quinta-feira, 19 de julho de 2012

Dez ideias inovadoras do primeiro semestre


Meio & Mensagem aponta as ações mais criativas desenvolvidas pelas agências instaladas no Brasil

Após publicar as 10 melhores campanhas publicitárias do primeiro semestre (veja aqui), Meio & Mensagem elenca agora as 10 ideias criativas e inovadoras, desenvolvidas pelas agências instaladas no Brasil, que se destacaram nos seis meses iniciais de 2012. O objetivo, assim como no primeiro caso, é compilar em balanços periódicos o que de melhor é feito pelo mercado nacional, de modo que estas seleções de trabalhos possam servir de referência.

Se por um lado as campanhas publicitárias destacadas na primeira lista tinham muito de seu foco na veiculação de comerciais na televisão, esta seleção de ações criativas e inovadoras é majoritariamente dominada por projetos que têm no digital o seu componente principal, mas há também boas execuções promocionais e out of home.

A escolha das sacadas criativas procurou identificar, além da inovação, projetos que tenham causado impacto para as marcas que divulgam e repercussão no target pretendido. Assim como no caso das campanhas publicitárias, a seleção das ações aqui destacadas foi realizada pela redação de Meio & Mensagem, que levou em conta todo o material publicado nas edições impressa e online nos seis primeiros meses de 2012, além de consultas feitas nas últimas semanas a diversas agências.

As 10 melhores ideias criativas e inovadoras do 1º semestre estão publicadas, a seguir, em ordem alfabética pelo nome do anunciante. São eles: sucos Camp, C&A, Doritos, Guaraná Antarctica, Halls, Heineken, Niely, Nivea, Sprite e Skol. Portanto, não se trata de um ranking, mas de uma seleção que, em última instância, pretende valorizar o trabalho realizado por anunciantes, agências e produtoras instalados no Brasil.


Camp

 “Caixinha natural”, da Age

A agência informa que para viabilizar a ideia de exibir em pontos de venda as frutas no formato das embalagens dos sucos da linha Néctar da marca Camp, da General Brands, embarcou em um projeto de dois anos. Para ressaltar que os sucos são 100% naturais, as frutas congeladas geradas nos moldes miniaturas das embalagens foram colocadas em supermercados, hortifrutis e feiras de São Paulo e do Rio de Janeiro, na segunda quinzena de maio (leia mais aqui). O vídeo case do projeto é embalado por uma paródia da canção infantil norte-americana “Old McDonald”. Rendeu quatro Leões para a Age no Festival de Cannes 2012: Ouro em Outdoor, Prata em Promo & Activation e Bronzes em Promo & Activation e Direct.




C&A

“Fashion like”, da DM9DDB

Se as mulheres sempre pedem opiniões umas às outras antes de comprar uma peça de roupa, por que não exibir no ponto de venda opiniões expressas via Facebook? A C&A resolveu fazer exatamente isso através de cabides que mostravam em tempo real nas lojas os “likes” conquistados pelos modelos na rede social. O projeto envolveu 10 peças da coleção Dia das Mães expostas na loja da C&A no Shopping Iguatemi por uma semana, em abril (leia mais aqui). No Festival de Cannes de 2012, o case faturou três Leões: Prata em Outdoor e Bronzes em Media e Direct.




Doritos

“Sonar Music Mission”, da LiveAd

Para participar da promoção, os internautas precisavam enviar um vídeo com uma música feita sem instrumentos musicais. O vencedor ganhou o direito de viajar com mais três acompanhantes para o Sonar, em Barcelona. A ação ocorreu entre 19 de abril e 11 de maio (leia mais aqui).




Guaraná Antarctica

“Carona que contagia” e “Seleção Amigos do Guaraná Antarctica X Costa Rica”, da Espalhe

