terça-feira, 26 de junho de 2012

Novo wi-fi pode transmitir até 7 Blu-rays por segundo


Um grupo de cientistas americanos e israelenses desenvolveu um novo esquema de transmissão de dados sem uso de fio com capacidade de  revolucionar esse segmento. Pode-se trocar dados a uma velocidade de 2,5 terabits por segundo.


O pessoal do Gizmodo, que informou sobre a novidade, explicou que isso equivale a algo mais de 8 mil vezes mais rápido que o melhor plano oferecido pela Verizon nos Estados Unidos. "Ou, num comparativo com o mundo real, é o mesmo que transmitir sete filmes inteiros em Blu-ray por segundo", conta Jamie Condliffe, do site de tecnologia. "Em resumo, é rápido pra caramba."

Os pesquisadores, que representam a Universidade do Sul da California, o Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e a Universidade de Tel Aviv, converteram (ou "retorceram") as ondas eletromagnéticas que carregam dados em feixes de vórtices.

Até agora eles conseguiram fazer essa "retorção" com oito correntes de dados simultaneamente, cada uma operando a 300 Gb por segundo - o que levou aos 2,5 terabits por segundo, mas por uma distância de 1 metro. Espera-se que que esse sinal possa ser transmitido por até 1 quilômetro.

Redação Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário