Plataforma inclui, a cada três meses, um
item do cardápio da rede com valor promocional, além de sanduíches
desenvolvidos em edição limitada, como o atual Triplo Cheese Burguer
Há três anos, o McDonald’s atua no Brasil com a plataforma “Pequenos
Preços” que oferece, a cada três meses, diferentes produtos do cardápio a
valores promocionais, além de sanduíches desenvolvidos em edição
limitada, como o recente Triplo Cheese Burguer. A estratégia tem como
foco principal atrair os consumidores da Classe C, que até então não
possuíam renda compatível com os preços praticados pela rede, e ganhar uma fatia de mercado dominada principalmente pelas redes de menor porte.
A escolha pela inclusão dos clássicos na plataforma faz parte da
estratégia do McDonald’s de oferecer aos novos consumidores uma
experiência de consumo da marca, fazendo com que se tornem clientes
fiéis no futuro. Um dos maiores sucessos no período foi a ação realizada
entre os meses de abril e junho de 2011, com a inclusão do Big Mac nas
promoções, um dos grandes ícones da marca.
A Classe C vem sendo estudada pelo McDonald’s há pelo menos 10 anos e o restaurante, que tinha um portfólio de preço basicament
e voltado para as classes AB vem se adaptando também para esse nicho de
mercado. “Quando pego um artigo como o Quarteirão ou o McChicken e
promociono, faço com que esse consumidor tenha contato com o DNA da
empresa, p
orque eles carregam uma imagem de marca, de sabor”, explica Roberto
Gnypek, Diretor de Planejamento de Marketing da Arcos Dourados, empresa
que administra a marca McDonald’s na América Latina, em entrevista ao
Mundo do Marketing.
Portfólio democrático
Hoje, a rede trabalha no Brasil com um portfólio que inclui a linha
clássica, a promocional e uma premium, voltada para as classes AB. A
estratégia é ampliar o que é oferecido como uma forma de atender os
diferentes tipos de públicos de forma semelhante, ganhando um maior
espaço no mercado de fast food. “Antes éramos muito classe AB e hoje
temos uma grande fatia de Classe C, mas olhamos para ambos, mantemos uma
estratégia muito forte para as duas classes. O resultado disso vem
sendo positivo e estamos em um momento de crescimento importante. Esta
estratégia que adotamos tem se mostrado eficiente e vem aumentando a
nossa base de consumidores”, completa o executivo.
Além da chamada Nova Classe Média, a plataforma diferenciada busca
também o público jovem, com menor poder de compra, e as famílias, já
que, dependendo do número de membros, o valor do lanche pode pesar no
bolso. Para isso, O McDonald’s oferece a possibilidade de personalização
das McOfertas, que podem ser complementadas com itens disponíveis nas
promoções. Apesar de não abrir números, a rede divulga que a plataforma é
responsável por uma fatia considerável das vendas nos restaurantes do país.
As promoções vêm resultando em um aumento na demanda de clientes nos
pontos de venda e, consequentemente, exigindo da marca um maior
investimento em recursos humanos e treinamento. Para garantir aos
consumidores um bom atendimento, o McDonald’s implantou uma política
diferenciada no Drive Thru: caso o cliente não seja atendido em 30
segundos, recebe um Big Mac gratuitamente. “Queremos mostrar que nossos
restaurantes estão cheios, mas o tempo de atendimento não piorou, a qualidade
não mudou. A relevância para nossos consumidores é a mesma, e agora as
outras classes também estão podendo usufruir disso”, conta Gnypek.
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