Pela primeira vez na história da publicidade mundial, uma rede
global de agências terá seu epicentro criativo no Brasil. Também é
inédito o fato de um brasileiro estar à frente de um conglomerado desse
porte. Este escolhido é Alexandre Gama, que passa a atuar como Chief
Creative Officer da BBH no mundo.
A rede britânica passará por reestruturação a partir de agora, pois foi
adquirida pelos franceses do Publicis Groupe. A Neogama/BBH, oitava
maior agência do Brasil, entrou na compra, o que elevou o papel de Gama
dento da BBH mas o manteve no comando da empresa brasileira, ao lado dos
sócios Geraldo Rocha Azevedo e Roberto Mesquita.
Alexandre Gama fundou a Neogama em 1999, depois de ter passado por
algumas das principais agências do país e ter ocupado posto de CEO da
Young & Rubican no país, e posicionou a Neogama entre as 10 maiores
agências do mercado brasileiro em pouco mais de 10 anos. A Neogama/BBH
tem como clientes alguns dos maiores anunciantes do país, entre eles o
Banco Bradesco, a montadora Renault, a operadora de telefonia TIM e o
sabão em pó OMO, uma das principais marcas da gigante Unilever e um dos
maiores anunciantes do mercado brasileiro.
Como principal criativo do grupo BBH, Gama irá substituir o inglês John
Hegarty, Chief Creative Officer e um dos fundadores da rede. Hegarthy
foi o reposável pela construção de marcas como Audi, Google e Johnnie
Walker (Giageo), OMO, todos clientes atuais da BBH e de ícones do consumo como os jeans da Levi's.
O brasileiro irá liderar as unidades da BBH em Londres, Nova Iorque,
Los Angeles, Singapura, Shanghai e Mumbai. A rede conta com 1.000
funcionários. A Neogama tem um time de 270 profissionais e é
controladora também da Ínsula, agência especializada em marketing
promocional, ativação de marca e comunicação em plataformas digitais, também incorporada na aquisição feita pelo Publicis.
Na operação de compra da Neogama/BBH, o Públicis adquiriu 34% das ações
que a BBH detinha na agência brasileira e 66% das ações de Alexandre
Gama e dos outros sócios brasileiros. Na BBH, a Publicis comprou 51% das
ações da companhia (já detinha 49%) , ficando com 100% da agência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário