% no acumulado de janeiro a agosto no Brasil,
alcançando R$ 19,4 bilhões (no mesmo período em 2011, montante tinha
sido de R$ 17,603 bilhões). A TV aberta ainda é a líder no share,
mordendo 64,96% do bolo. As Revistas, com 6,07% e Internet, com 5,06%,
aparecem em seguida.
A TV por assinatura foi o meio que mais cresceu, com alta de 16% (4,22%
de participação total)e faturamento bruto de R$ 888 milhões. O cinema
também obteve bom desempenho, com 0,32% do bolo, segunda maior taxa de
crescimento, 14,61%, acima de internet (14,33%).
Até agosto, o meio digital faturou R$ 980,9 milhões. Apenas 0,47% do
total em publicidade referem-se à publicidade digital de jornais
impressos.
O meio revista, terceiro em faturamento, encolheu 3,67% e faturou R$ 1,2 bilhão -6% de participação.
A TV Aberta faturou R$ 12,6 bilhões. Já o rádio, teve faturamento de R$ 763,2 milhões, alta de 8%.
Mídia exterior cresceu 7,5% e faturou R$ 587 milhões.
Com informações da Folha de S. Paulo.
Redação Adnews
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