Meio & Mensagem aponta as ações mais criativas desenvolvidas pelas agências instaladas no Brasil
Após publicar as 10 melhores campanhas publicitárias do primeiro semestre (veja aqui),
Meio & Mensagem elenca agora as 10 ideias criativas e inovadoras,
desenvolvidas pelas agências instaladas no Brasil, que se destacaram nos
seis meses iniciais de 2012. O objetivo, assim como no primeiro caso, é
compilar em balanços periódicos o que de melhor é feito pelo mercado
nacional, de modo que estas seleções de trabalhos possam servir de
referência.
Se por um lado as campanhas publicitárias
destacadas na primeira lista tinham muito de seu foco na veiculação de
comerciais na televisão, esta seleção de ações criativas e inovadoras é
majoritariamente dominada por projetos que têm no digital o seu
componente principal, mas há também boas execuções promocionais e out of
home.
A escolha das sacadas criativas procurou identificar,
além da inovação, projetos que tenham causado impacto para as marcas
que divulgam e repercussão no target pretendido. Assim como no caso das
campanhas publicitárias, a seleção das ações aqui destacadas foi
realizada pela redação de Meio & Mensagem, que levou em conta todo o
material publicado nas edições impressa e online nos seis primeiros
meses de 2012, além de consultas feitas nas últimas semanas a diversas
agências.
As 10 melhores ideias criativas e inovadoras do 1º
semestre estão publicadas, a seguir, em ordem alfabética pelo nome do
anunciante. São eles: sucos Camp, C&A, Doritos, Guaraná Antarctica,
Halls, Heineken, Niely, Nivea, Sprite e Skol. Portanto, não se trata de
um ranking, mas de uma seleção que, em última instância, pretende
valorizar o trabalho realizado por anunciantes, agências e produtoras
instalados no Brasil.
Camp
“Caixinha natural”, da Age
A agência informa que para viabilizar a ideia de exibir em pontos de
venda as frutas no formato das embalagens dos sucos da linha Néctar da
marca Camp, da General Brands, embarcou em um projeto de dois anos. Para
ressaltar que os sucos são 100% naturais, as frutas congeladas geradas
nos moldes miniaturas das embalagens foram colocadas em supermercados,
hortifrutis e feiras de São Paulo e do Rio de Janeiro, na segunda
quinzena de maio (leia mais aqui).
O vídeo case do projeto é embalado por uma paródia da canção infantil
norte-americana “Old McDonald”. Rendeu quatro Leões para a Age no
Festival de Cannes 2012: Ouro em Outdoor, Prata em Promo &
Activation e Bronzes em Promo & Activation e Direct.
C&A
“Fashion like”, da DM9DDB
Se as
mulheres sempre pedem opiniões umas às outras antes de comprar uma peça
de roupa, por que não exibir no ponto de venda opiniões expressas via
Facebook? A C&A resolveu fazer exatamente isso através de cabides
que mostravam em tempo real nas lojas os “likes” conquistados pelos
modelos na rede social. O projeto envolveu 10 peças da coleção Dia das
Mães expostas na loja da C&A no Shopping Iguatemi por uma semana, em
abril (leia mais aqui). No Festival de Cannes de 2012, o case faturou três Leões: Prata em Outdoor e Bronzes em Media e Direct.
Doritos
“Sonar Music Mission”, da LiveAd
Para
participar da promoção, os internautas precisavam enviar um vídeo com
uma música feita sem instrumentos musicais. O vencedor ganhou o direito
de viajar com mais três acompanhantes para o Sonar, em Barcelona. A ação
ocorreu entre 19 de abril e 11 de maio (leia mais aqui).
Guaraná Antarctica
“Carona que contagia” e “Seleção Amigos do Guaraná Antarctica X Costa Rica”, da Espalhe
O Guaraná Antarctica é das marcas que melhor usa as redes sociais no
Brasil. No primeiro semestre, o anunciante promoveu duas ações
promocionais muito criativas, desenvolvidas pela Espalhe. O vencedor do
“Carona que contagia” teve o direito de levar mais dois amigos em uma
viagem de carro de São Paulo a Salvador, onde participariam do Carnaval.
Mas, para cumprir o trajeto, precisaram contar com a ajuda dos fãs da
marca no Facebook: cada curtir dava o direito de percorrer 10 metros. A
ação somou 10.384 comentários, 13.065 votos nos comentários, 272.804
curtis e mais de 7 mil compartilhamentos no aplicativo ligado ao carro
(leia mais aqui).
E para comemorar a soma de cinco milhões de fãs conquistados no
Facebook, o Guaraná Antarctica promoveu um amistoso entre a “Seleção
Amigos” da marca e a equipe sub-20 da Costa Rica, no Rio de Janeiro, no
dia 7 de junho. O time do refrigerante foi escolhido por uma triagem de
vídeos feita por olheiros comandados por Mano Menezes. A escolha da
Costa Rica como adversário se deve à coincidência no número total da
população do país, de quase cinco milhões de pessoas, com a marca
conquistada pelo guaraná no Facebook. A ação gerou grande repercussão,
incluindo uma reportagem no SBT (veja aqui).
Halls
“Causamento”, da Espalhe
Para explorar
o Dia dos Namorados nas redes sociais, a Halls realizou uma promoção
que tem como prêmio um casamento em Las Vegas. Pela sua fanpage no
Facebook, a marca reuniu solteiros que não se conheciam dispostos a se
casar na cidade de cassinos norte-americana. Um casamento com prazo de
validade: uma semana. O objetivo é reforçar o conceito de Halls XD,
produto definido por sua duração curta, mas intensa. Em Las Vegas a
dupla escolhida teve os programas da viagem definidos em conjunto com os
três milhões de fãs da Halls no Facebook. A promoção aconteceu entre 5 e
26 de junho e o “causamento” ocorreu em julho. Segundo a marca, foram
mais de 8 mil pessoas inscritas no aplicativo, com engajamento de mais
de 120 “padrinhos” (leia mais aqui).
Heineken
“1 like = 1 balão”, da Wieden+Kennedy
Para celebrar a marca de 1 milhão de fãs alcançados pela Heineken no
Facebook, a Wieden + Kennedy sugeriu publicar um vídeo na rede social e a
cada “curtir” amealhado por ele encher uma bexiga. Além disso, as
interações com usuários da rede social, como comentários dos fãs
sugerindo alguma ação, seriam filmadas, transformando-se em vídeos
curtos, produzidos e postados no YouTube em tempo real. Foram seis horas
de gravações e postagens de 31 vídeos (veja todos aqui), mais de 12 mil likes e 500 mil pessoas impactadas – calcula a marca de cervejas (leia mais aqui).
Niely
“A Niely alias o calçadão”, da Artplan
A Niely deu uma nova cara ao famoso calçadão da praia de Copacabana no
Rio de Janeiro. Para chamar a atenção para o seu produto creme alisante
Niely Gold, a marca “alisou” as tradicionais ondas do piso com um
adesivo.
Nivea
“Viva o verão de perto”, da AgênciaClick
A
mistura de sol, miçangas e Nivea Sun resultou em um outdoor colorido
desenvolvido pelo artista plástico Simon e instalado no Rio de Janeiro,
que muda de cor de acordo com os raios solares. Ele usou mais de um
milhão de miçangas brancas que aliadas à ação do Nivea Sun, ficam
coloridas. O resultado só é possível pelo fato de que o produto protege
contra os raios UV. O trabalho ficou exposto até o dia 11 de março na
Avenida Presidente Vargas. Durante a noite, a peça ficava totalmente
branca (leia mais aqui).
Sprite
“Sprite Shower”, da Ogilvy
A máquina
gigante de soda que oferece banhos refrescantes foi premiada no Festival
de Cannes com três Leões (Ouro e Bronze em Promo & Activation, e
Prata em Outdoor). Ela foi instalada originalmente em Geribá, praia de
Búzios, no Rio de Janeiro, onde ofereceu mais de 1,5 mil banhos, segundo
os envolvidos. Depois do sucesso internacional, está sendo exportado
pela Coca-Cola para Tel Aviv (Israel), Grécia e Suécia.
Skol
“Redondinho”, da F/Nazca S&S
Em
parceria com a chocolateria Folie, a Skol lançou pela primeira vez um
ovo de Páscoa feito com cerveja. O ovo, apelidado de Redondinho, é feito
com chocolate trufado com cerveja. O presente de Páscoa – com leve
gostinho de cerveja – vinha em um kit que contém seis ovos dentro de um
mini-engradado, ao custo de R$ 70 (leia mais aqui).
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