O Guaraná Antarctica é das marcas que melhor usa as redes sociais no Brasil. No primeiro semestre, o anunciante promoveu duas ações promocionais muito criativas, desenvolvidas pela Espalhe. O vencedor do “Carona que contagia” teve o direito de levar mais dois amigos em uma viagem de carro de São Paulo a Salvador, onde participariam do Carnaval. Mas, para cumprir o trajeto, precisaram contar com a ajuda dos fãs da marca no Facebook: cada curtir dava o direito de percorrer 10 metros. A ação somou 10.384 comentários, 13.065 votos nos comentários, 272.804 curtis e mais de 7 mil compartilhamentos no aplicativo ligado ao carro (leia mais aqui). E para comemorar a soma de cinco milhões de fãs conquistados no Facebook, o Guaraná Antarctica promoveu um amistoso entre a “Seleção Amigos” da marca e a equipe sub-20 da Costa Rica, no Rio de Janeiro, no dia 7 de junho. O time do refrigerante foi escolhido por uma triagem de vídeos feita por olheiros comandados por Mano Menezes. A escolha da Costa Rica como adversário se deve à coincidência no número total da população do país, de quase cinco milhões de pessoas, com a marca conquistada pelo guaraná no Facebook. A ação gerou grande repercussão, incluindo uma reportagem no SBT (veja aqui).






Halls

“Causamento”, da Espalhe

Para explorar o Dia dos Namorados nas redes sociais, a Halls realizou uma promoção que tem como prêmio um casamento em Las Vegas. Pela sua fanpage no Facebook, a marca reuniu solteiros que não se conheciam dispostos a se casar na cidade de cassinos norte-americana. Um casamento com prazo de validade: uma semana. O objetivo é reforçar o conceito de Halls XD, produto definido por sua duração curta, mas intensa. Em Las Vegas a dupla escolhida teve os programas da viagem definidos em conjunto com os três milhões de fãs da Halls no Facebook. A promoção aconteceu entre 5 e 26 de junho e o “causamento” ocorreu em julho. Segundo a marca, foram mais de 8 mil pessoas inscritas no aplicativo, com engajamento de mais de 120 “padrinhos” (leia mais aqui).

“Causamento”, da Espalhe para Halls



Heineken

“1 like = 1 balão”, da Wieden+Kennedy

Para celebrar a marca de 1 milhão de fãs alcançados pela Heineken no Facebook, a Wieden + Kennedy sugeriu publicar um vídeo na rede social e a cada “curtir” amealhado por ele encher uma bexiga. Além disso, as interações com usuários da rede social, como comentários dos fãs sugerindo alguma ação, seriam filmadas, transformando-se em vídeos curtos, produzidos e postados no YouTube em tempo real. Foram seis horas de gravações e postagens de 31 vídeos (veja todos aqui), mais de 12 mil likes e 500 mil pessoas impactadas – calcula a marca de cervejas (leia mais aqui).




Niely

“A Niely alias o calçadão”, da Artplan

A Niely deu uma nova cara ao famoso calçadão da praia de Copacabana no Rio de Janeiro. Para chamar a atenção para o seu produto creme alisante Niely Gold, a marca “alisou” as tradicionais ondas do piso com um adesivo.



Nivea

“Viva o verão de perto”, da AgênciaClick
A mistura de sol, miçangas e Nivea Sun resultou em um outdoor colorido desenvolvido pelo artista plástico Simon e instalado no Rio de Janeiro, que muda de cor de acordo com os raios solares. Ele usou mais de um milhão de miçangas brancas que aliadas à ação do Nivea Sun, ficam coloridas. O resultado só é possível pelo fato de que o produto protege contra os raios UV. O trabalho ficou exposto até o dia 11 de março na Avenida Presidente Vargas. Durante a noite, a peça ficava totalmente branca (leia mais aqui).





Sprite

“Sprite Shower”, da Ogilvy

A máquina gigante de soda que oferece banhos refrescantes foi premiada no Festival de Cannes com três Leões (Ouro e Bronze em Promo & Activation, e Prata em Outdoor). Ela foi instalada originalmente em Geribá, praia de Búzios, no Rio de Janeiro, onde ofereceu mais de 1,5 mil banhos, segundo os envolvidos. Depois do sucesso internacional, está sendo exportado pela Coca-Cola para Tel Aviv (Israel), Grécia e Suécia.



Skol

“Redondinho”, da F/Nazca S&S

Em parceria com a chocolateria Folie, a Skol lançou pela primeira vez um ovo de Páscoa feito com cerveja. O ovo, apelidado de Redondinho, é feito com chocolate trufado com cerveja. O presente de Páscoa – com leve gostinho de cerveja – vinha em um kit que contém seis ovos dentro de um mini-engradado, ao custo de R$ 70 (leia mais aqui).






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